Blog do Vozão

A melhor defesa tem sido o ataque

1004 28
Sob o comando de Sérgio Soares a melhor defesa tem sido ataque (Foto: Cearasc.com/Divulgação)

Sob o comando de Sérgio Soares a melhor defesa tem sido ataque (Foto: Cearasc.com/Divulgação)

Desde a chegada do treinador Sérgio Soares, o time passou a jogar de uma forma mais ofensiva, e, creio eu, isso se deveu por ter percebido que, com o material humano que tinha a sua disposição, essa seria a melhor maneira de buscar uma reação na competição, tática essa que, pelo menos até aqui vem dando certo.

Os números confirmam o que disse acima, dos 27 gols marcados pelo time sob o comando de Sérgio Soares, 24 foram marcados por atacantes, Magno Alves (10), Lulinha (7), Mota (5) e Léo Gamalho (2). Com ele no comando a média de gols do time subiu de 1,8 para 2,25 gols por partida.

Depois que o time passou a ser comandado por  Sérgio Soares, o velho provérbio de que a melhor defesa é o ataque tem sido levado ao pé da letra. Então, que continue assim!

Números depois de Sérgio Soares (até o momento):

12 jogos – 8 vitórias, 2 empates e 2 derrotas

27 gols prós (média de 2,25) e 15 gols contra (média de 1,25)

Números antes de Sérgio Soares

Sérgio Guedes: 10 jogos – 3 vitórias, 2 empates e 5 derrotas

13 gols prós (média 1,3) e 15 gols contra (média 1,5)

Dimas Filgueiras: 2 jogos – 0 vitórias, 2 empates e 0 derrotas

3 gols prós (média 1,5) e 3 gols contra (média 1,5)

Leandro Campos: 4 jogos – 1 vitórias, 2 empates e 1 derrotas

3 gols prós (média 0,75) e 3 gols contra (média 0,75)

Sérgio Guedes + Dimas Filgueiras + Leandro Campos

16 jogos – 4 vitórias, 6 empates e 6 derrotas

19 gols prós (média 1,18) e 21 gols contra (média 1,31)

Em tempo, os números refletem apenas a Série B.

Saudações Alvinegras!

28 Comentários

  • Tem dado certo, más é uma tática perigosa, e no dia que o ataque não for tão eficiente como é que faz com uma defesa dessa?

    Melhor seria que a diretoria tivesse reforçado nossa defesa prá diminuir os gols tomados, mesmo assim vamos acreditar.

    Aliás me lembrou a frase do FH no Trem Bala:
    “A preocupação não é a defesa, a preocupação é o setor em todos os setores. Porquê esse jogo o ataque funcionou muito bem. Más a gente sabe que também a melhor defesa é o ataque….então….como vice-versa.”
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Além de tudo é um poeta………..

  • Pedro Peres disse:

    Isso também é reflexo da melhoria no elenco. Antes do Marcos na lateral direita que vem dando várias assistências, tínhamos Eric (não vou comentar o que ele fazia).

    Com a volta do Vicente o poder ofensivo terá vazão também pela esquerda. Preocupa-me a cobertura de ambos. O Vicente pelo menos tem fôlego pra subir e descer, já o Marcos, só chamando um moto-táxi.

  • LUIZ GOMES!!! disse:

    Pelo amor de Deus! Será que a torcida do Ceará continuara pegando corda de parte da imprensa que não cansa de criticar o time mais querido.Eu acho que o povo só ira acreditar no acesso quando o vozão abrir uns cinco pontos do quarto colocado e só faltar duas partidas.
    Essa estratégia do nosso técnico ,de subir todo mundo pro ataque sempre deixara nossa zaga quase no mano a mano, principalmente porque os alas não estão voltando para marcar, e por isso nós estamos tomando muitos gols,porén estamos vencendo e subindo rapidamente na tabela de classificação.
    Agora é esperar que o Ceará consiga éxito no seu próximo compromisso contra o Paraná e consigamos entrar no G-4.
    SA,

  • Caed disse:

    O importante Flávio, é que tem dado certo. SA.

  • Bosco disse:

    Liga não LUIZ GOMES!!!
    Isso é coisa de torcedor mesmo, só pensa em utopia.

    Eles sabem que a defesa está fazendo o que pode.
    Quando sofremos os três gols do Bragantino estávamos justamente em busca de fazer mais gols e fomos surpreendidos com o lençol curto como sempre.

    Nosso time joga só com um volante (J. Marcos), dois meias (Ricardinho e Rogerinho), três atacantes (Mota, Lulinha e Magno Alves).
    Qual o time no mundo que joga tão desguarnecido assim?
    Nenhum que eu saiba na minha santa ignorância!

    É uma tática suicida mesmo.
    É uma formação que visa tão somente jogar agudo em busca do tudo ou nada. Fazer os gols que precisamos mesmo que soframos um ou outro. Culpar a defesa chamando-a de frágil é não entender os objetivos do time e a forma como o time joga para conseguir esses objetivos.

    E no dia em que o ataque não funcionar? – perguntaram alguns torcedores do mais querido.
    A minha resposta: Vamos perder ou empatar o jogo! – Isso já aconteceu recentemente conosco, o nosso ataque não funcionar.

    É um risco que o Sérgio Soares sabe perfeitamente que está correndo.
    Contra o Joinville e contra o Figueirense o nosso ataque não funcionou e ainda contamos com uma arbitragem safada que nos tirou dois pontos em seis pontos fora. Essa probabilidade do ataue não funcionar existe e o Sérgio Soares sabe disso.

    Mas é um risco calculado que temos que correr por causa da distancia que estávamos do G4 por conta dos dois tsunamis: Leandro três zagueiros Campos e Sério três volantes Guedes.

    E não se enganem, ainda ficaremos mais agudos com a volta do Vicente. Torcedor que não tiver coração bom não assista os jogos porque daqui para frente é só emoção.

    Essa história de trio de ferro (aqui na nossa defesa não entra ninguém, embora também não façamos os gols que precisamos fazer é coisa do passado).
    É coisa do antiquado PC.
    Sérgio Soares veio pensando grande.
    Pensando em G4.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

    Só lembrando ao amigo que diante do Bragantino jogamos com dois volantes.
    SA!

  • Bosco disse:

    Tenho infelizmente que discordar do Mainha Consciente e de outros torcedores alvinegros. O Sérgio Soares é sim um baita treinador, mas ele só conseguiu colocar em prática o seu saber graças ao BOM elenco que temos, um elenco adequado para uma disputa de série B com chances de subir. Embora ainda nos chamem de elnco de refugos. E isso é um fato insofismável.

    Quem achar que a nossa zaga não é uma zaga de série B, Potiguar e Diego Ivo, é só colocar dois volantes pegadores na frente deles, ou um trio de ferro, que não vai passar mais nada. Mais vai faltar gente na criação e na conclusão. De que adianta então?
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  • alberto t disse:

    Tudo bem, mas nossa zaga é terrível, mesmo sem proteção, pq JM tá uma lástima só, mas ñ podemos tá levando tantos gols bobos como tamos levando, um absurdo isso, tá errado sim,Potiguar anda mau demais, D.Ivo q era o melhor prá mim, perde de cabeça até pro L.Jaime de 1/2 mt, pode? sei ñao em, mas la´atrás a coisa tá feia sim.

  • Enio Azevedo Sampaio Correa - sócio torcedor disse:

    Jogar com tantos meias ofensivos e atacantes parece uma estratégia suicida. E tem sido, para os adversários que tentam encarar.

    Está sendo uma união quase perfeita, como foi a do ótimo time defensivo de 2009 com o defensivo PC. Agora, o ataque voador alvinegro realizou um ótimo casamento com o ofensivo e corajoso SS. Bom, eu particularmente prefiro cem vezes ganhar de 5×3 jogando para cima a ganhar de 1×0 tomando sufoco.

    Weiber, o SS indicou o Dinélson e o volante Galhardo. Você sabe como está a situação do Galhardo?

    Viva SS Hitchcock e o ataque voador alvinegro! SA!

    O volante Galiardo trabalha normalmente com o grupo.
    SA!

  • Diego Costa disse:

    Weiber, e o Thiago Humberto, quando ele poderá jogar?, E o Vicente vc acha que ele podera começar jogando contra o Paraná ? e qual será a carga total de ingressos para esse jogo?

    Vamos lá: Tiago Humberto ainda segue no DM, Vicente já treina com o grupo e deverá ser relacionado, quanto a carga de ingresso, não tenho essa informação, mas irei buscá-la e informar a vc por aqui.
    SA!

  • cavalcante disse:

    Muitos times da série B queria ter em seu ELENCO UM ZAGUEIRO rapido é de muita entrega RAÇA É VIBRAÇÃO no Ceará as coisas são muito dificil por causa dos radialistas comentáristas, na ora que o fela tinha ontem perguntar o TREINADOR SOBRE O POTIGUAR O MESMO NEM FALA A CABRA DE PEIA, torcedor do Ceará vão valorizar o que tem de bom já que voces sabem mais do que o TREINADOR DO CLUB…..SS.

  • Bosco disse:

    COITADO DOS NOSSOS REPORTERES:
    Dá-lhe FH!

    A imprensa critica sem fundamento a nossa defesa e ainda pedi para o FH fazer coro COM ELES é pedir demais. Qual o jogador que vai criticar os colegas num time unido em busca de uma conquista e em franco crescimento na tabela a beira do G4 com amplas chances de entrar na próxima rodada?

    Esse tipo de pergunta sai de repórteres que querem jogar lenha na fogueira ou de quem está POUCO preparado para fazer entrevistas. Aliás, aqui no nosso estado são poucos os repórteres que sabem entrevistar.

    O FH é o goleiro do time já foi até capitão, pertence ao grupo de jogadores e não é professor de português. Ele fez o que pôde para não responder a tolice que lhe foi perguntada sem chamar o repórter de tolo. Ele terminou não explicando nada. Ele está certo. Para que explicar o óbvio? Dentro de suas limitações linguísticas ele enrolou o pobre do repórter. Estamos num momento do tudo ou nada.

    Esses nossos repórteres entrevistadores são mesmo uns apedeutas da comunicação e ainda usam de má fé quando se trata do GLORIOSO MAIS QUERIDO do estado.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  • Carlão, um vozão na bahia disse:

    Esse termo “melhor defesa é o ataque” apenas reflete uma estrategia de jogo, ou seja, enquanto estamos atacando, o outro time ataca menos. Acontece que time algum consegue atacar com a mesma intensidade os 90 minutos e quando o outro nos ataca, a nossa defesa tem de estar recomposta. Temos sofrido gols em ataques normais, no toque de bola, nos cruzamentos, por baixo e por cima, o adversário tem encontrado sempre alguem desmarcado na área. E isso é problema de posicionamento ou de desentrosamento. Essa defesa ai, bem trabalhada, pode sim dar frutos. No mais, é continuar atacando, até porque força o outro time a ficar em seu campo de defesa. Com o retorno do Vicente temos mais uma opção pelas laterais. Saudações Alvinegras – G4.

  • Weber disse:

    Senhores, o Vozao vem bem, o treinador encontrou o time e ainda tem pecas para reposicao, nao vamos entrar na onda de certos reporteres, o time está unido, pode fazer dez e levar nove o importante e ganhar e lutar pelo acesso antes tao distante. Nao ha mais tempo para minucias, é do jeito que está e pronto. EU ACREDITO…

  • zé alvinegro - opinião disse:

    Amigos, não é questão de qual esquema é o melhor, se o do PC ou o do SS. Na época do PC nossos grandes jogadores eram jogadores defensivos, por isso aquele esquema. Agora, na época do SS, nossos principais jogadores são ofensivos, por isso este esquema.Se o SS quisesse adotar o esquema do PC teria que pedir contratações de volantes e zagueiros, mas ele optou por não pedir contratações e adotar o atual esquema. Simples assim!!! Abraço a todos e vamos subir!!! Se tivermos um pouquinho de sorte, terminaremos a rodada em terceiro!!!

  • Sávio Feitoza Vozão disse:

    Vou continuar minhas contagens. Tá dando certo !!!!! Contagem progressiva, que venham os 47 pontos e o G4. E para gáudio dos pessimistas / realistas, faltam só 2 pontos pra escaparmos da série colorida. Quanto ao esquema de jogo do nosso treinador, eu gosto. Eu quero ver é o Vozão fazendo gols. Treina mais a contenção / defesa e vamos pra frente. PRA CIMA DELES VOZÃO !!!! Saudações Alvinegras

  • Ricardo Sena disse:

    O SS está aproveitando o que temos de melhor no elenco, ou seja, nossos jogadores ofensivos de meio e ataque. Fazendo o simples, escalando os melhores, ele bota o time em busca da vitória, até porque essa era e ainda é a única alternativa que tínhamos para fugir do Z4 e que agora temos para chegar ao G4. Treinador bom é aquele que não complica e escala o time com o que tem de melhor.

    Em 2009 o que tínhamos de melhor no elenco eram os jogadores defensivos (zagueiros e o famoso trio de ferro). Foi assim que subimos. Então, nada a reclamar, apesar do sufoco que passávamos.

    Outro detalhe: antes do SS a média de gols sofridos era de 1,31 por partida. Com o SS essa média é de 1,25. Isto posto, os números mostram que com o SS o melhor ataque é o ataque que ele está escalando e a melhor defesa é a defesa que ele também está escalando.

  • Toim do Zé Walter disse:

    O nível de nossos zagueiros diferencia do restante do elenco, é verdade. Mas com treinos de posicionamentos e orientações nosso treinador tem como corrigir esse problema, afinal de contas são atletas jovens e inexperientes. O importante agora é passar tranquilidade e confiança pros caras que eles vão render muito mais.
    Acho importante detectarmos as falhas do time pois serve de alerta e possibilita uma correção mas rápida, mas eu penso que o importante nesse momento é a união de todo mundo numa ideia de que temos que apoiar o time incondicionalmente, inclusive nas redes sociais. Ir aos jogos, participar das promoções da diretoria, fazer o sócio torcedor, prestigiar o elenco nos treinos embarques e desembarques, evitar críticas desnecessária, etc. Confesso que não estava tão otimista com relação ao acesso, mas o otimismo dos amigos me contagiou e agora eu peguei corda. Agora vai.

  • Francisco disse:

    Weiber acho q vc inverteu o proverbio. melhor defesa é ataque e nao o contrario.

    Francisco, bem observado, troca feita, hehehe
    SA!

  • Clodoaldo disse:

    O momento não é de crítica e sim de apoio total e irrestrito, pro ano que vem no brasileirão (profètico!) vamo pensar em alguma correção! Vumbora Vozão! Blindagem no elenco! Evandro chega junto com premiação! Vamos aproveitar a onda, se equilibrar na cristã, sem perder o foco! SA

  • milton disse:

    CAROS ALVINEGROS, o maior problema da nossa DEFESA e uma
    melhor protecao , COBERTURA DOS LT e POSICIONAMENTO DOS
    ZAGUEIROS OS MESMOS TEM QUE JOGA NA SOBRA E NAO
    FAZENDO A LINHA BURRA OS NOSSOS ZAGUEIROS NAO SAO
    INFERIORES A NENHUM TIME DA SERIE B O QUE ESTA FALTANDO
    E ENCONTRAR O POSICIONAMENTO CORRETO.

  • Ronaldo Lemos disse:

    Concordo com Weiber, a melhor defesa (HOJE) é o ataque. Também concordo com MILTON: Nossos zagueiros não são inferiores a nenhum time da série B. O que falta é posicionamento, dar menos espaço. Os próprios volantes tem que chegar marcar de perto os meias adversários.
    Vai dar tudo certo.
    Pra cima mais querido!!
    S.A

  • Aliás na altura em que assumiu o time o SS não teve outra opção que não fosse partir para o tudo ou nada, ou estaríamos ainda ali beirando o Z4. Com competência e sorte vem dando certo.
    Certamente faremos testes de coronárias até o último jogo.
    E haja coração….

  • Mainha disse:

    Caro Weiber e demais alvinegros, o treinador Sergio Soares teve realmente competência e fez do vozão, um time agressivo , que parte para cima, e temos nos destacado ,mesmo a defesa tendo falhado muito. A campanha do turno é soberba. Espero que o SS acerte esta defesa. Amanha vamos entupir o Castelão. Hora da grande nação alvinegra mostrar sua força. temos que ganhar, nem que seja com um de mão, como disse o alvinegro Sávio. SA.

  • Bosco disse:

    Ô povo tolo para gostar de chorar de barriga cheia.
    Vence a não sei quantos jogos e ainda chora. (complexo de IN conciênte).

    Se eu fosse o Sergio Soares colocava um trio de ferro (três volantes), reforçava a defesa com três zagueiros tirava o FH e colocava outro para não levar mais gols acalmando a torcida que esta enfeitiçada pela imprensa fordista que esquece as vitórias os gols que fazemos e só falam nos gols que levamos ´´.

    Nem que isso enfraqueça o nosso ataque e comprometa a nossa subida a elite.

    Assim o clube leva menos gols.
    Embora fiquemos menos ofensivo, assim lutaremos apenas por um oitavo ou nono lugar. Mas agradaremos a nossa torcida que quer um time defensivamente forte.
    Saudações MAISQUERIDAS.

  • Luciano Alvinegro disse:

    Caros colegas do blog, acho que estamos comentando algo improcedente. Os melhores times do mundo se destacavam pelos gols que faziam e não pelos que sofriam. Não vejo nenhum time desta série B (Incluindo o Palmeiras) com um poder de fogo superior ao alvinegro. Se tiver, me corrijam. Eu, como torcedor, sempre gostei de ver meu time fazendo muitos gols. Lembro do time de 2001, onde tínhamos um ataque formado por Mota, Sérgio Alves e Iarley que dava gosto de ver. Naquele ano, fomos eliminados em um mata-mata (tipo de torneio onde o equilíbrio entre os setores é fundamental), mas nesse ano estamos disputando um campeonato de pontos corridos, onde o que podíamos deixar de arriscar já ficou para trás. Portanto, acredito que o esquema é este. Podem ter certeza que as equipes que jogarem contra o Ceará daqui para a frente, virão mais precavidas, pois terão receio de tomar gols logo de cara e ter que correr atrás depois, correndo o risco de tomar mais gols. Falhas defensivas existem, mas temos poder de fogo para intimidar os adversários. Atentem para os jogos antes da vinda do SS. Os times já chegavam indo para cima do alvinegro, e agora esperam com oito, nove e até dez do meio campo para trás. EU ACREDITO. Weiber, sabe alguma coisa sobre uma possível renovação de contrato do quinteto de ouro do alvinegro Ricardinho, Rogerinho, Lulinha, Mota e Magno Alves)?

    Luciano, conversa sobre renovações só serão tratadas após as eleições no clube.
    SA!

  • CLÁUDIO CEARÁ disse:

    Vejo que a maioria dos participantes do blog adota a ideia de que o momento é prestigiar, torcer, aplaudir e elevar o moral do time, até mesmo porque o momento exige isso, não é hora de ficar com picuinhas contra esse ou aquele jogador.
    Com uma vitória amanhã garantiremos, estatísticamente, a permanência na série B, o que após um começo muito ruim passou a ser nosso objetivo primeiro. Agora, nosso foco passa a ser entrar no G4, nisso sempre concordei com o Weiber, um objetivo por vez.
    Quanto ao esquema do SS, para nossa alegria ele acertou ao optar por manter um time mais ofensivo, não sei se por sorte, intuição ou inteligência, percebeu que o nosso melhor em termos de elenco estava do meio para a frente, apostou nisso e estamos colhendo os frutos, parabéns para ele.
    Porém, e sempre há um porém, ainda não conseguiu acertar o nosso sistema defensivo, a dúvida que fica é se não consegue devido a qualidade dos nossos defensores ou se pelo posicionamento dos mesmos, ou ainda porque o esquema não permite, não permite fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
    Cada um tem sua opinião, e lá vai a minha: acho que o erro é de posicionamento, porque penso assim? cito como exemplo a atuação do próprio Potiguar, o jovem promissor zagueiro chegou claramente atrasado em pelo menos dois gols no último jogo, ou seja, estava mal colocado, não estava bem posicionado. Cabe ao nosso treinador resolver, substituindo, reposicionando, isso lá é com ele, que está com a torcida e o time nas mãos.

    Saudações alvinegras!

  • Célio Miranda Albuquerque disse:

    Caro W de Castro
    Depois dessa arrancada, o Ceará sofreu alguma goleada ? Antes, teve apanhando de 3a0 não sei pra quem. Conta-se nos dedos resultados negativos de goleadas, que podem caracterizar se uma defesa é boa ou ruim. Quero dizer com isto que a defesa do Ceará é boa. Aqui, o jogador só é bom quando é contratado por clubes de centros mais adiantados.
    Vamos valorizar o que é nosso. O Potiguar, dizem ser a peça destoante(não acho), vem sendo importante no esquema do treinador. Aqui e acolá falha, mas faz parte do jogo. O Miranda do SP, falhou 5 vezes contra o Cruzeiro…

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *