Blog do Vozão

Faltou sensatez

2021 29

Já imaginaram se o Romário tivesse perdido o penalti? (Foto: Cearasc.com/Divulgação)

Amigos Alvinegros, em entrevista a TV Jangadeiro, o treinador PC Gusmão afirmou que o atacante Romário será multado por ter contrariado a sua ordem e ter batido o pênalti na partida contra o ABC, que por sinal foi convertido.

Pois bem, achei uma atitude exagerada e, para mim, passou a impressão de abuso de autoridade. Não estou aqui pra defender o jogador, até porque o mesmo desobedeceu a uma ordem do seu superior e precisa mesmo ser chamado a atenção, mas acho que uma simples conversa com o jogador e mesmo assim de forma interna, seria a melhor maneira de resolver o caso. Faltou sensatez por parte do treinador.

Não quero crer que essa multa seja no salário do jogador, talvez um pagamento de cestas básicas ou até mesmo aquela velha contribuição para a famosa “caixinha” dos jogadores seja a punição para Romário.

Diante do assunto já noticiado na mídia esportiva cearense, queria saber o que o torcedor do Vozão achou da atitude de PC Gusmão em punir Romário, você concorda ou não?

Saudações Alvinegras!

29 Comentários

  • Bosco disse:

    SOU A FAVOR DA PUNIÇÃO, SE É QUE HOUVE E EXPLICO WEIBER;

    Numa pelada, bate o penalte quem tem o cutuvelo mais forte. – “Sai para lá que é minha”. – Num time profissional que disputa uma competição nacional ou não, bate o penalte o jogador pre determinado pelo treinador. Na impossibilidade desse jogador cobrar a penalidade, baterá o penalte quem o treinador autorizar. Se o treinador disser: – Você não bate” – o profissional tem que desobedecer sob pena de infringir a disciplina e peitar a autoridade do treinador. Ele terá que ser punido sim.

    NO ENTANTO:
    Se a desobediência passou desapercebida do publico, a punição será privada e só os atletas terão conhecimento. Mas se a desobediência for publica a punição será do domínio público. Treinador nenhum quer passar para a imprensa a imagem de que jogadores fazem pouco de suas ordens e determinações.

    Profissionalismo é diferente de se jogar nas categorias de base onde o treinador muita das vezes é um paizão e não corre o risco de ser demitido por fraqueza.

  • Eduardo JR. disse:

    Caro Weiber, acho que o caso requer uma conversa com o Jogador e no máximo o pagamento de Cestas Básicas ou Caixinha como vc sugeriu, Creio que o PC poderia ter evitado a exposição pública da situação e resolver internamente. Acho que perdeu a razão pela forma como agiu! Portanto, mais ponderação e equilíbrio PC, que é um grande treinador, motivador e agregador. Avante VOZÃO!

  • Carneiro disse:

    Pra mim o PC tá certo e tá errado ao mesmo tempo, explico: Certo quando pede multa para o Romário, desobedeceu o comandante do time Errado está quando tornou o fato público e isso eu disse logo após o jogo contra o ABC, achei totalmente desnecessário expor um assunto interno publicamente, assim como achei desnecessário mostrar sua irritação publicamente com o Rogerinho, dizendo ele em público que se o Rogerinho não fizer o que ele quer não joga no seu time, pra mim tá errado também, isso é assunto para ser tratado entre a comissão técnica e o jogador, caso continue a desobedecer suas ordens, tira do time, simples, agora, expor o seu jogador sem a imprensa nem ventilar o assunto, achei totalmente desnecessário!!!

  • Wagner Cavalcante disse:

    Se houve desobediência por parte do atleta, o qual diga-se de passagem, cumpriu a “desobediência” a contento, marcando o gol, ele deveria quando muito, ter sido substituído ou, no jogo seguinte, colocado no banco. Diz um conhecido adágio que “roupa suja se lava em casa” e tornar público esse assunto através da mídia, foi no mínimo uma insensatez. Por falar em erro, quem vai vai punir o Sr. PC Gusmão por ele ter escalado Ederson e Misael na desastrosa estreia no PV diante do América-MG, contrariando toda a torcida ?

  • Giovanni disse:

    Tá certo o PC. Aliás, tá certíssimo.
    Seria um absurdo que um ato desse tipo ficasse sem punição. Se ficasse, virava bagunça na hora…
    Queria ver esses que estão falando em exagero, se o penalti tivesse sido perdido…putz…imagino como é que seriam os comentários…coitado do Romário…
    O problema é que a desobediência deve ser repreendida, independentemente o desfecho da jogada…

    E quanto a publicidade dada pelo PC, acho que tinha que ser assim mesmo. Todas as TVs noticiaram que ele tava louco na beira do campo, gritando pro Mota bater…tratar disso só internamente traria, para o publico, uma sensação de que falta autoridade…e isso ia ser péssimo…qualquer outro problema, torcedor já ia lembrar desse episódio…iam falar em falta de comando, etc, etc, etc

    No mais, é muito melhor saber o que se passa do que acontecer como no ano passado…tudo escondido…jogador pintando e bordando, alguns sendo punidos, outros absolvidos, e a gente sem saber de nada…deu no que deu…

    Se o Romário já tiver um pouco de maturidade (e eu acho que tem!), vai entender e aceitar a punição tranquilamente…ainda vai meter gol no sábado e comemorar abraçando o PC…

  • José Alzemir disse:

    Concordo com o amigo Carneiro.

  • Jonas Lima disse:

    Como já foi comentado anteriormente, ambos erram! O jogador desrespeitou o seu superior e merece ser punido. Profissionalismo precisa existir em qualquer tipo de instituição. Que a comissão técnica possa ter uma conversa com o elenco do time, para que problemas simples como este não venha acontecer novamente. v

  • Meca disse:

    Tem que haver punição sim! Não gostei dessa atitude do Romário. Mas deveria ser amena e interna… até pq é a 1° e é um garoto precisa é de orientação e não uma punição severa.
    Essa sobre o Rog…sei muito bem o intuito.
    Fora isso dá pra ver nessa entrevista do PC que ele ainda tem algum bom senso e fez a mesma analise que fiz sobre toque de bola e excesso de individualidade. Fico feliz que ele tentará melhorar o time nesse aspecto.
    sds,

  • Bosco disse:

    Carneiro, respeito seu ponto vista.

    Mas o PC não tornou o fato público.
    O Romário foi quem tornou o fato público ao pegar a bola sob os protesto do treinador e bater o penalte.
    Todo mundo viu no estádio e na TV os protestos do PC em vão. O Romário nem deu bolas para as ordens do treinador.

    Quanto ao Rogerinho, vi muitas criticas da torcida contra a defesa e contra o meio campo por ser um setor que não marca. Segundo o PC a crítica contra nossos zagueiros é infundada porque o erro na marcação começa no meio campo que não quer marcar. Se o Rogerinho não marca publicamente e publicamente a defesa é injustiçada, é bom que a torcida saiba onde começa essa deficiencia e qual o jogador que precisa se corrigir. Até agora o meio campo tem marcado mau e os dois zagueiros é quem tem pago o pato. Negigênciado na marcação sobrecarregando a defesa.

  • Daniel Viana disse:

    Fico com o treinador, tb explico: Se ele perde o penalti, e o ABC epmatasse o jogo, o romário continuaria no ceará e o pC provavelmente seria demitido. Quem tava na reta naquela ocasião era o do PC e nao o do Romário. Fora isso meus camaradas, ORDENS SÃO ORDENS. Se vc trabalha numa empresa e descumpre premeditadamente a ordem do seu chefe, meus caros, é JUSTA CAUSA por insubordinação. Se o PC perder o comando do grupo tá ferradinho da silva. Tem que punir mesmo. Queria ver esses defensores da desordem se o rapaz perdesse o penalty. tava todo mundo massacrando o jogador, mas como foi gol, alivia aí pro coitadinho. Eiê, tem isso não rapah. Tem que obedecer! Foi dessa forma que deu certo sempre que ele esteve assim, e só funciona assim. Como é que ele poderá cobrar disciplina se ele abrir essa exceção? O PC está corretíssimo em não abrir o precedente, que é muito perigoso.

  • Ionêda Ellery disse:

    Além de ter exposto alguns assuntos de ordem interna como o caso do pênalti batido pelo Romário, q neste caso acho q realmente deve ter uma advertência, o PC comentou um aspecto técnico/tático de um jogador (Rogerinho), q ñ deveria ser comentado ali. A propósito, Pq ele não está usando a camisa do Ceará em entrevista e participações na mídia?
    #SA

  • Edson disse:

    Acho que à atitude do treinador é totalmente absurda, a maneira que ele vem conduzindo o grupo é muito rude e isso vai com que os jogadores se revoltem contra ele, mais cedo ou mais tarde.E quanto as criticas que ele vem fazendo ao meia Rogerinho ao meu ver são totalmente sem nexo, se ele quer que o meia que é o unico responsavel pela criação volte para marcar, porque escala sempre três volantes isso inviabiliza a crição do jogador que é reconhecido pelo seu poder de criação onde o levou a defender clubes de grande escalão no exterior, findado acho que o ceará precisa de um treinador que cobre muito dos atletas mais que tambem, propocione apoio para esses atletas assim com certeza o ceará vai retornar a primeira divisão.

  • Fabio disse:

    O PC é quem devia ser multado por escalar um PEREBA CHUPA SANGUE, como esse eusébio!!!

  • Magnata disse:

    Eu sempre digo que uma das principais fontes dos problemas da humanidade é o fato do bom senso ser “opcional” e não um “ítem de série” do ser humano. Outra… Porque só fez isso agora, mais de uma semana depois? Tem horas que o PC tem umas diarréias mentais e quando não dá um piti na beira de campo faz dessas fora dele. E a diretoria, por favor, será possível que vão viver sempre nessa de querer mostrar que são durões, que são danadões, sempre quando não há necessidade? Tem horas que parecem preocupados demais em dar satisfações a todos por coisa que ninguém tá nem aí ou não precisa estar. Quando precisa, é moleza digna de pudim, tipo ano passado, que tinha um “bichão” que só vivia num barzinho acolá, quebrado a bola em campo, rendimento caindo e nada foi feito com ele. E o cara ainda saiu daqui recebendo declarações emocionadas e agradecimentos. Outro saiu falando besteira, depois de dar bobeira e o time tomar um saco de gols nas costas dele. Daí liberaram o bonzão de graça (que hoje fica se oferecendo, sem mercado). Fora os caras que até cego vê o tamanho do chinelinho que tá calçando há tempos e nada acontece. Puxasse a orelha dele em CAP, a portas fechadas e tchau e bênção, bola pra frente. Desobedeceu, merecia um puxão de orelhas, mas a portas fechadas. Esse rapaz tá correndo por muitos e demonstrando uma vontade de contribuir que quase ninguém nesse elenco demonstra.

  • Sorin disse:

    Um jogador não pode ir contra as ordens do treinador. Se eu fosse treinador também não admitiria uma desobediência dessas. Tem cortar essa história no começo. A propósito: alguém tem que dar uma dura no Romário; tá se achando demais e mandar ele criar jeito de homem, mudar aquela corridinha de tricolor e entrar firme nas jogadas. Por fim, manda-lo parar de cair com qualquer encostadinha. Um sujeito tão fortão ficar caindo toda hora… parece que tá é no Pici.

  • Sávio Feitoza Vozão disse:

    Exagero do PC e principalmente exagero da IMPRENSA que sempre tá ligada esperando qualquer pisada na bola dentro do VOZÃO. Como este GRANDE fato tá noticiado hein !!!! Saudações Alvinegras.

  • Manoel disse:

    Caro Weiber, bom dia.

    Tanta coisa boa pra se questionar sobre o Vozão como, principalmente, Contratações e vc vem com esse assunto, dando corda pra essa imprensa colorida querer questionar aao nosso treinador, que diga-se, está correto em sua atitude. Pisou na bola com nós torcedores e com o meu Vozão. Grato.

    Caro Manoel, não estou dando corda, até pq a torcida do vozão já é bem grandinha pra ficar pegando corda, e outra, quem trouxe o assunto à tona foi o proprio treinador e, como disse no post, ele deveria ter resolvido isso internamente.
    SA!

  • Ionêda Ellery disse:

    Weibwer ,
    Até já havia postado comentário sobre o fato, porém com todo respeito, concordo com o Manoel. Já basta o PC ter socializado a informação. Não vamos esticar o assunto poque isso só dará margem à imprensa colorida sem assunto, de explorar o fato e prejudicar o ambiente dentro do clube. É minha opinião.
    #SA.

  • Richad Ribeiro disse:

    Bom meu amigo Weiber,
    Concordo plenamente com vc, acho que o momento é de união, o PC tem que se preocupar em montar o time e nao com picuinhas.
    Nessa hora temos que deixar a vaidade eo estrelismo de lado e sermos compreensivos e termos dicernimento.
    O CEARÁ É MAIOR QUE TUDO!!!
    S.A!

  • Renato Arruda disse:

    Na minha opinião deviam punir era o PC por colocar o Misael e o Ederson no ataque contra o America, e também por colocar o Heleno no Banco. To dizendo que o Ceará tem cada besteira, imagina se o Romario tivesse perdido o penalti ?
    SA

  • Paulo Vozão disse:

    Concordo com o Weiber, faltou sensatez.
    Arrogância, falta de equílibrio, não levam a lugar nenhum.
    Pequenos deslizes, principalmente se o objetivo foi alcançado, releva-se como forma de minimizar prejuízos.
    Quem deveria ser multado, são os come e dorme, que não querem nada com trabalho, não tem coragem de assumir responsabilidades, obedientes e preguiçosos.
    O xará Romário, na copa de 94, foi insubordinado com o Pareira e principal responsável pela conquista do título de 94.
    O importante é fazer lá dentro de campo, jogador criativo, responsável, não gosta e nem aceita BITOLAS.
    É importante a orientação equilibrada, futebol é um esporte de equipe, quem sabe melhor trabalhar as peças, sai vitorioso.
    Precisamos de calma, bom senso, paciencia, bom ambiente, confiança e trabalho.

  • BOCA disse:

    Decisão correta.

  • Enéas Lins de Mesquita disse:

    O Romário será multado pela sua inesperiência, pela sua vontade de ajudar o Ceará a chegar a uma grande vitòria. Só jogando é que ele irá adquirir experiência, e o PC GUSMÃO deu a chance a ele de mostrar futebol e até agora o Romário está mostrando futebol, espero que continue, torço por ele.
    O Mazinho Patrão deu uma entrevista ( ontem) no TREM-BALA e falou que o Romário será multado sim porque o( Mota) prometeu se apresentar dia tal e não ocorreu ou seja não se apresentou, então o Mota foi multado, é por isso que o Romário será multado para não ter ( dois) peso e duas medida, o ( direito tem que ser igual p/ todos).
    O Ceará graças Adeus hoje c/ a administração do Evandro Leitão o Ceará hoje é administrado como clube empresa, e todo clube organizado tem que ter uma hierarquia, e no Ceará não será diferente.Eu sou Ceará acima de tudo e para o bem do Ceará o que o Evandro decidir eu apóio, se for p/ o bem do meu time de coração.
    Aliás a respeito do Romário a imprensa cearense falou que a multa do Romário é de ( cinco milhões de reais) eu, Enéas acho um valor baixo p/ um centroavante novo e que tem tudo para estourar. O PC GUSMÃO lhe deu esta chance agora só depende dele. Na minha opinião no momento o Romário está dando conta e tem tudo p/ ser um grande jogador.
    Eu acho que o Evandro Leitão deveria dar um jeito de aumentar a multa do Romário para um valor acima de (dez milhões de reais). sei que tem que aumentar o salário do jogador, mas se o Romário tem condição de crescer na competição é melhor valorizá-lo.Ealém do mais torcedor alvinegro o Ceará parece-mim que só tem direito a ( quarenta por cento) do passe do jogador, quarenta por cento do passe do jogador, razão pela qual que eu entendo que o Ceará tem que aumentar a multa do Romário acima de ( dez milhões de reais) esse garoto se continuar assim, se esforçando e c/ humildade ele irá longe. ( Enéas Lins de Mesquita. Goiânia- Goiás.

  • mainha disse:

    Canja de galinha e banho com agua morna nao faz mal a ninguem. O PC é o comandante e tem que ter autoridade. Mas tambem nao pode querer humilhar um jovem que vem correspondendo com raça e gols. Um assunto besta, hoje está na midia nacional. Quem deveria ser multado é o Leandro Chaves, Luizinho, Luiz Cetin, Marcio Careca, Bruno,Paulo Sergio, Lima e outros que estao só comendo o dinheiro do socio torcedor. Ao amigo Clodoaldo estou pronto para contribuir para o aprendizado do nosso diretor de futebol. Alias o Hamilton do Sport está disponivel. Este é bom. Evandro da uma olhadinha junto com diretor de futebol. O ROBSTON O CONHECE. SA

  • Ramon disse:

    Nunca critiquei abertamente o PC – a quem considero a melhor contratação do CSC desde a queda para a série B -, mas creio que o treinador está começando a exagerar. Não por essa besteira muita de impor multa para jogador que converteu o pênalti em gol, mas, sobretudo, por insistir na escalação de atletas que não rendem. Ex: Jardel. O PC parece tender para aquela idéia ridícula – que arruinou o Brasil na última Copa – de escalar apenas os jogadores de sua “confiança”. E, se negar a escalar os melhores (ou menos ruins) que se dispõe no momento. Sinceramente, ainda não entendi aquelas substituições do último jogo quando sacou o melhor atacante do time naquele instante e não tirou o inútil Jardel. E, o pior para colocar um jogador roliço visivelmente fora de forma – o tal de Itamar. Também não compreendo como o Heleno é reserva de um setor, meia cancha, que é uma Avenida, de tanto espaço e buraco Em tempo: Weiber, parece que a nossa diretoria fechou mais um acordo celebrado à luz da mediocridade com o clube ABC de Natal: consiste em se livrar do péssimo Ederson (refugo nosso) para pegar um refugo deles tomado por Thiaguinho que nem consta dos planos do técnico Marcio Goiano num universo de elenco ainda mais pobre tecnicamente do que o nosso. Tem de ter muita paciência!

  • Flávio Siqueira disse:

    Também achei exagero..o cara ajuda o clube e é punido? Bastava um puxão de orelha, uma corversa e pronto.

  • Daniel Viana disse:

    Alguém lembra do penalte perdido pelo Nicacio contra o Santos ano passado? Ao invés de ganharmos o jogoe fugirmos do rebaixamento,perdemos e fomos rebaixado. Se existe um batedor oficial é porque treina e tem um bom aproveitamento, tá todo mundo desse jeito com peninha do romário porque ele não perdeu o Penalte. ESTÁ CORRETISSIMO O TREINADOR.

  • Walber Filgueiras disse:

    Caro Weiber, não discuto aqui quem deveria bater ou não o penalti, o que não pode ocorrer são picuinhas pequenas que deveriam morrer no nascedouro e não vir a público, principalmente no momento, onde o Ceará não vem com boas atuações, e isso, é somente o bastante para explodir na mídia ávida para encontrar o pomo da discordia, e com isso, prejudicar e levar o negativismo ao Ceará. Penso que tem muita gente pegando corda e falando por vaidade em proveito próprio, querendo provar o que eu não sei.. Dirigentes e comissão técnica deveriam lavar as roupas suja em casa.

  • Luciano Alencar disse:

    Bota o Eusébio pra bater da próxima vez, quem sabe assim, como punição, o PC tira esse pustema do time.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − 2 =