Blog do Vozão

Eterno Gildo

204 19
Vozão estuda aposentar Camisa 9 (Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)

Vozão estuda aposentar camisa 9 usada por Gildo (Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)

A partida de Gildo Fernandes de Oliveira, ou simplesmente Gildo, para um outro plano, deixou um sentimento de tristeza na torcida do Vozão, em especial aos da velha guarda, que ficou órfão do maior artilheiro em toda a história do Clube, com 261 gols marcados e o que mais marcou gols vestindo o manto alvinegro em jogos contra o maior rival.

Não tive o prazer de ver Gildo jogando, mas escuto relatos de grandes torcedores alvinegros dizendo que os feitos de Gildo vestindo a camisa do Vozão o credenciam a ser ídolo e merecedor de todo tipo de homenagem que se possa fazer à ele.

Ainda em vida, Gildo foi homenageado pelo Vozão, atitude pouco vista hoje em dia, já que quase sempre se homenageia quem já partiu para outro plano de vida.

Pensando em mais uma homenagem, o Vozão estuda a possibilidade de aposentar a camisa 9, imortalizando assim o número que Gildo carregou nas costa em 441 partidas. Pra ser sincero, não me apego a esse tipo de coisa, mas, se a possibilidade vier a ser concretizada, não vejo nada de mal nisso e até acho justo.

E você torcedor do Vozão, o que acha da ideia, é justo a camisa 9 do clube ser aposentada em homenagem a Gildo?

Avante Vozão!

Recomendado para você

19 Comentários

  • otoniel disse:

    Tive o prazer de ver o GILDO jogar pelo nosso clube.Fenomenal,artilheiro,rapido,tecnico,inteligente e disciplinado e amante do clube.Um jogasdor pra ficar pra historia do clube.Concordo sim que a camisa nr 9 seja simbilizada no sentido de ninguem mais usar,mas seria interessante ouvir numa enquete a opinião da torcidaalvinegra.Muitoi obrigado GILDO pela dedicaçaõ ao nosso clube e por ter feito 261 gols com a camisa alvinegra.Voce nunca sera esquecido.OBRIGADO.Vamos aderir ao programa de sócio-torcedor rumo aos vinte mil.

  • Robert Gondim Lopes disse:

    Aposentar a camisa 9 não acho uma boa idéia, porque outros Gildos. virão com certeza, para a instituiçao CEARÁ, não como ele,mas como Zezinho Fumaça, Garreti, Mikey, Anselmo, Clicletes.Eu tive a oportunidade muitas vezes de vê-lo jogar, quando residia aí, e sem sombra de dúvidas, ele foi o Maior artilheiro que o vovô já teve, em vez de aposentar a nove, deveriam isso sim lapidar um busto banhado a OURO e colocá-lo na porta de entrada na João Pessoa da sede do Ceará, para todos verem que ele vestiu e suou a camisa gloriosa por quase 450 jogos e foi o maior e melhor artilheiro da história do glorioso de Porangabussú. Apesar de distante, leio diariamente pela net as noticias de esportes do seu blog alvinegro, pois prá mim, só torço pelo vovô,abraços e saudações para todos os alvinegros.

    Obrigado, Robert, por acompanhar nosso Blog.
    SA!
    WC

  • Carlos Bsb disse:

    Bom dia a todos.
    Eu, graças a Deus, tive o prazer de ver o grande Gildo jogando com a camisa do Vozão. Aliás, no título que conquistamos com o empate de 2X2 com as galinhas coloridas, onde eles quebraram o muro do PV quando o Victor fez o gol de falta, eu estava lá.
    Mas, no que se refere a aposentar a camisa, sou contra. Acho que a melhor homenagem ao Gildo seria só permitir que ela fosse usada por quem tem qualidade e saiba fazer gol. Cada gol do camisa 9 seria uma homenagem a quem consagrou esta camisa.
    Obrigado.

  • VOZAO disse:

    TEMOS O NINJA E O BIL É SO VALORIZARMOS

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    Que é isso, CARLOS BSB, mais respeito com as galinhas, cara. Compará-las à turminha colorida??? Eu, hem???

    Quanto a aposentar a camisa 9 alvinegra, isso não procede. Só temos que valorizá-la e não deixar que qualquer perna de pau aventureiro ou traíra a use.

    Saudações Alvinegras.

  • Bosco disse:

    NO QUE DÁ OUVIR CRONISTAS APEDEUTAS.
    Doeu muito vendo o trem bala entrevistando o Cícero capacete goleiro do Fortaleza que a todo momento menosprezava os méritos do Gildo naquele gol de placa que ele fez rebatendo DE CABEÇA o escanteio cobrado por Cícero. Eu estava atrás da trave do Cicero percebi que o Gildo ficava sempre observando as cobranças de tiro de meta e em dado momento o Cicero correu para a bola de cabeiça baixa e o Gildo correu para a frente da bola e golpeou no angulo contrário ao que o Cícero estava. Doeu muito o Cícero dizer que o Gildo não era habilidoso era só goleador. Isso é puro despeito. Querem diminuir o Gildo no momento em que comparam a Mozart. Ambos foram ótimos jogadores. Gildo era habilidoso sim. Querer compara-lo com Mozart. ambos eram ótimos jogadores. Se deram bem na seleção cearense. Gildo foi o artilheiro do Brasil jogando com Mozart.

    Seria o mesmo que comparar um com outro Jurandi Mitoso, Vicente de Alencar, Paulino Rocha ou Gilvam dias. Todos eram fora de séries em suas posições no rádio. Cada um na sua posição. Craques são como obras de arte, são incomparáveis.

    Saudações MAIS QUERIDAS

  • Bfontenele disse:

    Caros, sou a favor de um busto em Porangabuçu, não de ouro, muito perigoso, mas, uma homenagem justíssima a quem deu o seu melhor pelo alvinegro mais famoso do Brasil.
    Já pensou se todo grande jogador alvinegro tivesse a sua camisa aposentada, em breve, teremos o João de Ferro, com a 5, se aposentando, também, consequentemente, teríamos o time com camisas com números do tipos 25, 55, 101, ou seja, deixa até o número 11, mesmo. Vamos seguir a tradição, afinal o Santos não aposentou a 10 de Pelé, o Flaglobo não aposentou a 10 do Galinho de Quintino, o Bota não aposentou a 7 do Mané etc.
    Saudações alvinegras para todos.

  • Zacarias José de Araúijo Rocha disse:

    Sobre o Gildo :INCOMPARÁVEL, só quem teve a oportunidade de vê-lo jogar, sabe do quanto ele foi eficiente às nossas cores alvinegras!… Não ficaram palavras que possam qualificar o quanto aquele profissional foi importante ao nosso Ceará! … Todavia, tenho opinião semelhante ao amigo Robert Gondim Lopes. Para torná-lo mais vivo em nossas lembranças, seria muito mais conveniente a construção de uma estátua, bem lapidada, se possível EM OURO, entre o prédio Sede do Vovô e o Campo Carlos de Alencar Pinto ( maior proteção/evitaríamos a inveja de vândalos p/ sua depredação) , ao invés de um simples arquivamento da camisa número nove que o consagrou como o maior artilheiro de todos os tempos do mais querido!…Lembro-me bem, como era maravilhoso vê-lo em campo!… INESQUECÍVEL, GILDO FERNANDES DE OLIVEIRA, o Pernambuquinho cearense. Outro jogador, que apesar de não ser simpatizante às nossas cores, mas que também era maravilhooso vè-lo jogar, era Mozart Gomes !… Esse também é merecedor de homenagens semelhantes por parte dos adeptos coloridos!… SOU CEARÁ, COM SANGUE ALVINEGRO, todavia, sou adepto do bom futebol, algo raro nos tempos de hoje, principalmente em nosso País!…

  • Bosco disse:

    Acho que a primeira coisa que o Ceará devia fazer antes de pensar em aposentar a camisa nove seria chamar o Mota para preparar uma inesquecivel festa de despedida para ele com a presença do Sérgio Alves e outros craques do passado. Tudo produzido porquem entende de mega eventos. A torcida pagava um ingresso único que dava direito a uma familia de cinco pessoas para custear a festa.

    Convidar o Sérgio Alves para junto ao Mota serem doravantes os dois garotos propaganda da marca do ‘mais querido’ e dos produtos oferecidos pelo clube em suas lojas, bem como nas chamadas na TV para jogos importantes ou eventos extra campo importantes.

    O próximo a ser jogado fora é o João Marcos. O próprio tocedor cria um clima propício a isso não entendendo o desgaste do jogador pela idade.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  • Bosco disse:

    Não se iludam.
    Ídolo como o Gildo é impossivel acontecer de novo pela nova lógica do mercado da bola.

    A dinâmica do futebol e a rotatividade dos jogadores nos clubes não permite mais clube nenhum manter um jogador craque que se identifica com o clube e com a torcida por muito tempo ao ponto de virar um ídolo idolatrado.

    Ricardinho caminhava para ser o novo ídolo do mais querido. Craque, personalidade marcante que agradava a torcida, jogador de grupo. Em fim, tinha tudo que um ídolo precisa ter. Mas quem fala mais alto são as propostas.

    O futuro do jogador é prioritário. Jogador que tem uma carreira curtíssima e tem que fazer seu pé de meia na hora que surge a oportunidade. O mercado da bola com seus milhões não perdoa. Leva.

    Todo mundo que tem dinheiro quer logo levar o craque e bom carater para o seu clube. Somente uns quatro ou cinco clubes no mundo possuem dinheiro suficiente para manter um ídolo do começo ao fim da carreira.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  • Ramon disse:

    Grande Gildo. Não o conheci jogando, mas lá no PV, na roleta. Que os deuses do futebol o acolha em bom lugar.

    PS: Cícero Capacete sempre foi um jogador medíocre. Nunca lembrado por algum mérito. Deve ter é inveja do grande Gildo.

  • Vovozão10 disse:

    Caro Weiber Castro, como tenho minhas dúvidas de quem foi o MAIOR ÍDOLO DO CEARÁ SPORTING CLUB de todos os tempos. Se Gildo ou Mitotônio (dúvida cruel) fico assim impossibilitado de responder o questionamento feito, visto que precisaria saber quem foi o melhor para responder de forma imparcial e definitiva. Só o maior de todos poderia ter a camisa imortalizada, como tenho dúvidas vou ficar defendo (ainda debruçado sobre os anais da história tentando saber quem foi o maior). Sem mais no momento fico por aqui. AVENCEMOS!!!

  • Paulo Victor disse:

    Weiber,

    Ceará fechou com o Esporte Interativo, porem só irá valer se o Ceará tiver na Serie A, e ja recebeu luvas pelo contrato. Em relação a valores sabe informar alguma coisa, alguma especulação?

    Não foi e nem será divulgado os valores dessa negociação.
    WC

  • Bosco disse:

    No dia que o PV chorou.

    Bfontenele pense antes de dizer besteiras.
    Eu vi o Gildo jogar.

    Sei o que ele representou para a torcida do mais querido e para o futebol cearense.
    Dá criança (eu e meu irmão por exemplo) aos adultos (meu pais e outros).

    Você não tem noção do que falou.
    Nos colégios as crianças adoravam o Gildo.
    Os professores também.
    Gildo em votação ganhou o premio de maior atleta da nossa história na década de sessenta.

    Aos oito anos, em 1963 meu pai me levou ao PV para eu conhecer o famoso Gildo.
    Foi o ano do TRI INVICTO.
    Gildo deitou e rolou junto com o Lucena e o Zé Gerardo.
    Nenhum jogador vibrava com a torcida com os dois braços levantados como ele.
    Dizer que o Gildo foi só um bom jogador que passou no clube é um desparate.
    Uma ofensa. Uma ignorância. Um insulto a memória do Vozão.

    Diga isso na frente do meu pai e você é capaz de ouvir um palavrão que certamente não iria gostar de ouvir. Pense antes de abrir essa sua boca mixta. Isso é coisa de quem não pensa antes de abrir a boca. Gildo é um mito a ser conservado e idolatrado para sempre.

    Segundo o historiador Pedro Mapurunga Azevedo, o Gildo está para o Vozão como o Pelé está para o Santos. Zico para o Flamengo. Ele foi super feliz na afirmação dele porque é verdade.
    Eu sei porque vi o Gildo jogando em toda sua carreira. Fazia gols incriveis. Decidia partidas. Liderava, vibrava com a torcida. Dava exemplo de cidadania e de bom senso. Um jogador completo. Disciplinado. Exemplar.

    Dizer que o Gildo foi apenas “um bom jogador” é ofensa. Teve momentos que a gente nem percebia que gostava mais dele do que do Vozão. Ele angariou milhares de torcedores para o Vozão.

    Ele foi um dos maiores torcedores do Ceará que eu conheci juntamente com o comerciante de lanchonetes Pedão da bananada e do industrial Ivan Roriz da fábrica de doces real.

    Quando a diretoria do Vozão resolveu não renovar o último contrato dele por seis meses ele foi procurado pelo Calouros do Ar. No dia do jogo Ceará contra o Calouros do Ar a torcida com os olhos cheios de lágrimas aplaudia o Gildo sempre que ele pegava na bola.

    Quando ele fez o gol contra o Vozão ele não vibrou, mas toda torcida alvinegra aplaudio de pé enquanto as lágrimas rolavam na torcida. Eu e meu irmão pequeno choravamos batendo palmas e meus pais tentavam nos acalmar, eles também não seguravam as lágrimas.

    isso não foi de graça. Foi pela incrivel passagem dele na vida do Vozão.

    Você já viu isso hoje onde Bfontenele? Nem em filmes.

    Nesse dia o PV chorou.
    Gildo virou um mito e é assim que tem de ser tratado.
    Um mito.
    Não como só um bom jogador. Ele foi craque. Você nunca viu um craque com a camisa alvinegra Bfontenele por isso diz essa tolice.

    Vou te pedir encarecidamente que você peça desculpas a velha guarda da torcida alvinegra que merece respeito. Senão eu é que nunca mais vou ver em ti um torcedor alvinegro.

    Por acaso você é um mixto? Só pode.
    Peça desculpas.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  • aldair maia disse:

    Toda a homenagem que fizermos a Gildo,será pouca.Nomear a estação do metrô do lado da sede,a rua em que ele residia,construir nosso estádio e colocarmos o nome dele,enfim,mas acima de tudo,não o esquecermos jamais,assim como nossos pais,nos contaram sobre Gildo,que nós contemos aos nossos filhos e netos,sobre os gols,a dedicação e o amor pelo Ceará de nosso eterno artilheiro.#Gildo eterno

  • Carvalho disse:

    Minha opinião sobre este assunto, vamos homenageia-lo colocando sua assinatura abaixo do numero 9 da camisa, seria muito justo esta homenagem se isto acontecesse.

  • Angelo disse:

    Bosco disse tudo e cofrmo. Aprendi a gostar do Ceará quando ainda era estudante do primeiro grau, quando com muita dificuldade se ouvia zqui no interior uma emissora da capital. Morava em Chaval e quando vim para Fortaleza em 69 tive a honra de assistir ao vivo no velho PV e vibrar com seus gols. Assisti o jogo que mais me marcou: Ceara e Remo com ELE fazendo mais de 25mil torcedores, isto mesmo, pois naquela epoca o PV comportava e era encolhido como hoje.
    Cicero capacete era um otario que nem sabia cobrar um tiro de meta e Gildo vendo isto pela inteligencia que era possuidor, icou de espreita e desmoralizou o otario.
    Digo mais para o bem do Ceará e para nós Ele nasceu em tempo certo, porque se fosse hoje estaria num grande clube do futebol mundial. Tenho dito!

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    ÉÉÉÉÉGUA!!! BOSCÃO!!!

    Eu juro que não entendí a sua bronca com o pobre do BFONTENELE. Ele não disse nada demais. Apenas foi contra a tal aposentadoria da camisa 9 e outras.

    PS: O PEDÃO da bananada era irmão do grande CHARUTO, outro que arrebentou no VOZÃO e do NINOSO que jogou América, inclusive quebrou a perna do irmão (Charuto).

    Voltando a homenagem bem que deveria ser feita uma estátua em tamanho natural de bronze semelhante a que o Paisandu fez para seu maior jogador, o QUARENTINHA, e que fica dentro do campo da CURUZU.

  • Alice disse:

    Boa noite

    Admirei muito este conteúdo.

    Por mais sites idem a este!

    shameonyoublogueira.com shameonyoublogueira.com/intelimax-iq

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *