girl-hands-daisy-white-flowers-summe-2560x1600

Existe uma passagem do evangelho de Jesus que é bem mais profunda do que se costuma abordar. Trata-se desta passagem:

“Não resistais àquele que é iníquo; mas, a quem te esbofetear a face direita, oferece-lhe também a outra.” – Mateus 5, 39.

Eu fico impressionado no quanto existem pessoas que interpretam ao pé da letra as passagens da bíblia!

As pessoas que não desenvolveram a consciência pensam que oferecer a outra face é sinônimo de COVARDIA.

Já pensou? Você acha que um ser perfeito e iluminado como Jesus Cristo iria ensinar você a ser um covarde?

Sabe o que significa a palavra covarde?

“Comportamento que denota ausência de coragem; atitude, gesto que se caracteriza pelo temor, pelo acanhamento, pela falta de ousadia.”

Percebe? CORAGEM significa seguir o coração, ouvir a voz do coração.

Quem é covarde tem medo e falta de ousadia.

O medo e a falta de ousadia são típicos sentimentos e comportamentos EGÓICOS. Somente quem está dominado pelo EGO tem medo e falta de ousadia!

Como sempre costumo dizer por aqui. A única maneira de você não ser covarde e passar a ser corajoso é SE CONHECER. O Autoconhecimento.

Quando Jesus disse nesta passagem para oferecer a outra face, não se trata do rosto que foi esbofeteado. Nada disso! Se trata de retribuir todas as atitudes egóicas das outras pessoas com atitudes de amor, com atitudes de um ser de luz!

É fácil fazer isso? Definitivamente não! Jesus era um iluminado meus amigos. Nós somos meros aprendizes nesta vida e precisaremos ainda levar grandes tombos na vida para aprender a ser um pouquinho mais parecidos com ele!

Existem muitos comportamentos e sentimentos que são egóicos, como ciúme, inveja, pena, agressividade, ódio, vingança, dó, culpa, julgamento, preconceito, inferioridade e por aí vai. Nós transcendemos esses sentimentos através do autoconhecimento e das experiências de vida é claro!

Por exemplo. Se uma pessoa é agressiva com você, você pode oferecer a ela a face da doçura, da ternura, a face do silêncio. Ou pode oferecer também a face de um serviço voluntário a uma comunidade carente e dizer a ela: “Quer vir comigo?”.

Sugestão de leitura: aprendendo a conter a raiva

Se uma pessoa é ciumenta, você pode oferecer a face do amor próprio, você pode ajudar a outra pessoa a ver o quanto ela é bonita, você pode ajudá-la a enxergar as inúmeras virtudes que tem e você está com ela porque ela merece a sua presença. Agora se esta pessoa não consegue se amar o suficiente para enxergar seus valores pessoas, aí não tem jeito não é meus amigos! O melhor mesmo é oferecer a face do distanciamento e sugerir a ela que procure um psicólogo ou um psicanalista.

Se uma pessoa sente e pena, ela tem a sensação de que é superior, que as outras pessoas são “reles mortais”. Quem sente dó e pena de forma aguda são extremamente egocêntricas, egoístas e prepotentes. Sim! Ficou chocado? Elas são pessoas que compram para si sofrimentos e mais sofrimentos. Tinham tudo para ter uma vida mais feliz, mas acabam ficando doentes, porque querem carregar nas costas o mundo delas e o mundo de diversas outras pessoas.

A pessoa que sente dó e pena dos outros precisa urgentemente de um auxílio psicológico para conseguir entender de onde vem esse condicionamento de tentar ser um “herói”. Vamos baixar a bola? Vale a pena tentar ser um herói e acabar ficando doente? Pense sobre isso…

A gente pode retribuir a face do sentimento de dó e da pena com o amor próprio, sabia? O amor próprio leva você a expandir tanto o seu amor que você acaba se tornando uma fonte desse amor e todos passarão a olhar para você de um jeito diferente. Elas vão olhar e pensar: “Nossa! Aquela pessoa tem uma luz tão forte! O que ela fez para ser assim? Eu vou me aproximar dela para aprender um pouquinho mais sobre como ser desse jeito!…”.

Você se olha no espelho todo dia com amor e carinho? Pegue a sua vida com carinho. Quais são os seus sonhos? Mas digo SEUS, único e exclusivamente seus?

Se você está demorando para encontrar uma resposta para essa pergunta tão simples, muito provavelmente é porque você perde tanta energia vivendo a vida das outras pessoas que perdeu a sua própria identidade…

Dá para melhorar isso? Lógico que sim! Basta SOLTAR tantos fardos desnecessários que você insiste em carregar!

Sugestão de leitura: Que o meu cansaço a outros descanse

Pode ser que com a leitura desse texto você comece a entender o que Jesus quis dizer ao proferir essa frase aqui: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”
  – Mateus 11: 29-30

Quem tem verdadeiramente humildade no coração, sabe reconhecer os próprios limites e não se coloca um fardo mais pesado do que o que pode carregar.

São tantas informações não é? Para compreender bem o que estou dizendo aqui você precisa oferecer a outra face. A face da NÃO RESISTÊNCIA, porque a resistência também vem do EGO, nem falei não foi? Pois é! Apenas reflita sobre essas palavras e tente experimentar na sua vida. Não precisa acreditar em nada do que explanei, experimente por uma semana e veja se deu algum resultado, se não der, não tem problema, continue seguindo a sua vida do jeito que já vem vivendo…

Paz e luz!

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles