“Tenho visto as pessoas se tornarem frequentemente neuróticas quando se contentam com respostas erradas ou inadequadas para as questões da vida. Elas buscam posição, casamento, reputação, sucesso externo ou dinheiro e continuam infelizes e neuróticas mesmo depois de terem alcançado aquilo que tinham buscado. Essas pessoas se encontram em geral confinadas a horizontes espirituais muito limitados. Sua vida não tem conteúdo ou significado suficientes. Se tiverem condições para ampliar e desenvolver personalidades mais abrangentes, sua neurose costuma desaparecer” — Carl Gustav Jung, fundador da Psicologia Analítica.

Com um trabalho que influenciou campos tão diversos como a Psiquiatria, Antropologia, Arqueologia, Literatura, Filosofia e Religião, Jung foi inúmeras vezes, equivocadamente, tachado de “místico” ou “esotérico”. Nada mais injusto, já que, ao abordar conceitos como alma, arquétipo e inconsciente, ele se baseou na experiência e na observação dos fenômenos. Este episódio se propõe a lançar luz sobre alguns conceitos fundamentais da obra de Jung que são recorrentes aqui no “Assim Caminha a Humanidade”. E, como os conceitos são muitos, nós dividimos o assunto em duas partes. Divirta-se!

Ouça em outras plataformas:

DEEZER

iTUNES

GOOGLE PODCASTS

***

INSTAGRAM: @assim_caminha

***

Apresentação: Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro

Roteiro: Pati Rabelo

Consultoria: Heráclito Pinheiro

Produção: Nicolle Pontes

Edição: Bruno Melgácio

Áudio: André Silvestre

Coordenação de produção: Chico Marinho

Estratégia Digital: João Victor Dummar

About the Author

Pati Rabelo

[Idealizadora do projeto multiplataforma “Assim Caminha a Humanidade” • Roteirista, pesquisadora, produtora e co-host do podcast @assim_caminha] Graduada em Comunicação Social, Pati foi editora de livros por dez anos e atualmente desenvolve projetos audiovisuais. E, entre a edição de um livro e outro, escreveu em veículos como Update Or Die, São Paulo Fashion Week (FFW), O Futuro das Coisas, O Povo online, revista PIX e Digestivo Cultural, entre outros. No ACaH, é responsável por colocar as engrenagens em movimento, fazendo conexões entre as ideias de cada episódio e gerando provocações e insights a respeito dos temas discutidos, como uma “Emília” de Monteiro Lobato. É associada da Joseph Campbell Foundation (www.jcf.org).

View All Articles