Blog do Vozão

O carma da lateral

1109 14

Romano é o único lateral esquerdo de oficio no elenco (Foto: Cearasc.com/Divulgação)

Caros Alvinegros, definitivamente nos últimos anos não temos tido sorte no tocante a laterais na equipe, entra ano e sai ano e esse carma persiste no Vozão, hora na lateral direita, hora na lateral esquerda, por conta disso temos que conviver e ter que aturar as improvisações. Ano passado, por exemplo, tivemos sete laterais no elenco, quatro na direita e três na esquerda, mesmo assim terminamos a temporada atuando com jogadores improvisados, tanto na direita (Heleno), como na esquerda (Eusébio).

Nem bem começamos o ano de 2012 e já temos que conviver novamente com esse carma, apesar de termos no elenco quatro laterais de oficio, mesmo assim seguimos improvisando jogador na posição, no caso Paulo Sérgio, que apesar de ser lateral direito, vem jogando pelo lado esquerdo.

Para tentar acabar com esse carma, a diretoria já anunciou que busca a contratação de mais um lateral esquerdo e comenta-se que Marcio Careca, que disputou a Série A do ano passado pelo Vasco, já estaria contrato, devendo ser anunciado oficialmente pelo clube por toda a semana que vem.

Aliás, a contratação de Marcio Careca (sonho antigo de Evandro Leitão) já foi tentada em outras oportunidades, mas o Vozão não obteve êxito. O fato é que se não conseguir contratar um jogador de qualidade indiscutível, nosso carma tenderá a permanecer por mais um ano.

Confira os laterais que atuaram pelo Vozão de 2009 até 2012:

2009

Lateral direito: Boiadeiro; Arlindo Maracanã, Celso e Andrezinho;

Lateral esquerdo: Fábio Vidal, Thyago Fernandes e Jorge Henrique (apesar de ser meia de origem, atuou várias partidas na posição);

2010

Lateral direito: Boiadeiro, Edson; Arlindo Maracanã, Diogo, Oziel, Marcos Pimentel e Andrezinho;

Lateral esquerdo: Thyago Fernandes, Augusto, Gabriel, Felipe Kauê, Ernandes e Vicente;

2011

Lateral direito: Boiadeiro, Murilo, Diego Macedo e Patrick;

Lateral esquerdo: Ernandes, Vicente e Egidio;

2012

Lateral direito: Paulo Sérgio, Apodi e Reginaldo;

Lateral esquerdo: Romano;

Saudações Alvinegras!

14 Comentários

  • Bosco disse:

    Fábio Vidal, com 34 anos, chegou aqui fora de forma, jogando mau e logo em seguida ficou bichado. Por duas vezes ele quis encerrar a carreira por causa da demora na recuperação, mas recebia sempre o apoio e a confiança da comissão técnica e do departamento médico que lhe pedia paciência e confiança no tratamento.

    Curou-se, e apesar da idade, a sua qualidade técnica o fêz o melhor lateral esquerdo dos últimos anos. Jogador de muita qualidade. Marcava muito bem e atacava muito. Tabelava com os homens de frente com muita qualidade no passe criando condições para os atacantes marcarem os gols.

    Marcos Careca, se vier, vai fazer 31 anos, bem mais jovem do que o Fábio Vidal e bem mais técnico, quando atingir o apogeu da sua forma física e técnica, ele está em atividade, pode sim ser de grande ajuda para o nosso acesso a elite.

    Marcos Careca e Rogerinho estiveram sempre na mira do Evandro que é um fã do futebol deles dois. Aliás, o Misael, ótimo jogador no acesso e na série A em 2010, foi descoberto pelo Evandro.

    Não entendo porque ele caiu tanto de produção! Mas arrisco dizer que um jogador ficar um ano sem jogar, sem se quer ir no banco tira do jogador todo o rítimo de jogo e a motivação.

    É duro para um profissional ficar fora por muito tempo, acho que se ele estivesse disputando o estadual por outro clube daqui, o Horizonte por exemplo, quem sabe recuperasse logo o rítimo de jogo. Ninguem desaprende. O Ceará poderia emprestar o Misael agora ao Horizonte somente para a Copa do Br.

  • Bosco disse:

    Essa recuperação lenta do Felipe Sodinha lembra-me muito a recuperação do Fábio Vidal.
    O Felipe, como o Fábio Vidal, já pensou em parar de jogar futebol, mas foi aconselhado pelos especialistas da comissão técnica e do DM a continuar o tratamento e a sua recuperação física lentamente para evitar lesões musculares.

    Espero que o Felipe Sodinha quando se recuperar possa brlilhar intensamente como brilhou o Fábio Vidal. Felipe Sodinha tem a vantagem de ser bem jovem ainda, quando se recuperar totalmente poderá ser útil ao mais querido quem sabe!

    Eu costumo ter esperança de que a vida das pessoas que trabalham com afinco tendem sempre a melhorar, e que os objetivos dos que lutam são atingidos com muita frequencia. Se não houvesse esperança o próprio departamento médico do mais querido já tinha dado o diagnóstico.

  • Ramon disse:

    Concordo com o editor. É o nosso antigo carma a carência dos laterias. Até mesmo antes desta diretoria. Lembro que morava em BSB e fui assistir à semifinal entre o vozão e o Flu pela Copa do Brasil de 2005, em Fortaleza. Na ocasião, tínhamos um lateral horrível chamado Vitor Boleta. De lá para cá, a coisa não mudou muito. Contudo, vendo esse Paulo Sergio e este Romano, sinto saudades do Ernandez, do Boiadeiro e do Vicente. A propóisot, cadê o Fábio Vidal? Não jopga mais? O Ceará deveria sondá-lo, se ainda estiver em atividade e jogando bem.

  • ICumWhenIKilllion disse:

    Fábio Vidal: Muito bom
    Ernandes: Bonzinho
    Vicente: Bom

    O resto foi apenas apostas, a maioria indicada pelo PC e que não deram certo.

  • FJP disse:

    Caro Bosco,
    A propósito do Fábio Vidal, tem uma passagem interessante lá da arquibancada.
    O cara corria a partida toda, fazia cruzamentos na medida, marcava e apoiava. Lá pelos 40min do segundo tempo alguem lhe lançou uma bola e ele não alcançou. Tinha um torcedor perto de mim que disse: “este aí é um morto… não aguenta um pique! ”
    Essa nosso torcida é Ótima!
    1 abraço a todos,

  • Domingos-Massapê-CE disse:

    Só pode ser um carma mesmo e também um pouco de falta de sorte. Por exemplo, o EGIDIO, é um craque e não sei porque no ceará não acertou. Antes de vir para o o ceará, o egidio era titular do fla, foi titular do vitoria, titular no atletico GO e no vozao não acertou. Já o Fraco Romano, que quando foi anunciado eu mesmo postei aqui neste blog que ele é fraco, deve ser dispensado. Weiber, n hoje na coluna do alan neto diz que o Marcio Careca será apresentado na segunda feira. E aí é verdade mesdmo? Como tá dificil o ceará contratar um lateral esquerdo. A propósito, ontem foi dito que tem no mercado melhor e mais barato. Aí, foi citado o nome do Jovem Reginaldo. E porque o Lula não o colocou ainda e preferiu improvisar? SA

    Domingos, Marcio Careca deverá mesmo se apresentar na próxima semana, quanto ao Reginaldo, ele é lateral direito.
    SA!

  • Carlos Nogueira disse:

    O Vidal, com cruzamentos precisos, foi decisivo para a subida do Vozão. Não sei como ele está fisicamente hoje. Agora eu nunca entendi a saída do Ernandes!

  • WALBER FILGUEIRAS disse:

    Essa história de carma não é so nas laterais, em outras posições se pesquizarmos logo encontraremos. Será que o carma no ataque há muito não vem existindo? Washington, M Nicacio, Jr.Pipoca, Roger, Misael, Osvaldo, Kemps, Felipe Azevedo, Aderson e outros que nem me lembro. E no meio do campo, que até hoje não temos um jogador pensante na posição? O carma maior não estará no Diretor de esporte, que parece nunca ter chutado uma bola,e portanto, não sabe contratar? Aliás, estou falando em D.de esporte e nem sei se realmente existe. Quanto aos jogadores citados na matéria, muitos deles marcaram época no Ceará. Só que em nosso Estado, mais precisamente em Fortaleza, encanta-se e desencanta-se jogador do dia para noite, e, a varinha de condão para tal proeza, está sempre nas mãos da imprensa falada e escrita. Um jogador qualquer e temos muitos exemplos, faz um gol de placa, fato comum até em rachas, digo isso porque ja joguei muito, logo é enaltecido, vai as emissora dar entrevistas, arranja-se de imediato um apelido, tal qual, o garoto do parque, o xodó da galera, o reizinho sei lá das quantas e por ai vai…Da mesma forma pegam no pé de um jogador, que por infelicidade não faz uma boa partida ou é responsável por um mal resultado e ver o mundo desabar sobre sua cabeça e que precisa ter muita personalidade e na maioria não as têm, em virtude de sua pouca formação e humildade, e se vê detonado por uma simples caneta ou microfone. Jogadores citados e outros, defenestrado por muitos aqui, digo em nosso futebol, estiveram ano passado e estão em outros clubes jogando bem, cito o caso do Kemps no América-Mg., Jr.Pipoca com jogos bons pelo Bahia, Iarley, até hoje no Goias, Enrico, Sacoman e Roger na Ponte, Murilo no Bragantino, sem querer contar com o Careca e Geraldo no maior rival. Concluo, achando que o carma não está tão somente em posições ocupadas em campo por jogadores, mas precisamente em posições ou atitudes adotadas pelos que pensam entender mais no nosso miserável futebol.

  • BOCA disse:

    Gostava do Vicente. GFábio Vidal apenas mediano. Tinha um bom cruzamento, mas seu preparo físico era bemfraco, sempre deixando burcos nas letrais. Ernandes é outro apenas regular. Na direita Apodi foi o melhor dos últimos anos. Boaideiro teve uma boa fase em 2009. E Arlindo quando ainda tinha pique. O resto é a prova de como nossa Direotira contrata mal. De 23 laterias, talvez se aproveite uns 5 índice de pouco mais de 20%. Se for pegar nas demias podições a média é essa, de cada dez jogadores não se aproveita três. Esse ano já contratamos Paulo Sérgio, Apodi, Romano, Bruno, Thiego, Reina, Rogerinho, Sodinha, Mota e Ederson. Só destacaria Apodi, Rogerinho e Mota. A propósito, para o jogo de domingo, não poderemos contra na esquerda com Paulo Sérgio, Romano e Eusébio. E no meio com Everton e João Marcos. São cinco desfalques. Diante dessas ausências iria com o seguinte time: FH, Apodi, Erivelton, Daniel Marques e Reina; Heleno, Bruno, Juca e Rogerinho; Felipe Azevedo e Mota. Agora o Lula deve preferir os intragáveis Geovane e Lenadro Chaves, em detrimento de Reina e Juca. Cravo vitória do Vozão por 2×1.

  • Bosco disse:

    Citei o Fábio Vidal para a gente ter esperança de que o Felipe Sodinha logo possa se recuperar e quem sabe nos ser útil como o Fábio Vidal foi.

  • FJP disse:

    Caro Carlos,
    É preciso ter muita calma ao contratar um técnico, acatar suas sugestões de nomes para contratar e para dispensar por deste técnico.
    Citando um caso extremo do (doido varrido) Mário Sérgio, este Sr colocou meio time na geladeira dizendo que não interessavam a ele. O resumo da ópera é que ele foi dispensado e vários jogadores voltaram a compor o elenco.
    Pergunta hoje ao Lula se o Ernandes não interessa ao Ceará? Com certeza a resposta vai ser sim.
    1 abraço alvinegro,

  • Carlos Alberto Teixeira disse:

    E por que não apostar no Carlinhos, do Icasa? Esse cara ta jogando um belo campeonato.

    Márcio Careca não vejo como solução, apesar de ser bem melhor que o Romano.

  • abimael disse:

    Restava provado que as improvisações de Heleno e Paulo Sergio não dariam certo. A torcida protestava, mas Lula, teimosamente insistia neste erro. É por isso que a torcida não gosta dele (Lula). Heleno, por ser muito lento e não sobe uma gilete do chão. O Paulo Sergio é horrível, não serve nem para a reserva. Já comentei várias vezes que o Eusébio, que já conhece a posição, é muito melhor que esse medíocre Paulo Sergio. Se Lula continuar com improvisações e com teimosia, dificilmente ficará no comado do Alvinegro.

  • milton disse:

    IMPROVISAÇÃO A CULPA É DA DIRETORIA O DIMAS JÁ USAVA
    DA IMPROVISAÇÃO,

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *