98 anos de paixão! Parabéns Ceará! (Imagem: Cearasc.com/Divulgação)

Amigos Alvinegros, hoje nosso glorioso Ceará Sporting Club, o VOZÃO, completa 98 anos de existência, 98 anos de muitas conquistas, vitórias e de poucas derrotas, mas derrotas que fizeram com que nosso amor só aumentasse.

Para comemorar os 98 anos, o clube estará promovendo uma festa onde na oportunidade o novo uniforme será lançado. Confira toda a programação do evento clicando aqui.

Sobre os 98 anos do Vozão, um torcedor ALVINEGRO, chamado Rômulo Carneiro, me mandou um e-mail falando de sua paixão pelo Clube. Achei o e-mail muito bacana e resolvi compartilhar com todos aqui no Blog, aproveitando a oportunidade e abri espaço para mais uma seção do FALA TORCEDOR!

Manda ver aí garoto!

Escrever sobre qualquer coisa não é fácil. Escrever sobre futebol não é fácil. Escrever sobre o aniversário do time que você ama definitivamente não é fácil. O melhor a fazer é contar minha história. E a história da minha família. E a história de vários alvinegros. Afinal, 98 anos de paixão só  se passam de geração em geração.

Meu pai me ensinou a torcer Ceará e nós dois ensinamos nosso irmão. Meu pai sempre conta a história de como escolheu torcer pelo alvinegro. Pais adoram contar histórias para os filhos, as mais malucas e inacreditáveis possíveis. Ele conta que escolheu o Ceará em um dia de clássico-rei no Castelão. Seu pai, torcedor do Ferroviário, levou o filho para o clássico. Logo em um clássico. Nesse jogo a torcida estava empolgada o Ceará jogou muito, bonito, perdeu vários gols e perdeu de goleada. Comum. No final do jogo ele falou: “eu vou torcer é pra esse preto e branco que perdeu”. E assim começou nossa história.

Eu comecei a torcer Ceará em 1992, talvez um pouco antes. Escolhi uma ótima década pra torcer Ceará. Só lembro de alegrias, tanto no PV, quanto no Castelão. O tetra foi inesquecível. Eu era uma espécie de amuleto até 1999. O Ceará simplesmente não perdia quando eu estava no estádio. E meu pai, supersticioso, acreditava mesmo nisso.

A partir de 2000 meu irmão começou a ir ao estádio. E coitado, pegou a época de administrações horrível. Apanhou muito com o Ceará. Mas seguindo a lógica da família, pela que meu pai começou a torcer Ceará, como um fio que une gerações, ele é o mais fanático pelo Clube. A vida dele é o Ceará.

A torcida do Ceará é toda assim. Crescemos, vencemos, perdemos, mas nunca deixamos de apoiar. O Ceará é sua torcida. Hoje, nos 98 anos de Ceará, uma coisa eu posso dizer: eu amo torcer Ceará. Nada importa. Nem resultado, nem administração, nem estádio, nem jogadores. O Ceará é maior que tudo. É uma paixão que atravessa a história, gerações e que por muito tempo vai viver. Já tiramos esse time do fundo do buraco e levamos ao topo. Nunca deixamos ele cair tão fundo, pois o carregamos sempre nas costas.

Nesses 98 anos quero mencionar três pessoas importantes que merecem aplausos. Um representando a diretoria, outro a torcida e outro os jogadores que passaram pelo Ceará. O senhor Evandro Leitão, que não é perfeito, mas que tem feito pelo Ceará algo inimaginável. O senhor Danilo Ferreira, criador do Ceará Unido, projeto que revolucionou o clube e a torcida. E o senhor Sérgio Alves, maior jogador que eu já vi no Alvinegro. Nunca tive o prazer de conhecer e me tornar amigo desses três, mas um tem meu profundo respeito e merecem prêmios nesses 98 anos.

Ser Ceará é bom demais e temos motivos de sobra para comemorar.”

Parabéns CEARÁ!

About the Author

Weiber Castro

Natural de Itapiúna-CE, torcedor do CEARÁ SPORTING CLUB, único Clube Penta-Campeão Cearense, detentor do maior numero de títulos do estado, Campeão invicto do Copa do Nordeste, e por ai vai.

View All Articles