Blog do Vozão

Saldo positivo

2663 35
Em seu retorno Bill mostrou seu faro de gol e deixou a sua marca (Foto: Esporte Interativo)

Bill mostrou o velho faro de gol e deixou sua marca (Foto: Esporte Interativo)

Jogo bastante movimentado, bom de ser assistido, cheio de gols e recheado de emoções, nem parecia ser apenas um amistoso de início de temporada, e o Vozão acabou levando para casa o troféu Asa Branca, que estava em disputa, além de ter sido bastante proveitoso na parte coletiva e individual.

A ideia de Lisca em manter a base do ano passado para iniciar a partida foi boa e o resultado foi positivo, pois o entrosamento dos jogadores foi um diferencial a favor do Vozão, assim como a repetição do esquema tático, que proporcionou aos jogadores um melhor desempenho dentro de campo, tanto que o time venceu a primeira parte do jogo por 1×0, gol de Siloé.

Guilherme Biteco e Jhonnatan eram os dois jogadores a serem observados mais atentamente, pois pela primeira vez vestiam o manto alvinegro e a primeira impressão que tive dos dois foi muito boa. Biteco participou pouco no início do jogo, mas nas vezes que foi chamado a intervir se saiu bem, mostrou que tem qualidade e poderá ser útil no decorrer da temporada. Jhonnatan foi mais discreto, mas cumpriu bem sua missão em campo, jogador bastante participativo, sabe tratar bem a bola e tende a crescer com o decorrer dos jogos.

No segundo tempo, Lisca mudou todo o time e por conta disso ficou complicado avaliar a parte coletiva, até porque o time estava recheado de jogadores recém contratados o que dificultava um melhor desenvolvimento coletivo em campo, mas, a parte individual deu pra observar bem.

Richardson, Serginho foram os dois que mais me chamaram a atenção na segunda parte do jogo (não irei falar de Bill porque já é um velho conhecido). Apesar de poucos minutos em campo, percebi claramente que a bola desse Richardson não é pra ser reserva.

O que me chamou atenção negativamente foram as laterais. Na parte ofensiva nem tanto, mas a parte defensiva deixou muito a desejar, mas, temos de convir que o setor de proteção da zaga, no caso os volantes, não tinham características de marcação e isso pode ter dificultado tanto para Robertinho, como para Sanchez.

Lógico que é começo de trabalho e o time tem muito a melhorar, mas no geral achei o amistoso bastante proveitoso e tenho certeza que Lisca teve um saldo muito positivo em suas avaliações.

O amistoso me deixou duas impressões e uma certeza. A primeira impressão é que, caso não seja corrigido, deveremos ter problemas nas laterais, e a segunda é que deveremos ter uma boa briga por posições no meio campo e no ataque, e nesse caso o que tenho a dizer é: te vira, Lisca! Já a certeza é que o Flamengo é mesmo nosso bom e velho freguês.

Daqui pra frente será valendo pontos e domingo (24/01), o Vozão já terá pela frente o Tiradentes, no PV, ás 16 horas, em sua estreia no Campeonato Cearense.

Em tempo, a Diretoria do Vozão confirmou o retorno do atacante Rafael Costa, que inclusive foi apresentado ao torcedor no Castelão antes do amistoso.

Confira os gols da partida:

[youtube]https://youtu.be/PdbBoPQbE0k[/youtube]

Clique aqui e confira a ficha técnica da partida.

Saudações Alvinegras!

Recomendado para você

35 Comentários

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    Aha! Uhu!

    O ASA BRANCA é NOSSO!

    AHÁ UHU!!!

    O ASA BRANCA É NOSSO!!!

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    Corrigindo: perfeitamente…

  • Thiago disse:

    Nobre Weiber !! Parabéns pelo excelente blog e por seus excepcionais e lúcidos comentários. Alguma observação sobre o zagueiro Salazar ?

    O tempo em campo foi pouco, não vinha comprometendo até o lance em que foi infeliz.
    WC

  • Toin do Zé Walter disse:

    O jogo valeu sim senhor. Tipo de amistoso benéfico prá duas equipes.
    Suas observações são pertinentes e o seu temor com relação as laterais já era por mim esperado. Cametá é brincadeira, horroroso. Engana a todo mundo. Se estão achando que conseguiremos o acesso com um lateral desse, podem tirar o cavalinho da chuva. Fraco.
    Na verdade toda a zaga (com exceção dos bons goleiros) destoa completamente do meio e do ataque, onde existe bons jogadores e a tendência é que a briga seja boa pela titularidade.
    Os reforços precisam ser urgente, pois o entrosamento da zaga é necessária pro início da segundona.
    No mais, vc está certo. Agora é contigo Lisca. FAZ UM TIME!!!

  • Ricardo Sena disse:

    Quem acompanha futebol há algum tempo e não tem nenhum problema na cabeça e nem é puxa-saco, já percebe nos primeiros toques na bola, nas primeiras jogadas e deslocamentos, quem realmente sabe jogar e quem é perna-de-pau.

    Em breve o Lisca deverá escolher entre Baraka e João Marcos aquele que sairá do time titular para entrada do Richardson, que marca e sabe sair jogando.

    Serginho, ex-Oeste e candidato a carrasco (kkkk…), também tem vaga nesse time. Perna-de-pau não sabe chutar aquela bola do 3º gol.

    Achei o Robertinho (tá mais pra Robertão) muito molengão, tímido. Mas acredito que não estivesse bem fisicamente.

    Acredito que devemos contratar zagueiros, pois aquele Salazar… meu Deus… deve ter vindo como contra-peso de alguma outra contratação.

    Siloé ainda em estado de graça e Alex Amado joga muito. É a válvula de escape. Se o negócio tiver apertado lá atrás, joga a bola pra ele que dali vai sair coisa boa.

    Para o futuro bem próximo: Bill e Rafael Costa juntos… será que dá? Acredito que sim.

    Finalizando, tenho a impressão que o índice de acerto da Diretoria nas contratações esse ano será bem alto. As expectativas são boas.

  • Ricardo Sena disse:

    Quando o Flamengo vinha jogar aqui na década de 1980 e começo da de 1990, sua torcida era maioria no Castelão.

    Assisti no começo dos anos 2000 uma vitória do Ceará contra o Flamengo no Castelão pela Copa do Brasil: 1×0, gol de pênalti do Garrinchinha (lembram dele?). Meio a meio nas arquibancadas.

    Ontem, 70 a 30 a nosso favor.

    Daqui a 10 anos, nossa maioria será quase que total. Esses times do eixo RJ/SP vão perder torcedor a rodo aqui pelo Norte/Nordeste, tanto pelo crescimento dos clubes dessa região (organização, melhorias na infra-estrutura, bons frutos vindo das categorias de base, programas de sócio-torcedor, times mais competitivos etc) como pela ruindade deles (como é que o Flamengo gasta tanto dinheiro com um perna-de-pau daquele do Márcio Araújo? Sou mais o Richardson). Isso sem falar na diminuição do poder da Rede Globo e na consequente diminuição também da exposição midiática deles por aqui.

  • Preto e Branco disse:

    Eu não acho que o primeiro tempo tenha sido ruim. Mostramos que temos um TIME para iniciar o manjadinho.
    Agora o 2 tempo me deixou um tanto preocupado com o banco de reservas. O Salazar pode até ser bom por cima, mas é lento e o pior de tudo é que parece não ter gana, raça. Um zagueiro botar pra dentro do seu gol tentando um carrinho, dando uma canelada já que chegou nas suas ultimas forças é aceitável, mas chegar inteiro e mesmo assim dar um chute pro seu gol como atacante bem posicionado é osso. No terceiro gol do Flamengo também a falta de vontade dele pra impedir o cruzamento me preocupou, totalmente sem vontade.
    As laterias 2 avenidas iluminadas e sem poder de recuperação.
    Não sei não, mas estou na esperança de que foi a falta de entrosamento e ritmo de jogo.

    SA

  • Paulo Victor disse:

    Gostei muito do que eu vi. Meio campo a briga vai ser boa. Biteco tem uma visão de jogo muito boa, o volante Richardison tem uma característica boa que é o desarme armando jogada. O meio campo dos dois tempos foi otimo, o ataque tambem. A zaga, ja era notório pela movimentação do salazar ele fazer algo errado, mas dá para ele melhorar.

    To confiante pelo o que vi.

  • ALBERTO disse:

    ASSISTI O JOGO E FIQUEI MUUUITO FELIZ, É UM BOM COMEÇO,
    AGORA É MANTER E MELHORAR…
    E PARA OS URUBUS DE PLANTÃO DEVEM ESTAR MUUUUUUUITO TRISTE NEH..
    CHUPA URUBUZADA….QUE NÃO SÃO TORCEDORES DO VOZÃO…

    PQ O VERDADEIRO VOZAO, É SO VOZÃO!!!!!!!!!

    AGORA ME PERGUNTO… SERÁ QUE HÁ TANTOS CARIOCAS ASSIM AQUI NO MEU
    CEARÁ????…ACHO QUE NÃO! NA VERDADE SÃO A VERGONHA DO NORDESTE….OU AS ESTELITAS COLORIDAS QUE FORAM TORCE PRA ELES….

    ??????????????????????????????????

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    Weiber, fugindo um pouco do tema do post, sabes dizer quanto será o ingresso para as arquibancadas no domingo no PV, já que o mando de campo é do TIRA e o sócio torcedor vai ter que tirar o escorpião do bolso???? rsrsrsrsrsrsrsrs

    Não sei o valor exato do ingresso, até pq o mando é do Tiradentes, mas é certo que o Socio Torcedor só pagara METADE do valor.
    WC

  • MILTON disse:

    CAROS ALVINEGROS, O retorno do Rafael Costa , Foi de Grande de Valia, sobre o jogo o
    WEIBER foi bastante lucido, Richardson , Biteco, Serginho, falta o Zezinho entra em forma,
    vão darem Liga, agora a Diretoria tem que contratar um bom Zagueiro um Lateral Esquerdo.
    Urgente para Ontem o tal do Salazar não tem condições e o Sanches ainda tem que evoluir
    muito e se conseguissem um Bom meia para organizar o meio de campo , formaríamos um
    time para enfrentar qualquer grande do Brasil, falta pouco basta mais um esforço , para
    podermos voar alto, novamente, Siloé continuar firme mesmo contra muitos que lhe criticam
    jogador que da o sangue e muito últil, somente quem não entende nada de futebol para
    ficar somente criticando o cara, bora diretoria o caminho é esse mais tem que seguir com
    passos firmes, nada de Bobeira, pois são na pequenas pedras que tropeçamos.

  • MILTON disse:

    CAROS ALVINEGROS, A TAÇA ASA BRANCA DORMIU FELIZ AO LADO DA OREIUDA,
    ATAÇA DO CAMPEÃO DO NORDESTE.

  • zé alvinegro - opinião disse:

    Caro Weiber e amigos, se a primeira impressão é a que fica, o time nos deu uma boa impressão. Demos uma oxigenada no nosso meio campo. Jogadores com mais movimentação e volantes que sabem sair jogando com qualidade. Mas vamos dar tempo ao tempo. Weiber, vou dar uma opinião aqui: ano passado nós começamos com um bom time também, só que não tínhamos peça de reposição. Quando perdemos o Assisinho, o Marinho, o Magnata e o Uilliam Correia, não tínhamos peças para repor e o mercado já estava difícil de conseguir bons jogadores. Por exemplo, quando perdemos o Batoré (e graças a Deus nos livramos do seu alto salário), não tínhamos um centroavante para substituí-lo, então tivemos que improvisar o Magnata de centroavante e isso fez com que seu futebol caísse. Acho que este ano, a Diretoria trouxe logo um bom time e trouxe logo também as peças de reposição. O que quero dizer? Mesmo que a gente perca uns 3 ou 4 jogadores no início da Série B, nós já teremos, em casa, os seus substitutos. Centroavante, hoje, já temos 3 (Bill, Rafael Costa e Siloé), ou seja, mesmo que percamos um deles, os outros dois resolvem. Segundo atacante, temos o Alex Amado e o Assisinho. Meia de ligação, ano passado tínhamos somente o Wescley, hoje temos o Biteco, o Serginho, o Emanuel Biancuchi, o Roni. Ou seja, mesmo que percamos um deles, os outros resolvem. Temos bons goleiros. De volantes, ano passado era só o J.Marcos e o Baraka (pois perdemos o Sandro Manoel), com o Ricardinho fazendo algumas vezes a posição. Hoje temos, além do Baraka (não falo do J.Marcos porque sabemos que ele já deu o que tinha que dar, e a Diretoria foi muito grata com ele, tratando-o com o devido respeito), o Johnatas e o Richardson. Ou seja, este ano nós temos boas peças de reposição. Sem falar de alguns da base. Lógico que falta um lateral esquerdo (o Vitor Luis cairia como uma luva, pois é novo e tem muito gás) e um zagueiro (se o Sandro realmente sair). No mais é como você falou, Weiber, é colocar o abacaxi para o Lisca descascar e armar o esquema tático. Vamos concentrar nossa energia na volta à Série A, pois só assim subiremos um patamar. Um abraço a todos!!!

  • Vovozão10 disse:

    Falei aqui que o Uiliam Corrêa seria o maior jogador do Ceará em todos os tempo, só não se confirmaria se ele saísse antes, como saiu, pois falei tbm que o mesmo não chegaria ao final da Série B como não chegou indo para o Cruzeiro. O MESMO FALO DO RICHARDSON. ESTE SERÁ O MAIOR VOLANTE DO VOZÃO DE TODOS OS TEMPOS, SUPERANDO NOMES COMO IVANILDO, LIRA DENTRE OUTROS. E não estou falando agora em post anterior já falei e agora repito. Só que acontecerá o mesmo que aconteceu com o Uilliam Corrêa e RICHARDSON tbm não ficará no Ceará até o final do ano. Logo um clube do sul do país o levará. Anotem aí. Sem mais no momento. AVANCEMOS!!!

  • Ronaldo Lemos disse:

    Weiber, boa tarde.

    Observei que você não comentou em seu post sobre a zaga do segundo tempo.
    Realmente é muito cedo para dar alguma opinião. Mas a temporada é longa, e veremos que podemos precisar de substitutos de qualidade, assim como temos nos outros setores por você comentados acima.
    Pergunto:
    Você acha que precisamos de mais 2 zagueiros e um lateral esquerdo para o decorrer da temporada?

    No mais parabéns a equipe e a torcida.

    Saudações Alvinegras.

    Ronaldo, acho sim.
    WC

  • César de São Paulo disse:

    Ficou uma impressão muito boa. Do meio de campo pra frente o time mostrou que tem bons jogadores, jogadores que tem qualidades e velocidade. O Bill estreou muito bem, pois conseguiu fazer seu gol e ainda dá uma ótima assistência pro Serginho. Com os laterais perdendo todas, não tem defesa nenhuma que suporte a pressão. Pode até ser que o Salazar consiga melhorar nos próximos jogos, mais parece que ele não tem qualidades pra ser jogador de futebol, e muito menos zagueiro, pois e muito lento e sem noção de posicionamento. Eu já vi vários jogos do Robertinho, e sempre achei ele um jogador lento pra ser lateral, mais que tem uma boa qualidade técnica, mais ontem dava pra ver que ele está muito mal fisicamente. Destaque pro Douglas Dias, Richardson, Serginho, Guilherme Biteco, já os outros estreantes ficaram devendo. Já o Roni não tem nem como falar nada, pois acho que ele só tocou na bola na hora de cobrar o pênalti. A volta do Rafael Costa foi uma boa, pois ele ja provou que nos momentos difíceis ele resolve. O ataque do Ceará terá uma boa concorrência, pois tem três jogadores de velocidade, que são o assisinho, Roni e Alex Amado, e três jogadores de referência, Bill, Rafael Costa e Siloé. Acho que pra estreia contra o Tiradentes, o Lisca não vai poder contar com vários jogadores, devido às transferência internacionais. O Richardson foi o jogador que mostrou um futebol mais parecido com o do Ricardinho.

  • zé alvinegro - opinião disse:

    Caro Weiber, o mais importante de tudo é que este ano a filosofia de contratação do Ceará mudou. O Ceará de hoje tem contratado jogadores que querem subir na vida, ou seja, que querem jogar em times mais “ricos”. Jogadores como o Johnatas, o Richardson, o Biteco, o próprio Serginho, esses jogadores sonham em jogar em um time mais rico e até em times do exterior. Isso pra mim é o mais importante, pois são jogadores que vêm para vencer, vêm para suar a camisa e mostrar serviço. Diferente de um William Batoré, de um Marcos Aurélio e, voltando um pouco mais no tempo, de um Sousa, que são jogadores que vieram já consagrados e vieram mais para ganhar dinheiro fácil, recebendo em dia e ficando sentado no banco de reservas assistindo ao jogo e ouvindo músicas. Essa é a grande diferença deste ano para o ano passado. Um abraço a todos!!!

  • Bosco disse:

    Gostei até demais.
    Já vi que depois da copa do Nordeste vamos perder jogadores na mesma quantidade que perdemos ano passado ou mais.

    Precisamos de laterais para os dois lados do campo.
    É triste ter o Tyago Cametá como titular.

    Na esquerda o Fernandinho apesar de jogar melhor que o Cametá está longe do que precisamos. Time sem laterais não ganha titulos.

    Quanto ao zagueirão de dois metros não vou crucificar ele pelo gol contra. Todo zagueiro pode fazer um gol contra. Mas acendeu a luz amarela para ele. Ou mostra serviço ou se queima de vez.

    Siloé não vai ser reserva desse time eu garanto. Pelo contrário, vai se ídolo jajá.
    Fez gols decisivos ano passado, jogou bem em todas as partidas e ontem como não poderia ser diferente deixou a marca dele de matador.

    Um gol para ser visto e revisto pela beleza do lance.
    Que bom em Siloé? Queimou a nosssa lingua.

    VERGONHA NORDESTINA.
    Foi ver a torcidinha de terceira linha toda vestida de rubronegra.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  • alberto t disse:

    E tinha gente contra esse grande jogo, podemos chamá_lo de amistoso, mas com um público de quase 40. mil torcedores, é ruim assim? um grandioso teste pro vozao, qta diferença de enfrentar um pereba qualquer; a nossa zaga em especial a do segundo tempo, uma lastime, agora apartir do meio campo, um excelente time, o nosso terceiro gol se fosse o Neymar q tivesse feito, hoje estaria estampado na imprensa do mundo todo, simplesmente um coliro, tanto pela jogada como pelo chute, gol de Messi, de as Zico e pronto; como é mesmo o nome do nosso zagueiro? Calazar? só pode, pera aí gente, tão de brincadeira, tamos precisando é de jogador q jogue de zagueiro, aquele pobre n sabes nem o q é bola galera.

  • Bfontenele disse:

    Caros, quem ontem foi ver o Jhonnatan acabou vendo o Richardson, um bom jogador, estilo parecido com o do Ricardinho, só que defende bem mais, ainda temos um outro bom volante no elenco que é o Conceição, acho que do meio para frente o CSC está pronto, em compensação, lá atrás, o Lisca vai ter que rebolar muito para ajeitar, se perdermos o Sandro, aí é que o caldo entorna, as laterais também são problemáticas, pelo menos defensivamente falando, quanto aos goleiros estamos bem.
    Para o manjadinho, está bom, para a copa do Nordeste, tem que contratar zagueiros com urgência, lembrando que logo começa, também, a copa do Brasil.
    Veremos cenas dos próximos capítulos contra o Tiradentes, lembrando que jogar aparecendo na mídia nacional é uma coisa, acabam se doando bem mais.
    Saudações alvinegras para todos.

  • Claudio disse:

    Valeu pela conquista. Mas essa zaga do 2o tempo, nao tem condicoes. O Salazar, entao, é um Deus nos acuda. Agora, me chateou muito a postura provinciana de alguns membros da imprensa cearense, falando, falsamente, em estádio dividido meio a meio (!!!!), reforcando a grande mentira que é o flamídia. Em Belém, por exemplo, eles exaltariam a maioria marcante da torcida local. Em Recife, entao, eles iriam esconder a presenca de torcedores do flamídia, ou fazer questao de dizer que eram pessoas de outros estados. Mas aqui, onde o provincianismo impera, ficam jogando loas no flamengo. Triste p nós e danoso para nosso futebol.

  • Celso disse:

    Precisamos de laterais, todas as jogadas de perigo no primeiro tempo foram em cima do Fernandinho, Cametá não comprometeu tanto.

    Acredito que seja possível jogar com o Rafael Costa e Bill, pois são jogadores inteligentes e sabem ocupar os espaços, colocaria ainda mais um atacante, no momento o Alex Amado, depois se o Assisinho entrar em forma acredito que tenha mais condições de ser titular.

    No meio não sei quem ganhará a disputa Biteco, Bianchucchi e Serginho (que golaço o 3º), pois meia mesmo deveremos ter apenas 1.

    A princípio, JM e Baraka deverão ser titulares, mas esse Richardson deverá ganhar a posição de um dos 2.

    Zaga deverá ser Sandro e Charles.

    Boas perspectivas para o início de temporada.

  • VOZAO disse:

    um otimo começo agora vamos deixar o cearence começar pra avaliar melhorrr

  • Neto disse:

    Alvinegros.
    O CEARA ganhou, e, ganhou jogando com muita personalidade. Dos estreiantes (sem contar com o Bill craque), o Serginho, o Richardson e o Biteco e o Roni, mostraram muita personalidade. O Serginho fez um gol de craque, assim, como foi a deixada do Bill. Valeu muito. SA.

  • Bosco disse:

    A OUTRA boa notícia dentre tantas foi a ótima partida do goleiro Douglas Dias.
    Com ótimas defesas tanto no jogo quanto nos penaltes será sem dúvida uma sombra boa para o Everson. Gostaria de ver em ação o terceiro goleiro também.

    LATERAIS;
    Mas parece que para o estadual não vem mais nenhum lateral.
    Acho que para a série B deva vir alguém para a posição nos dois lados. Não acredito que não venha. Se não chegar alguém de nivel vamos colocar todo o trabalho no lixo.
    saudações MAIS QUERIDAS.

  • MOREIRA SÓCIO-TORCEDOR disse:

    Amigos dos VOZÃO.

    Bom teste esse de ontem. Jogadores mostraram para nós que o time está bem treinado. Este ano seremos campeões de tudo o que aparecer. Estadual, Nordestão, Copa do Brasil e Brasileirão série B. O Robson de Castro montou um time para isso. Também com um professor como o Evandro Leitão só poderia dar nisso: sucesso.

    Agora eu gostaria de conclamar os alvinegros aqui do blog, principalmente o Bosco, o Alberto T, o Mainha, o Jesus, o Bfontenele, o Ronaldo Lemos, o César de São Paulo, enfim a todos a fazerem ou renovarem o sócio-torcedor. A Diretoria do alvinegro fez a parte dela. Falta a nós fazermos a nossa. Não há desculpa, a vinda agora do Rafael Costa diz tudo, então mãos à obra meus amigos.

    Saudações alvinegras.

  • MILTON disse:

    CAROS ALVINEGROS, CONCORDO COM O BOSCO, JÁ TINHA FIETO UMA OBSERVAÇÃO ,
    ATÉ COMENTEI QUE É NAS PEQUENAS PEDRAS QUE TROPEÇAMOS, PRECISAMOS DE
    LATERAIS , UM BOM ZAGUEIRO POIS O SALAZAR NÃO TEM CONDIÇÕES e O CARLÃO É
    UM QUEBRA GALHO, e UMA MEIA QUE ORGANISE O MEIO DE CAMPO, RIRCARDINHO
    APESAR DE NÃO SER UMA MEIA NATO, QUEBRAVA MUITO BEM O GALHO, ACORDA
    DIRETORIA NÃO REPITAR OS ERROS DO PASSADO , NÃO TEM MAIS DESCULPAS,
    DEPOIS DO SUFOCO e DOS BATER DE TRAVES AO ACESSO, PARA O CEARÁ USUFRUIR
    DA SUA ESTRUTURA e ALAVANCAR O CAIXA e DE TORNAR DE FATO UM CLUBE GRANDE
    COMO É, TEM QUE JOGAR NA SERIE A, SE NÃO VAMOS FICAR SEMPRE MORRENDO NO
    SECO UM TIME DE SEGUNDA, O CAMINHO ESTÁ TRAÇADO EM TERMOS DE ORNAISAÇÃO
    e INFRA ESTRTURA, MAIS O VOZÃO É FUTEBOL.

  • César de São Paulo disse:

    Você está certíssimo Moreira sócio – torcedor, chegou a hora dá gente chegar junto fazendo o sócio-torcedor. O Diego Sacoman está livre, e na minha opinião seria um bom reforço.

  • Mainha disse:

    O meu sócio torcedor está renovado desde quando jogamos o jogo do Macaé. Portanto em dia.. Richardson , anotem este nome. Serginho, muito boa contratação. Precisamos de zagueiros e laterais. SA Grande abraço Moreira. Vamos identificar pelo número ?

  • Neto disse:

    Alvinegros. Vocês sabem ‘alguma coisa’ de que o Sandro estaria acertando com o Bahia? SA.

    Não está. Sandro tem um problema no tornozelo, por isso não tem treinado. Bahia mostrou interesse nele, mas não quer pagar a multa de forma integral.
    WC

  • josé disse:

    é inegável que a gestao evandro leitao nos colocou num patamar jamais visto em nosso futebol, e dou meus parabéns a ele por isso………. mas o defeito dele, além de se meter na política e com isso atrapalhar o nosso cube, é que ele tem medo da serie a e só queria saber de acabar com o fortaleza……….. então após uma grande arrancada administrativa, ele parou no tempo e no espaço em termos de futebol………… mas agora o robinson de castro, com o poder nas mãos, está mostrando ser tudo aquilo que esperamos dele, ousado, moderno, transparente e, principalmente, corajoso para declarar que o que importa não é o campeonato cearense, e sim a serie a………….. estou gostando muito do robinson de castro, que aliás eu nao esperava por isso………… parabens, robinson! vc parece ter a coragem e ousadia necessárias para nos colocar e nos fazer permanecer na serie a, além de externar que o que interessa é o que nos dá dinheiro e prestígio, ou seja, os campeonatos regionais e nacionais, e não essa mentira ridícula que é o campeonato cearense………. parabens, robinson, agora estou com voce! alô amigo alberto t, mainha, bfontenele, enio azevedo, e tantos outros torcedores de verdade e inteligentes, chegou a nossa vez! agora temos um presidente que nao tem medo de nos fazer de fato grandes!

  • Ricardo disse:

    Venho dar minha humilde contribuição ao blog, e respondendo ao Ricardo Sena, meu xará, sobre essa mudança da torcida Cearense a torcer pelos seus times locais.

    Bem, sou Santacruzense, moro no Recife, e acompanho futebol com noção desde 1993 (tinha 12 anos), lembrando apenas de “flashes” antes dessa época porque era novo.

    A maior “formadora de opinião” de futebol para qual time torcer sem dúvida alguma é a REDE GLOBO. Fez muito isso durante as décadas de 70, PRINCIPALMENTE 80, e 90.

    A Globo Nordeste, com sede aqui, passou a transmitir nosso estadual a partir do ano de 2000. Antes disso, não sei pq, passavam o campeonato paulista (não o carioca).

    Pelo meu “achismo”, uma “geração” de torcedores é “trocada” a cada 10 anos. Quem nasce hoje, será o menino de 10, já com seu primeiro time, e depois o jovem adulto de 20 (que terá seu time definido. Seja mantendo o primeiro time ou trocando, pois é dos 10 aos 20 que pode haver essa “troca”). Vi isso quando passei por essa idade.

    Quem mora longe da sede do clube (ex: Amazonas e torce pra time do Rio), e não tem influência familiar (pai torcedor fervoroso), a influência da TV, títulos e resultados na paixão pelo clube é quase que total.

    A torcida do São Paulo era menor que a do Vasco, por exemplo. Depois do Bi Mundial de 92/93, dentre vários títulos, passou.

    Noto que a torcida do Corinthians vem crescendo e muito no NE (provavelmente “tomando” torcedores do Flamengo).

    Hoje no NE há apenas 2 “bolhas consolidadas” de torcedores locais (Reg.Metropolitanas de Recife e Salvador), e uma terceira se consolidando (RM de Fortaleza).

    Os times locais, pelo menos os daqui, ainda conseguem uma influência fora da RMR, mas como se fosse num “raio” de até 100kms… é engraçado isso. No interiorzão mesmo, “lá pra dentro”, há maior predomínio de Corinthians, e em alguns municípios, de Flamengo, mas ainda há muitos torcedores locais.

    Onde quero chegar? O poder da TV (Globo) está DIMINUINDO E MUITO por uma coisa inventada lá pelo idos de 1994: I-N-T-E-R-N-E-T.

    E isso está se refletindo na nossa região. A internet permite que você assista TODOS os jogos do time local por ela.

    Essa sua observação da divisão de 70-30 a favor da massa alvinegra:

    É reflexo da consolidação da bolha na RMF. Quando um cearense que torce pro Flamengo vai ler notícias do time dele e lê nos comentários, quando há uma discussão, do torcedor do Rio chamando o cara de paraíba, comedor de calango, dentre outros, passa-se a questionar sua escolha. Conheço alguns amigos de João Pessoa e Natal que me disseram ser o preconceito o maior motivo da mudança de postura, adotando os times locais. A “campanha anti-mistos” aflora ainda mais essa situação (eu a acho desnecessária, pois cada um torce pra quem quer).

    Mas preconceito sempre houve? Sim, sabemos que sim. Mas a tal INTERNET APROXIMOU as pessoas de tal forma que hoje um nordestino lê na sua cara as ofensas, como se alguém do outro lado da sala tivesse ali lhe xingando.

    Esse 70-30 é muito importante pelo fato de que o jogo em si era mais atrativo pro torcedor do Flamengo que mora aí, já que é uma das poucas oportunidades de vê-lo jogar. Pra torcida do Ceará era apenas mais um jogo do seu time. A torcida do Ceará ganhou também o combustível de ser a maioria no estádio, pela saudável provocação dos clubes nas redes sociais. Seja qual for a motivação, esse 70-30 tem que ser comemorado. Vamos buscar o 90-10 (só não pode ser 100-0 pelo estatuto do torcedor, hehehe).

    Espero que a partir do ano que vem enfrentar Flamengo, Palmeiras, São Paulo, dentre outros, passe a ser um corriqueiro e habitual programa semanal da família alvinegra, na série A.

    E torço MUITO para o Fortaleza sair do inferno. É bom para o futebol Cearense, inclusive pro Ceará. Ter um rival forte lhe obriga a tentar superá-lo.

    Parabéns pela vitória.

    E amanhã, será a minha vez de ir ao Estádio. Não pra ver o Flamengo, mas o meu Santa Cruz Futebol Clube.

    Abraço a todos.

  • Paulo Ayrton disse:

    Vamos em frente com a campanha do Robinson!! Rumo aos 20 mil sócios!!! Esse ano é decisivo para nós alvinegros!

  • Paulo Ayrton disse:

    Ta todo mundo falando que precisamos de jogador X e Y! As posições que estão carentes todos já sabem, já é nítido! O que precisamos agora é de apoiar financeiramente o time! Torcedor faça sua parte, faça o sócio torcedor. Vamos apoiar nosso objetivo!!

  • Bosco disse:

    Ótimo comentário Ricardo torcedor do Santa Cruz.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *