Blog do Vozão

98 anos de paixão! Parabéns Ceará!

352 17

98 anos de paixão! Parabéns Ceará! (Imagem: Cearasc.com/Divulgação)

Amigos Alvinegros, hoje nosso glorioso Ceará Sporting Club, o VOZÃO, completa 98 anos de existência, 98 anos de muitas conquistas, vitórias e de poucas derrotas, mas derrotas que fizeram com que nosso amor só aumentasse.

Para comemorar os 98 anos, o clube estará promovendo uma festa onde na oportunidade o novo uniforme será lançado. Confira toda a programação do evento clicando aqui.

Sobre os 98 anos do Vozão, um torcedor ALVINEGRO, chamado Rômulo Carneiro, me mandou um e-mail falando de sua paixão pelo Clube. Achei o e-mail muito bacana e resolvi compartilhar com todos aqui no Blog, aproveitando a oportunidade e abri espaço para mais uma seção do FALA TORCEDOR!

Manda ver aí garoto!

Escrever sobre qualquer coisa não é fácil. Escrever sobre futebol não é fácil. Escrever sobre o aniversário do time que você ama definitivamente não é fácil. O melhor a fazer é contar minha história. E a história da minha família. E a história de vários alvinegros. Afinal, 98 anos de paixão só  se passam de geração em geração.

Meu pai me ensinou a torcer Ceará e nós dois ensinamos nosso irmão. Meu pai sempre conta a história de como escolheu torcer pelo alvinegro. Pais adoram contar histórias para os filhos, as mais malucas e inacreditáveis possíveis. Ele conta que escolheu o Ceará em um dia de clássico-rei no Castelão. Seu pai, torcedor do Ferroviário, levou o filho para o clássico. Logo em um clássico. Nesse jogo a torcida estava empolgada o Ceará jogou muito, bonito, perdeu vários gols e perdeu de goleada. Comum. No final do jogo ele falou: “eu vou torcer é pra esse preto e branco que perdeu”. E assim começou nossa história.

Eu comecei a torcer Ceará em 1992, talvez um pouco antes. Escolhi uma ótima década pra torcer Ceará. Só lembro de alegrias, tanto no PV, quanto no Castelão. O tetra foi inesquecível. Eu era uma espécie de amuleto até 1999. O Ceará simplesmente não perdia quando eu estava no estádio. E meu pai, supersticioso, acreditava mesmo nisso.

A partir de 2000 meu irmão começou a ir ao estádio. E coitado, pegou a época de administrações horrível. Apanhou muito com o Ceará. Mas seguindo a lógica da família, pela que meu pai começou a torcer Ceará, como um fio que une gerações, ele é o mais fanático pelo Clube. A vida dele é o Ceará.

A torcida do Ceará é toda assim. Crescemos, vencemos, perdemos, mas nunca deixamos de apoiar. O Ceará é sua torcida. Hoje, nos 98 anos de Ceará, uma coisa eu posso dizer: eu amo torcer Ceará. Nada importa. Nem resultado, nem administração, nem estádio, nem jogadores. O Ceará é maior que tudo. É uma paixão que atravessa a história, gerações e que por muito tempo vai viver. Já tiramos esse time do fundo do buraco e levamos ao topo. Nunca deixamos ele cair tão fundo, pois o carregamos sempre nas costas.

Nesses 98 anos quero mencionar três pessoas importantes que merecem aplausos. Um representando a diretoria, outro a torcida e outro os jogadores que passaram pelo Ceará. O senhor Evandro Leitão, que não é perfeito, mas que tem feito pelo Ceará algo inimaginável. O senhor Danilo Ferreira, criador do Ceará Unido, projeto que revolucionou o clube e a torcida. E o senhor Sérgio Alves, maior jogador que eu já vi no Alvinegro. Nunca tive o prazer de conhecer e me tornar amigo desses três, mas um tem meu profundo respeito e merecem prêmios nesses 98 anos.

Ser Ceará é bom demais e temos motivos de sobra para comemorar.”

Parabéns CEARÁ!

17 Comentários

  • Bosco disse:

    MITOTONHO, PINTADO, ALUISIO LINHARES, GILDO E SÉRGIO ALVES, PELA ORDEM CRONOLÓGICA DO TEMPO EM QUE JOGARAM NO MAIS QUERIDO:

    Parabéns ao mais querido e parabens ao RÔMULO CARNEIRO pelo belo texto.

    Muito engraçada a coincidência, meu pai começou a torcer pelo mais querido assistindo um jogo em que o goleiro PINTADO fez milagres, pegou tudo nesse jogo, por causa das defesas do pintado ele começou a torcer pelo mais querido. Ele sabe de cor e salteado a formação do mais querido nesse jogo e contava essa história um milhão de vezes para nós quando ainda éramos crianças, até parece que eu, meu irmão e minha irmã já nascemos auvinegros. Êis o time que fez meu pai e em consequencia dele eu e meus irmãos e toda uma geração de netos e bisnetos torcerem Ceará:

    Pintado, Valdemar e Popó, Carlinhos, Zuza e Jurandi, Diefeito, Alfredinho, Pipiu, Cezar e Antonino. O Pintado foi professor de direito na UFCE. O Valdemar é pai de tres grandes amigos meus, dois deles são coroneis da PMPI, o Cezar foi comissário de policia colega de trabalho do meu pai, o Pipiu, goleador é pai do Raimundo Pipiu que jogou no juvenil do Ceará.

    Meu dois maiores ídolos foram Aluísio Linhares (o caravelle), maior goleiro que eu já vi jogar e Gildo Fernandes de Oliveira, o pernambuquinho, esse, todas as vezes que eu digito o nome dele em qualquer texto que escrevo eu me emociono. Vou as lágrimas.

    Só quem viu o Gildo jogar é capaz de entender o amor que toda uma geração inteira sente por ele. Ele era um craque, maior ídolo e um torcedor em campo. Daqueles que chorava com o torcedor quando o time perdia, chorava de alegria com o torcedor quando o time vencia, as vezes ele desmaiava de emoção vibrando com a torcida após um gol decisivo. Só sabe a importância dele para a nossa gloriosa história quem o viu jogar. Certamente ele agregou ao clube milhares de novos torcedores. Um cidadão exemplar fora de campo. Depois vem o grande e inesquecivel Sérgio Alves.

    Mas o maior de todos segundo quem viu todos jogarem foi o MITOTONHO. Foi o maior jogador da história do nosso futebol.

    Saudações mais queridas a todos.

  • Bosco disse:

    Weiber,

    Você (ou o seu chefe não sei) já censurou muitos textos meus sem o menor cabimento, sem nehuma explicação via emeio. espero que não censurem esse meu justo desabafo:

    HOJE PELA MANHÃ FUi EM TODOS OS BLOGS DE ESPORTES DE TODOS OS JORNAIS ON LINE DA CIDADE E NÃO VI UMA SÓ LINHA EM HOMENAGEM AO TIME QUE MAIS TORCIDA TEM E TALVEZ MAIS ASSINANTES DER PARA ESSES DIARIOS E NENHUMA LINHA SOBRE O CEARÁ. AI VOCÊ VEM DIZER QUE EU TENHO MANIA DE PERSIGUIÇÃO.

    Você tem algo a dizer sobre isso? Alguem tem?

    Amigo Bosco, não recordo de ter censurado nenhum texto seu que me foi enviado por e-mail, alguns comentários sim, mas por não ser relacionado ao post. Não posso falar com relação aos outros, mas aqui nós fizemos um simples homenagem aos 98 anos do Vozão.
    Aviso ao amigo que o e-mail weibercastro@hotmail.com é o ativo, desconsidere o weiberDEcastro@hotmail.com
    SA!

  • paulo disse:

    Lastimável ,o aniversário do vozão não ser noticia de primeiro página nos jornais de hoje.

  • clodoaldo disse:

    O primeiro jogo que fui do Ceará, levado pelo meu pai (Que continua louco pelo Vozão que é o único time que torce), foi no tetra,gol do Tiquinho, no finalzinho do jogo contra um fortaleza com um time muito melhor e já comemorando, aí me apaixonei pelo vozão, fiquei sempre com aquela impressão soberba do adversário. Os jogos mais memoráveis que assisti foi Ceará 1 x 0 Flamengo, gol do Anselmo no fijol (Ou sei lá como escreve) goleiro argentino e o flamengo completo com Bebeto, Adílio, Andrade etc, outro Foi Ceará 2 x 0 At-Mg gols de Petróleo por que o atlético vinha invicto no brasileiro ganhando de todo mundo. Parabéns alvinegro famoso de porangabussú pelas alegrias e tristezas que ajudaram a formar o meu carater!

    Para minha alegria e satisfação estive nesses dois jogos.
    SA!

  • Mardonio franklim pacajus. Parabéns Ceará 98 anos !!!!!! disse:

    O clube mais cearense ! O mais antigo ! Tem a maior torcida ! É o penta campeão ! Parabéns Ceará ! Sempre estaremos contigo ! Somos movido pelo amor alvinegro !! Ceará o clube mais famoso e glorioso do norte-nordeste brasileiro! Ceará orgulho do povo Cearense ! Ceará tua glória é lutar ! Parabéns Ceará !!!!!!!!!!!!!!

  • Bosco disse:

    O que mais me revolta amigo PAULO é que os 98 anos do mais querido não foi motivo nem de uma linha nas páginas esportivas e nos blogs esportivos. Procurei hoje as OITO e MEIA da manhã em todos os jornais on line. Nada!

  • E.Neto disse:

    Minha paixão pelo Glorioso Alvinegro surgiu precisamente em 18/101995 essa data nunca sairá da minha memória. Até esse dia eu só torcia Corinthians e gostava do Ceará assim eu ia ao estádio desde 1992 contudo nessa data jogaram Ceará x Corinthians pela Conmebol no Castelão eu estava na bateria da Gaviões foi quando um corinthiano virou pra mim e disse olha aí os passa fome direcionando-se pejorativamente a NOSSA NAÇÃO…eu fiquei puto, saí dali na mesma hora porque eu aprendi a torcer Corinthians por causa do meu falecido pai e a toda a família dele. Pra se ter a noção do que representa ser Corinthiano na minha família meu pai era o filho mais novo de 12 irmãos nasceu em 07/12/1910, meus tios mais velhos foram os fundadores do Corinthians inclusive tem uma ala no Parque São Jorge em homenagem a nossa família, mesmo assim depois desse dia me indignei e passei amar o NOSSO GLORIOSO ALVINEGRO DE PORANGABUSSU a conhecer sua história, hoje na minha família paterna sou o único não ligado a nada no Corinthians. Pra se ter noção da minha paixão minha esposa é torcedora fanática do GLORIOSO ela comemora aniversário hoje (02/06/1975), nossa estória começou no estádio quando nos conhecemos esse foi o maior motivo pra que eu pudesse amá-la…meu filho carrega o Glorioso até no nome. SAMUEL ACLÍNIO CEARÁ….tenho alguns amigos ex-atletas do alvinegro inclusive um deles é como se fosse um irmão pra nossa família JOÃO MARCELO ex- lateral esquerdo do Glorioso…que simplesmente tornou-se um apaixonado por nosso Clube. Tenho muitas estórias emocionantes pra contar sobre nosso Clube contudo não quero parecer ser o mais apaixonado porque pertencer a essa NAÇÃO já me basta e esse é meu maior orgulho. Por isso quero parabenizar não só nossa razão de viver bem como todos os alvinegros espalhados por esse mundão de Deus, especialmente os que postam nesse Blog. PARABÉNS IMORTAL ALVINEGRO DE PORANGABUSSU

  • Francisco Carneiro disse:

    Só posso dizer que estou muito emocionado com esse texto, você sabe o motivo caro Weiber, simplesmente IRRETOCÁVEL!!!!! #CSC98AnosDePaixao – CEARÁ SPORTING CLUB – 98 de muitas glórias!!!!

    Além de emocionado vc tb deve sentir orgulho, pois o pai em questão é vc.
    SA!

  • As felicitações são inúmeras, as alegrias são imensas, as tristezas também não foram poucas, mas em momento algum pensamos em abandoná-lo.

    Parabéns, Vovô!

  • Lucivaldo Júnior disse:

    Caro Weiber,

    Quanta sensibilidade de sua parte em compartilhar conosco este belíssimo depoimento de um verdadeiro ALVINEGRO.
    Conheço essa história muito bem, afinal, em agosto deste ano, completarei 10 anos de convivência e amizade com o pai do autor.
    Deixo aqui minhas saudações pra você, pro Rômulo, pro Felipe e pro Orgulhoso PAI, Carneiro.

    Um forte abraço,

    Lucivaldo Júnior
    Torcedor Oficial Adimplente do Ceará Sporting Club
    #CSC98AnosdePaixao

  • Paulo Vozão disse:

    Caros Alvinegros,
    Nós, admiramos futebol, escolhemos um time para torcer, as explicações e motivos são muitos, temos o prazer de gostar do Ceara, de gritar, de brincar, de gozar, de ser feliz, de ficar alegre, às vezes triste, infeliz nunca, parabens ao nosso time e a nossa nação.
    Ser Ceara é ser um filhão, um paizão, um vozão.
    PARABENS VOZÃO.

  • Mardonio franklim pacajus. Parabéns Ceará 98 anos !!!!!! disse:

    Minha irmã é corintiana fanatica, mas o amor pelo Ceará é maior , em 95 na conmebol os 2 clubes decidindo a vaga nos pênaltis, ela pegou na minha mão e ajoelhados assistimos as penalidades mas não deu. Foi aí q nasceu meu amor pelo Ceará com 8anos de idade ! Nos anos seguintes veio o tetra em 99 , o pai dono de um bar disse: a cachaça agora é de graça o Ceará é tetra campeão vamos comemorar !! Parabéns Ceará !!!!!!

  • Maria Júlia Castro disse:

    Parabéns Vozão! São 98 anos de glorias e paixão!

  • milton disse:

    Pra mim o que mais mim revolta é o desprezo por um velho
    que só deu bons exemplos e que seus netinhos não estão nem
    ai só querem sé da bem as custas de tudo que o bom velhinho
    construiu e pouco estão se lixando para o aniverssario do bom
    velhinho pois só querem se da bem e nada MAIS , 4×1 obrigado
    PC e diretoria fraca pela lembrança dos meus gloriosos 98 ANOS.

  • milton disse:

    Caros alvinegros se a nossa DIRETORIA e um tal de TREINADOR
    não tem respeito pelo um IDOSO vai ter por QUEM tenho certeza
    que só querem se dá BEM mais estão atirando pela culatra mais ainda BEM QUE
    eles são somente passageiros e o nosso vozão vai continuar sempre
    eterno

  • milton disse:

    Será que alguem poderia mim informar quantas taca a MAIS O Sr. PC
    GUSMÃO ainda vai levar por insistir ou teimosia em escalar os mais
    fracos dos fracos EUZEBIO e REGIS e MARCIO CARECA e a nossa
    DIRETORIA se ACHANDO a RAINHA da COCADA SECA que com esse
    elenco o ceara vai e vai mais é para serie C.

  • milton disse:

    SERÁ que alguem sabe quem foi o intelejumento ou mal intenicionado
    que contratou um bando de jogador FULERAGEM que nem para o
    banco de reserva são ESCALADO mais recebem seus salarios
    mensalmente independentes de uma unica colaboração e nosso
    GLORIOSO ALVINEGRO QUE SE ARREBENTE tem coisa ERRADA e
    é MUITA pois neste filme só tem ARTISTA e este tipo de atitudes nos
    98 ANOS do nosso querido VOZÃO é uma grande SACANAGEM.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =