20131015_084531-1

Lendo as palavras de dois homens inteligentíssimos, tive um insight interessante sobre a relação profunda que existe entre nossos sentimentos e o poder que é gerado em nós a partir deles. Um deles é o Horácio Frazão, palestrante e escritor, e o outro é o Prof. Hermógenes, mestre de Yoga e escritor.

Abaixo está um pequeno texto do Horácio Frazão falando sobre o querer e o decidir. Leia com bastante atenção…

************

Quando você pensa você apenas decide, quando você sente você escolhe. A decisão apenas o leva a atuar na realidade. A escolha o leva a criar a realidade. Há uma diferença ampla nessas duas situações. Apesar de parecerem ser a mesma coisa elas não o são. É possível passar uma vida inteira sem escolher. É por isso que muitas pessoas passam boa parte do tempo se repetindo nas mesmas experiências.

Isto é por que elas não sabem como escolher e ficam apenas no decidir. Você consegue ler um livro que está na sua mesa ou ir até um parque apenas decidindo, por que eles já existem como realidade. Mas você não será capaz de manifestar prosperidade, cura ou um relacionamento pleno apenas por que quer, por que são possibilidades que necessitam ser colapsadas e a decisão( querer) não tem alcance. Você precisa escolher(poder). A escolha acontece na ausência do querer e sim, na presença do poder.

Se há querer há conflito, se não há conflito há poder. Descubra o sentido que te move a viver algo e sinta se há conflito em você em relação aquilo. Você não pode esperar prosperar se o pensamento de prosperar suscitar lembranças sobre dívidas que tem que pagar. Você pode esperar ter um ótimo companheiro ou companheira se tal pensamento, evocar o medo de ficar sozinho(a). Você já estará em conflito. Mas você pode manifestar um ótimo relacionamento se ao pensar em se relacionar você sentir que é uma ótima companhia. Compreende? O mundo quântico é delicado e sutil como a sua consciência, mas reserva um poder infinito.

**********

É grande a diferença entre querer e decidir. O querer fica apenas no nível mental, porém o decidir leva a uma atitude concreta. São as nossas decisões que criam a nossa realidade e o Horácio falou sobre isso de forma incrível nesse texto.

As palavras do Prof. Hermógenes foram essas aqui:

*********

Quem conhece determinada lei tem o poder de usá-la como bem entender. Temos aprendido que “querer é poder”, mas chegou a hora de ficar sabendo que não é o “querer” que atribui “poder”, mas o “saber”. Toda a fantástica e maravilhosa produção de tecnologia atual foi conquistada pela pesquisa científica. Sem o “saber” da ciência não existiria o “poder” da tecnologia.

A tão falada magia, funciona no mesmo modelo da tecnologia atual e conforme as mesmas leis. Enquanto a tecnologia atua no nível material do universo, no mais denso, no mais grosseiro e ao alcance dos cinco sentidos. Tanto a magia como a tecnologia demonstram que “saber é poder”.

**************

Essas palavras do Prof. Hermógenes são simples, mas de grande profundidade. Ele está nos falando sobre o imenso poder que decorre acima de tudo do AUTOCONHECIMENTO. Quando você se conhece, sabe quais são suas reais motivações para tudo nessa vida, quais os desejos, os sonhos, os planos, as metas etc. etc. Ter essa consciência nos auxilia em tudo e também contribui para que cresçamos espiritualmente.

Perceba que o querer gera dúvida, insegurança, medos etc. mas a decisão que provém do autoconhecimento e desse equilíbrio interior nos leva a construir nossa  realidade. Vale ressaltar que as decisões muitas das vezes nos levam a errar, porém, os erros são absolutamente necessários para que nos conheçamos cada vez mais e melhor!

Esse é o verdadeiro e único poder! Você conhecer a si mesmo, você ser autor da sua própria história, ter consciência de cada passo dado na caminhada. Esse é o poder que eu quero ter e estou buscando há muitos anos. Quero lhe instigar a buscá-lo também a partir dessa pequena reflexão.

Para concluir, uma frase incrível de um cara genial e que entendia muito bem essa relação profunda entre o saber e o poder. Uma frase do incrível filósofo Nietzsche:

“Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo”

Friedrich Nietzsche

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles