Com o surgimento de Cronos, o deus Tempo dos gregos, surge também o envelhecimento. A partir desse mito, o episódio reflete sobre o dinamismo que o Tempo impõe a tudo que existe — já que “o novo sempre vem”, e não há nada que se possa fazer quanto a isso — e também reúne diversas perspectivas mitológicas e filosóficas sobre o Tempo.

O episódio visita as concepções de Heráclito, Parmênides e Platão sobre mudança e imutabilidade, o conceito de “eterno” em Campbell, as noções de tempo linear versus tempo cíclico em Mircea Eliade, além das ideias de tempo histórico e de tempo da psicanálise em Michel de Certeau. Obras como “Guia do Mochileiro das Galáxias”, “De Volta para o Futuro” e “O Feitiço do Tempo” também aparecem na conversa, que fala ainda do processo de envelhecimento dos mortais comuns, dos heróis clássicos e das celebridades.

Ouça em outras plataformas:

DEEZER

iTUNES

GOOGLE PODCASTS

***

INSTAGRAM: @assim_caminha

***

Apresentação: Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro

Roteiro: Pati Rabelo

Consultoria: Heráclito Pinheiro

Edição e Produção: Nicolle Pontes

Áudio: André Silvestre

Estratégia Digital: João Victor Dummar

Coordenação de produção: Chico Marinho

About the Author

Pati Rabelo

[Idealizadora do projeto multiplataforma “Assim Caminha a Humanidade” • Roteirista, pesquisadora, produtora e co-host do podcast @assim_caminha] Graduada em Comunicação Social, Pati foi editora de livros por dez anos e atualmente desenvolve projetos audiovisuais. E, entre a edição de um livro e outro, escreveu em veículos como Update Or Die, São Paulo Fashion Week (FFW), O Futuro das Coisas, O Povo online, revista PIX e Digestivo Cultural, entre outros. No ACaH, é responsável por colocar as engrenagens em movimento, fazendo conexões entre as ideias de cada episódio e gerando provocações e insights a respeito dos temas discutidos, como uma “Emília” de Monteiro Lobato. É associada da Joseph Campbell Foundation (www.jcf.org).

View All Articles