Blog do Vozão

Juventude x Experiência

1352 20

Everton e Juca brigam por vaga na equipe titular

Amigos Alvinegros, neste inicio de temporada, pelo menos até o momento, três jovens valores tem despontado no Vozão como grandes promessas, o zagueiro Potiguar, o volante Everton e o atacante Romário, todos vindos das categorias de base do clube, dois deles (Potiguar e Everton) são titulares no momento, enquanto Romário, que já chegou a ter esse mesmo privilégio, agora tem estado entre os suplentes, mas sempre entrando no decorrer das partidas e mostrado que se bobearem ele pode recuperar a vaga novamente.

Pois bem, a questão é: Nas ultimas partidas, Everton tem sido sempre sacado para a entrada de Juca, deixando transparecer que PC Gusmão ainda não definiu qual dos dois será o titular na temporada. Outro que ainda não ganhou totalmente a confiança de uma boa parte da torcida é Potiguar, apesar de ter dado conta do recado até aqui, ainda lhe falta um teste de fogo. Percebo torcedores questionando que preferem o Daniel Marques na posição por ser mais experiente e até acho que o Daniel Marques logo que recupere sua melhor forma física e técnica deverá retornar a equipe titular.

Faço parte dos que defendem que uma equipe de futebol tem que ser mesclada com juventude e experiência, mas há os que pensam o contrário, que a experiência é fundamental durante uma partida e principalmente em uma competição. No caso do Vozão, essa mescla tem acontecido, não sei por quanto tempo, mas pelo menos até agora os garotos têm dado conta do recado e é exatamente jogando que eles irão adquirir experiência. Vale lembrar que os três tiveram seus contratos renovados com o Vozão por um longo período.

Essa briga está boa e é sadia, de um lado, defendendo a juventude temos Potiguar, Everton e Romário, do outro, os experientes Daniel Marques, Juca e Felipe Azevedo. No momento o placar é de 2×1 para a juventude, mas essa briga promete esquentar mais ainda e com isso quem sairá ganhando será o Vozão, pois tenho certeza que PC Gusmão saberá tirar o melhor de cada um nesta disputa.

Saudações Alvinegras!

20 Comentários

  • Thiago Matos disse:

    Na minha opinião, a juventude ficaria na suplência.

    Potiguar seria o reserva imediato dos nossos dois melhores zagueiros: D. Marques e Thiego.

    Everton seria o reserva imediato de nossos volantes titulares: Heleno, J. Marcos e Juca.

    Romário seria o reserva imediato(em briga boa com o Lima) no ataque. Podem entrar tanto no lugar do Mota quanto no lugar do F. Azevedo. Porém, caso as negociações com o FA não sejam fechadas logo, sugiro que ele já saia do time titular e que o novo titular já vá pegando entrosamento com o Mota e ritmo de jogo, pensando na série B, que é o que interessa em 2012.

    Por fim, chamo atenção para o excelente trabalho de “garimpagem” desses garotos, feita pela equipe do Mazinho Patrão, descobrindo talentos em diversos locais do país. E pensar que até 2008 sequer tínhamos categorias de base… e olha que nem temos CT ainda…

  • Enio Azevedo - sócio torcedor disse:

    Uma das coisas mais positivas que aconteceu no Ceará este ano foi o surgimento desses bons valores das categorias de base, palmas iniciais para o Dimas! O Santos teria sido campeão da Libertadores se não apostasse nos jovens valores Neymar e Ganso? O zagueiro Dedé, sempre sem ter chances no Vasco por ser muito jovem, ia ser dispensado em 2010, quando surgiu uma oportunidade dada pelo PC Gusmão e hoje está na Seleção. Pelé e Ronaldo iniciaram na Seleção principal ainda menores de idade. Não quero aqui dizer que nossos valores estão no nível dos jogadores que citei, mas ressaltar a importância da aposta nos jovens valores. Considero o Éverton e o Romário jogadores que podem ter um grande futuro. Mas, para isso, eles precisam jogar. O desenvolvimento não virá sem oportunidades constantes. O Potiguar, por estar falhando (ver p.ex. lance contra o Itapipoca em que falhou na marcação e o FH salvou com os pés) e transmitindo insegurança, eu o colocaria no decorrer das partidas em que o placar estivesse garantido. Ele tem velocidade, habilidade e tudo para ser um grande jogador; o PC saberá usar sua inteligência privilegiada para não queimá-lo e maximizar-lhe o desenvolvimento. Peeeense num amor que tenho pelo Vozão! SA!

  • George disse:

    Weiber,

    Segue minha análise individual:

    Potiguar:

    Positivo: é um jogador rápido na marcação, com boa antecipação além de jogar sério, sem tentar fazer algo fora de sua capacidade. Joga simples e isso é importante.

    Negativo: por não ter experiência, está entrando muito focado e na maioria das vezes ele chega muito forte, é preocupante pois pode fazer uma falta dura e ser expulso. Precisa ter mais habilidade e dosar a sua força.

    Éverton:

    Positivo: Bom passe, rápido, habilidoso e tem muita personalidade.

    Negativo: Alterna muito nas partidas com pontos altos e baixo, precisa ser mais regular.

    Romário:

    Positivo: Ótima finalização e passe, além de ter um corpo ideal para ser centroavante, é grande porém não é pesadão, chega a ser rápido se comparado com outros jogadores com seu estilo.

    Negativo: Precisa apenas ser mais focado e melhorar sua movimentação, bem como o drible.

    Obs> Todos os tres são otimos jogadores, acho que a situação do Romário e do Potiguar é mais complicada, pois atuam em posições chaves para o time. Não podem errar, pois isso gera um gol perdido e/ou um gol tomado. No entanto, é preciso mante-los dentro do grupo pois tem valor.

    Saldações Alvinegras

  • Neto disse:

    Weiber, muito bom o seu questionamento em relação a essa mescla juventude e experiência. Mas nã basta ser jovem ou experiente, o fundamental é ter qualidade e esses meninos teem. Vamos dar tempo ao tempo e logo teremos mais jogadores vindos da base mais preparados e consequentemente mais sguros para subir para o profissional.
    Weiber, o Ceará já é repeitado no Brasil todo, o que precisava era que nós nos respeitassemos, e isso já está acontecendo.
    Chega de jogadores “bonzinhos” e treinadores “meia-boca” , nós somos uma das maiores torcidas do Brasil.
    Viva o vôzão !!!
    ” Pode ganhar pode perder sou vozão até morrer.”

  • Enéas Lins de Mesquita disse:

    Boa tarde meus caros torcedores alvinegros.

    Vou deixar esta escolha a cargo do PC GUSMÃO, acredito que pela experiência do PC GUSMÃO ele escolherá os melhores jogadores. O mais importante é que no final a sua escolha seja feliz e o Ceará consiga muitas vitórias.

    Eu, Enéas torço pelo o sucesso dos nossos garotos, mas vamos deixar esta escolha p/ o PC GUSMÃO.

    Neto, meus parabéns pela o (SLOGAN) NOTA 10.

    Enéas Lins de Mesquita.

    Goiânia-Goiás.

    OBS: SÓ TORÇO UM TIME NO BRASIL E NO MUNDO: CEARÁ SPORTING CLUB. O MAIS QUERIDO.

  • Ramon disse:

    Tenho uma opinião um pouquinho diferente dos meus companheiros. Creio que a nossa zaga – com qualquer formação (novo ou experiente) está ainda necessitando melhorar. A verdade é esta. Ainda batemos cabeça até contra esse time (coitado) do Itapipoca. O PC necessita acertar este setor que , hoje, é o mais deficiente. Tenho saudades daquela zaga formada por Fabrício (quando queria jogar) e o Sarcomam (que perdemos inacreditavelmente para a Ponte Preta). Talvez, seja necessário reforçar este setor para a Série B. Não podemos vacilar!!!! Romário está indo muito bem, mas ainda deve ficar um pouco mais na suplência. O mesmo do Everton.

  • Antonio-vozão disse:

    Chega de jogador em final de carreira no Vozão. Vejam o exemplo do Santos sempre revelando atletas. Vamos construir o CT e teremos a fábrica de craques.

  • Meca disse:

    Primeiramente acho que o Romário tem que entrar na vaga do F.Azevedo. Romário e Lima estão perdendendo a chance de evoluir e ganhar ritmo em prol de um jogador que provavelmente não ficará no time. No meio ficaria com Juca e o Everton, sacando o Eusebio. Na zaga o D.Marques por enquanto, mas só porque o Potiguar ao meu ver não está pronto e este setor precisa se reforçar pra Série B.

  • abimael disse:

    Resta provado que as grande equipes de futebol, as equipes campeãs foram formados por jogadores jovens e experientes. Assim como uma equipe não deve ser formada apenas por atletas jovens, também não pode ser formada somente de jogadores experientes. É essa mesclagem da juventude com a experiencia que se formam as equipes campeãs. Foi assim que aconteceu quando o Internacional foi campeão brasileiro sob o comando Falcão com apenas 20 anos; com o Guarani de campinas também campeão brasileiro sob o comando de Careca com apenas 17 anos, do grande Santos de Pelé, com apenas 16 anos; e mais recentemente do Santos, campeão continental sob o comando de dois jovens: Neymar e Ganso. Assim, está mais do que provado que, independente da idade, se experiente ou jovem, o que interessa é a qualidade do jogador, se é um atleta jovem, mas tem qualidade, é um bom jogador, ele tem que ser titular, por quê não? A história do futebol afirma isso e está repleta de atleta que, bem jovens foram titulares de grandes equipes e depois fizeram grande carreira no futebol. Não é pela simples condição de ser jovem que um atleta não pode ser titular de uma equipe de futebol. O argumento estúpido: “é muito jovem, não tem experiencia, a camisa pesa, vão queimá-lo”, utilizados por alguns, não mais combina com a realidade do futebol atual, serve apenas para discriminar os jovens valores e representa a má vontade que determinados cartolas para com essa categoria de jogadores. Assim sendo, o que importa é a qualidade do jogador, se for um bom jogador, tem lugar na equipe, independente de jovem ou experiente. A qualidade do jogador é o que interessa, o resto é o resto, e nada mais.

  • PIO JUNIOR - BIRITEIROS ALVINEGROS disse:

    Meu caro Weiber e amigos alvinegros do Blog do Vozão.

    Qualidade e potencial os garotos mostraram que têm. A personalidade que vai deixá-los cada vez mais firmes e fortes para encarar qualquer adversário só vai ser adquirida com o tempo.

    A força que o PC está dando aos garotos também é muito importante. Nisso ele vai ser fundamental. Temos exemlos de outros jogadores que ele lançou e deu a maior força.

    Nem preciso citar o apoio maciço da torcida. Nosso papel vai ser muito importante. Esses meninos têm tudo para muito em breve serem ídolos da imensa nação alvinegra. Vamos com tudo, pois eles estão mostrando em campo que merecem.

    Seu post foi muito oportuno para que a torcida reflita o quanto será importante dar moral a esses garotos, que são cria da casa e têm sangue alvinegro correndo nas veias. Imaginem quando tivermos um CT.

    Saudações Alvinegras!
    http://www.biriteirosalvinegros.com

  • BOCA disse:

    Não analiso pelo prisma de juventude ou expiriência, na minha opinião o que deve ser levado em consideração é a qualidade desses jogadores. Na minha opinião Everton é melhor que Juca, porém ainda oscila muito. Agora pensando como o PC nenhum dos dois serão titulares, pois quem assumirá essa vaga será o João Marcos. Se eu fosse o treinador e tivesse que jogar com três volantes, eu escolheria os mais técnicos, e que não perdessem o poder de marcação do time. E na minha visão esse trio seria formado por Everton, João Marcos e Eusébio, sacando Juca e Heleno. Na zaga Potiguar evoluiu, mas também não mereceria a minha vaga de titular, iria de Erivelton, dentre os que temos. E no ataque Romário é uma boa opção, mas ainda não reúne condições de ser o titular. E por fim sobre as dispensas foram confirmadas as duas primeiras rescisões, no caso Sodinha e Romano, o que considero um acerto suas saídas, mas a prova de que como continuamos contratando mal, pois tais jogadores já vieram esse ano.

  • FJP disse:

    Caros,
    Só queria saber qual é a pressa da liberação do Sodinha. Enquanto isso tem outros tantos só no chinelinho há mais de ano…
    Se o cara é diferenciado e está se esforçando qual a pressa? A simples presença dele treinando entre os reservas jé é um ganho.
    Por que o Ceará não o empresta?
    1 abraço a todos,

  • E.Neto disse:

    Caro amigo Weiber, estamos vendo a diretoria já se reforçando para a Série B, contudo no quesito dispensas estou discordando de duas: Sodinha e Bruno, principalmente o segundo veio por empréstimo e se mostrou um bom 1º volante,me preocupa o fato do PC estar querendo mandá-lo embora pra forçar a vinda do Michel. Agora aprovo as dispensas de Romano,Paulo Sérgio (o Glorioso deve contratar outro lateral pra fazer sombra ao Apodi pois nos jogos decisivos ele tem a estigma de desaparecer), Leandro Chaves, Ederson, Luizinho. Ah, e traria de volta dos empréstimos alguns atletas dentre eles o Preto pois com certeza algum clube da Série B vai pedi-lo por empréstimo eu acho que não deveríamos reforçar nossos adversários já que temos como exemplo no que deu o Anderson. Desejaria se possível desde já sua opinião ou um post sobre um assunto tão importante para as nossas pretensões. Saudações Alvinegras aos nobres companheiros e irmãos desse espaço.

    Caro Elpidio, a diretoria já disse que fará de 5 a 7 contratações oque nos garante que dispensas aconteceram, dois já arrumaram as malas (Sodinha e Romano) e outros mais seguirão o mesmo caminho. Com o final do Paulistão, o mercado da bola abrirá e pode ficar tranquilo que o Vozão não dormirá no ponto.
    SA!

  • BOCA disse:

    Caro FPJ qual o ganho de tê-lo treinando entre os reservas. Achei certa sua sipensa e um erro sua contratação. Assim como Romano. Concordo que existem outros no chinelinho há mais e um ano, caso exmplar de Luizinho. E fora ele ainda temos jogadores também recentemente contratatdos e que pouco acrescentam casos de Lenadro Chaves, Bruno, Geovane, Ederson, e se formos mais rigorosos até Paulo Sérgio, Daniel Marques, Juca e . É muito melhor dispensá-los e contratarmos jogadores com mais qualidade. Agora não adinata nada dispensar estes, e continuar nessa política de contratar só jogadores sem qualquer critério e respaldo. É claro que vez ou outra acerta uma em dez, mas errar em nove, acho um custo benefício maléfico ao clube. É melhor contratar 5 que prestem do que 15 baratos e tentando uma sorte. E pelas especulações apresentadas (Ricardo Conceição e Carlos Magno) continuaremos nessaciranda de aproveitar 3 jogadores de cada dez que são contratados.

  • Ronaldo Lemos disse:

    Weiber, permita-me o espaço e a opinião, mas acho que o CEARÁ já tem que pensar em um substituto para o Felipe Azevedo, pois mesmo com o profissionalismo que ele sempre mostrou, acho muito difícil ele continuar no Ceará. Mas, no futebol tudo pode acontecer.
    Acho que a dupla de ataque, Mota e Romário, também pode dar certo.
    E você, o que acha?

    Caro Ronaldo, a diretoria fará uma proposta ao Felipe, mas acho que é mais pra dizer que não fez, e outra, a renovação do contrato não depende só dele, o Paulista, dono dos direitos econômicos, não vai querer perder a chance de ganhar uma boa grana, já o jogador a partir de 2013 será domo de seu próprio passe. Tenho nem duvidas de que a diretoria já tem o plano B para colocar em ação.
    SA!

  • Magnata disse:

    Sobre o Sodinha, lamento saber que ele vai sair, segundo um jornal da capital, por, apesar de ter atingido o peso ideal, não ter chegado a níveis satisfatórios de “força e explosão muscular”. Será que com essa preparação física atual ele não entraria em forma mesmo? Com os dois anteriores, eu até acredito que em dois ou três anos ele ainda não atingiria a melhor condição… Tenho amigos que frequentam os treinos e falam maravilhas do futebol do cara… Jogou 15 minutos e vai embora? É uma pena. Queria que isso fosse revisto, mas quem sou eu… Deixa o Leandro Chaves charlando por aqui mesmo…

  • samuel disse:

    weiber, acabo de assistir o trem bala na tv e o sergio pontes falou que os dois jogadores que o ceara contratou nao sao o carlos magno nem o ricardo conceicao e falou tambem que e um ex jogador do maior rival. Quem será?

  • milton disse:

    E uma pena a dispensar do Sódinha e ao mesmo tempo precipitada
    pois o mesmo gerava um baixo custo pela sua qualidade e tinha
    tudo para ser de grande valia para o nosso vozão , enquanto isso
    temos a bastante tempo um bando de come e dorme EX. LUIZINHO.

  • FJP disse:

    Caro,
    Repito o que disse antes, se ele estiver progredindo e se esforçando eu, se pudesse influir na decisão, não o dispensaria. Mesmo que o fizesse, ele seria o último.
    E explico. Comecei torcendo Ceará assistindo o Zé Eduardo desconcertando qualquer defesa e marcação com seus passes que punham atacantes na cara do gol. Ví um tal de Jorge Luiz Cocota dar um drible no Jacaré (zagueiro do Ferrim, que fazia dupla com o lúcio Sabiá) sobre a linha lateral em que o mesmo saiu correndo atrás do Cocota, sem bola… Assisti seus treinos em que ele chegava no gramado às 15:00h, com o sol ainda ardendo ficava driblando uma meia dúzia de meninos (e a gente mangando na arquibancada)
    Não sei depois apareceu outros do mesmo naipe, mas de lá para cá o Ceará foi meio carente de bons meias habilidosos.
    O Sodinha chegou pesado e bichado. Rapaz novo e interessado e pelo dizem aqueles que assistem seus treinos falam da sua habilidade diferenciada. Depois de três meses de investimento no rapaz vão mandá-lo embora?
    Este jogador nos treinos eleva o nível dos demais que se obrigam a antecipar jogadas de efeito e bons lançamentos. Veja o caso da carniça: iniciou o ano passado treinado contra o Maraguape então recentemente rebaixado, contra o Terra&Mar, ganhando todas e se achando! Se lembra como terminou o ano? Com o dedo o Carlinhos Bom-bom para cima implorando por mais um golzinho…..
    Além disso tem o efeito didático para os meninos que estão começando: o Clube saber recompeçar o esforço e a dedicação.
    Acho que está bom do Ceará parar de procurar jogadores prontos e acabados. Com este mercado hiperinflacionado é difícil achar um que caiba no nosso orçamento…
    1 abraço a todos,

  • Magnata disse:

    FJP disse só tudo.
    Uma coisa que me disseram hoje é que um dos motivos do Sodinha sair é o fato do seu empresário ser o mesmo do Romano. Este, sem segredo algum, há muito é carta fora do baralho no Vozão e já está arrumando suas malas. Mas aí o tal empresário vai levar o Sodinha junto. Quem me disse tá “viajando” ou tá no rumo, Weiber?

    Cara, não sei se o empresário é o mesmo, mas que Sodinha e Romano serão dois a menos na folha de pagamento, isso será.
    SA!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *