Blog do Vozão

Ricardinho: De imprescindível a interrogação

239 30

Ricardinho: De imprescindível a interrogação (Foto: Lucas Moraes/Cearasc.com)

Uma das primeira contratações feitas pelo Vozão na temporada foi a do meia Ricardinho, velho conhecido do torcedor alvinegro, que recebeu a noticia de sua contratação recheada de expectativas positivas, mesmo o jogador vindo de uma cirurgia no joelho e sendo sabedor que precisaria de um tempo para se recuperar totalmente e assim poder voltar a disputar uma partida de futebol.

A qualidade técnica de Ricardinho é inquestionável, sua facilidade na “bola parada” é um diferencial que pode contribuir positivamente durante uma partida de futebol, a qualidade do passe nem se fala, mas, no esquema utilizado por Chamusca nesse momento, não vejo espaço para ele e Lima jogarem juntos como titulares. Citei o Lima por entender que no esquema utilizado pelo treinador, a única posição no meio campo que cabe o Ricardinho seria na função ora exercida por Lima. E digo mais, nas vezes que Lima e Ricardinho estiveram juntos como titulares, para que isso ocorresse foi necessário alterar  a função e, consequentemente o posicionamento de Lima dentro de campo, e o que vimos foi a queda de rendimento do jogador e também do time. Por fim, acho que Ricardinho pode nos ajudar por demais na luta pelo acesso, mas nesse momento, entre ele e Lima, prefiro o Lima como titular. Essa é a opinião do blogueiro.

Mas a principal intenção do post é saber a opinião dos leitores sobre o assunto.

Portanto, com a palavra os leitores.

Saudações Alvinegras!

30 Comentários

  • Sávio Feitoza Vozão disse:

    Bom dia ALVINEGROS !
    Acho que cabe os dois como titulares. Dependendo da partida saca Raul ou Richardson !!!

  • Antonio disse:

    O Ricardinho está longe de ser aquele craque que foi. Concordo com o blogueiro que ele e Lima juntos não dá. Caso lançar Ricardinho de segundo volante seria uma saida.

  • alberto t disse:

    Boa discuçao, concordo com Sávio Feitosa Vozao, mas agora é q me deixa encucado, e o q Lelê e Elton são melhores q ricardinho? Mesmo sabendo q são diferentes em posições, o q eles acrescentam e q ricardinho n acrescentaria? Na minha cabeça nem debaixo do gol os 2 são mais úteis ao time q ricardinho, mas tem gente q diz q essas coisas ruim, Lelê é Elton são grandes atacantes, então veremos, cuidado com os 5 viu seu Chamusca, Lelê é um Assissinho em tudo, onde andas mesmo o grande atacante Assis? É de admirar, um grande atacante q nós tínhamos sumir tão de repente, n entendo esse povo, Lelê, Elton, Assissinho e cia, como grandes atacantes do vozao.

  • Bosco disse:

    Isso não é um problema.
    É solução.
    Ricardinho reserva do Lima.
    Imaginem se tivéssemos reservas do quilate do Ricardinho para todas as posições!

  • José de Lima Aracat disse:

    Sem questionar a qualidad técnica do Ricardinho entendo que futebol é momento é no momento o Lima está melhor e encaixa no esquema do Chamusca, nesse time só cabe o Ricardinho se for no lugar de um dos volantes, sem sacrificar a função que o Lima vem desempenhando muito bem.

  • Bosco disse:

    Sampaio, Se você soubesse viver em democracia e respeitar a opinião contrária à sua, o blog seria bem melhor! Faça um favor a você mesmo. Não leia meus comentários. Não perca seu precioso tempo. Tem um bocado de gente que eu não leio mais os comentários. Não acho que vale a pena.

  • Bfontenele disse:

    Caros, não é por aí, quero o Ricardinho junto ao Lima, cada um na sua, Lima na meia e Ricardinho na volância e não um substituindo ao outro. Não faz muito tempo Ricardinho foi considerado o melhor segundo volante (ou terceiro) da série B, jogou maravilhas, o problema é o xodó do treinador: o Ken, não calça as chuteiras do Maestro.
    Vamos esperar que mesmo sem Ricardinho o Vozão consiga manter o padrão de jogo e volte a vencer jogando na casa do adversário.
    Saudações alvinegras para todos.

  • francisco - sócio Torcedor disse:

    Para mim seria o seguinte: Raul 1o. volante, Richardson 2o. volante, Ricardinho 3o. volante e meia de Ligação e Lima centralizado e abrindo pela Direita. Lelê esquerda (Só tem ele que faça mais ou menos a esquerda) e Elton/Arthur.
    Magno alves , Felipe Menezes e Pedro ken opções para substituição no 2o. tempo, para mudar o esquema do jogo, pois os três cansam logo e não marcam ninguém.
    Para mim série B é 1o. marcação e só depois tenta matar o jogo com 1 ou 2 chances.
    Foi assim que o PC Gusmão subiu a gente e o limitado Parreira ganho 1994

  • CLÁUDIO CEARÁ disse:

    Qual é o esquema do Chamusca que não pode ser mexido, o que levou de quatro do Boa ou o que ganhou do Náutico dentro de casa num bambo num jogo horrível?
    Quem disse que o Ricardinho tem que ocupar o mesmo espaço do Lima? São jogadores de características diferentes, e podem jogar em posições diferentes.
    O que não dá para entender é deixar Cafu e Lelê como titulares ou colocar um J. Caucaia em campo e um jogador do nível do Ricardinho no banco.
    Como escreveu o blogueiro, um jogador que tem um passe de qualidade, exímio batedor de falta, que pode mudar o resultado do jogo a qualquer momento, a manter-se essa situação, só a entendo como burrice ou excesso de cabeça dura, que acaba sendo burrice do mesmo jeito.
    Teimosia tem limites!

    Saudações alvinegras!

  • R1914 disse:

    Acho q o Ricardinho e o Lima podem sim jogar juntos. Mas o lima não iria exercer a função de ponta como o Chamusca costuma utilizá-lo em algumas partidas. Formaria um losango no meio campo com Raul;P. Ken e Ricardinho, com o lima mais a frente dos 3. No ataque Lelê (Roberto) e Artur.

  • Vitor Nobre disse:

    Vou discordar completamente de te Weiber,como pode ser incompatível a escalação de dois jogadores com características totalmente diferentes,o problema é que naquele jogo contra o Náutico,o Lima foi deslocado pra uma faixa de campo em que o seu futebol não rendeu,acho que o Ricardinho pode ser usado numa linha ao lado do Pedro Ken,com o Richardson fazendo o primeiro volante,ou seja meu meio seria,Richardson,Ricardinho,Pedro Ken e Lima

    Esse seria o seu meio campo e talvez de muitos outros, mas a questão que me referi é o esquema adotado por Chamusca, nele não cabe três vola tes e um meia. Se não vejamos:
    2 volantes
    1 meia
    Cafu, Elton e Lelê.
    Entendeu?
    Abraços.
    WC

  • alberto t disse:

    Lá vai de novo, meus amigos, Lima é meia de origem, é meia nato, é meia por natureza, é meia por excelência, Ricardinho ñ é meia, ele é um 2º volante q também faz as vezes de meia, será q é tão difícil entender isso, o difícil é arranjar uma vaga pro Ricardinho sem mexer ou alterar o posicionamento do Lima, e não precisa alterar, prá q diabo serve treinador? então pronto, assim sendo, Neymar, Messi e C.Ronaldo nunca poderiam jogarem juntos, é isso? se ñ tiver treinador, nunca mesmo, mas se tiver, juro de mãos juntas q é possível, mas vou apostar nesse time formado por Leandro Carvalho (paraense, é esse o nome?), Elton e Lelê, depois ñ me venham com mi mi mi de 5 novamente, é vdd q Ricardinho ñ vem bem, mas prá isso precisa rítimo e assim vai ser difícil, taí meu meio campo: Richardson, P.Ken, Ricardinho e Lima como autêntico meia e aí, sei lá, talvez Cafu e o maravilhoso Elton, ou M.Alves e Elton ou Leandro Carvalho e Cafu ou ainda M.Alves e LC, só ñ pode é ficar como vem jogando sem o ataque ñ atacar nem um pinto.

  • otoniel disse:

    E importante a gente contar com todos os jogadores,que estejam em condiçoes de jogar.Seja no banco ou jogando,quanto mais opçoes o nosso treinador tiver melhor para o nosso clube.Estamos no caminho certo.Vamos apoiar e abraçar o nosso clube,rumo ao acesso.E vamos aderir ao socio-torcedor.

  • Oliveira Silva disse:

    Tem lugar sim no time principal e ainda junto com o Lima, o problema é que as coisa estão dando certo com esquema 4-4-3, nada contra mas os velocistas Cafu e Lele são péssimos em alguns fundamentos, para não dizer em todos, e ainda prejudica o camisa 9.
    Mas o maior problema para o Ricardinho é o ritimo de jogo, se não vejamos, o Pedro Ken foi muito criticado no começo, mas com as oportunidade melhorou seu rendimento e é quase impossível a escalação sem ele, penso que um 4-4-2, com a saida dos 2 “velocistas”, a entrada do Ricardinho, que jogaria com um terceiro homen do meio de campo que facilitaria a vida do Lima, que poderia jogar mais solto e colado a um segundo atacante que pode ser o Magno Alves ou Leandro Carvalho. Acho pai d´égua o 4-4-3(qnd posso jogo assim no video game, kkkkk) até ja defendi aqui, mas com esses caras ai que não acertam um cruzamento, uma enfiada de bola, uma tabela, só correm e driblam e ainda sem objetividade, melhor começar a pensar num plano B, já que os times ja estão manjando do estilo de jogo do Mais Querido!

  • Oliveira Silva disse:

    *Correção 4-3-3

  • Celio Miranda Albuquerque disse:

    Weiber Castro, vc analisando da forma consistente e demonstrando por A + B, tenho que concordar com sua visáo e com a do Chmusca sobre o Ricardinho , tendo sido colocado na reserva, ñ que esteja ruim, mas pq o Lima, que continua , v vwm adaptando-se.melhor ao esquema com 3 atacantes, embora ñ concorde , pois sou defensor do futebol de resultado na base da retranca – jogando feio mesmo -, para o caso de um time que ñ sobe há 7 anos w por isto mesmo precisa ser humilde e cirúrgico .
    Mas tudo bem. Afinal, dizem que a melhor defesa é o ataque. Vamos ver quem vai tá com a razão, no final.

    Antgamente, muitos times do interior de SP subiam com futebo de resultado.

    Caso o Ceará leve outra goleada…vou culpar o esquema chamusquiano e wberdecastriano, o pedido pela torcida que acha q o Ceará é o Barcelona.

  • Charles disse:

    Na minha opinião, é Ricardinho e mais dez, não tem como deixar de fora, arranja qualquer lugar e o coloca. Estão endeusando o Lima ( jogou bem os três primeiros jogos), depois não foi muito diferente dos demais. Como falou um amigo num posto anterior, você tem Elton, Lelê, Cafu, etc.. no time titular

  • Celio Miranda Albuquerque disse:

    Caro Weiber
    Agora , sugiro, que seja a vez do Magno Alves, merecer um texto específico em seu blog – que o irrrequieto BOSCO insiste na tese de que pertence ao povo e não de propriedade do blogueiro, manda e desmanda, ou não?

    O Magnata (não sei nem se ele gosta de ser tratado assim) , é merecedor desta distinção, ou não?

    São duas perguntinhas ingênuoas que pediria a sua atenção em respondê-las, entendo nào somente para mim, mas para uma grande parcela do torcedor.

    A questão da visão do BOSCO (merece respeito porque tem boas colocações e é assíduo) , deve ser da seara do público e privado…

    A questão do Magno Alves; parece que dwterminados setores acha que a fonte dele secou, aí wncara a situação na base de quem abandono um ente querido porque ficou pobre e desempregado, deixando a gratidão de lado, como comumente acontece, e não enxerga mais potencial de soerguimento, caso de em acontecendo a volta por cima, de devolver o troco.

    Magno Alves no meu ponto de vista não passa por um bom momento, mas terá sempre o meu respeito e minha admiração. No momento oportuno falaremos sobre ele aqui no Blog.
    Abraços.
    WC

  • Celio Miranda Albuquerque disse:

    Apresso em ressaltar qto ao final da participaçào acima, QUE VINGANÇA não é recomendável em qualquer situaçâo. E a família é sagrada mesmo tendo conflitos, em geral passageiros, pois ela é a que acolhe em primeiro lugar, hora do esquecimento de arranhões….

  • Gilson Rocha disse:

    Falei há poucos dias que o Paraná estava encostando. Encostou de vez. Vi, hoje, nesse jornal o Sr. Segurado afirmando que o Ceará não vai mais contratar para a série B. Será que tinha ainda alguém esperando que essa diretoria fizesse alguma contratação? Cuidado com o Paraná! A diferença é apenas de 1 vitória, pois no saldo de gols eles estão muito na frente. Vou falar, mais uma vez, o que já havia dito antes: Com o ataque arrasador que nós temos, vamos conseguir tirar a diferença de gols do Paraná? Ganhando, normalmente, de 1 X 0 de times fraquíssimos, dentro de casa? Com um centroavante, Elton, que não sabe onde ficam as traves? Com Artur que é uma promessa, Rafinha, outra promessa, Magno Alves que não joga mais, Lelê, Alex Amado, Leandro Carvalho que ninguém conhece e Rafael Costa que todos conhecem? Olhem o número de atacantes que citei. Vamos ter que torcer muito. Sinceramente, vamos ter que torcer muito. Enquanto isso, torcedores ficam xingando uns aos outros aqui no blog. Todos que aqui se posicionam, acredito eu, querem o bem do Clube. Quando se crítica é no sentido de ver o bem do Clube. Não acredito, a não ser que seja um grande imbecil, um total idiota, que um torcedor de outro clube venha aqui escrever coisas negativas contra o nosso Clube. Vamos respeitar a opinião dos outros. Isto aqui é um espaço democrático e como tal deve ser tratado. Já que não temos uma diretoria a altura da grandeza do nosso time, só podemos fazer uma coisa para não passarmos como omissos: Criticar, dar sugestões e torcer pra que tudo dê certo. CEARÁ TUA GLÓRIA É LUTAR! VAMOS À LUTA!

    No momento a diferença para o Paraná é de uma vitoria e uma partida a menos. Eles já jogaram na rodada, o Vozão ainda não.
    WC

  • Vander disse:

    Com todo respeito WC, o Ricardinho de hoje é tão imprescindível quanto o Magno Alves. Não se pode analisar um jogador pela importância que ele teve para o clube no passado, mas pela sua real condição de atleta no presente.

  • Gilson Rocha disse:

    Eu sei, Weiber. Ocorre que o Ceará vai jogar fora e terá que fazer o resultado. Ganhando ou empatando, segura um pouco a diferença, mas se perder as coisas começam a complicar. Portanto, temos que ter muito cuidado com o Paraná. Eles vêm subindo de produção e o Ceará nas últimas não nos deixou muito entusiasmados. Esperamos um bom resultado contra o Londrina. Como temos oito atacantes e nenhum deles passa a devida confiança, temos que torcer muito e o time tem que jogar com muito raça para suprir as carências. É isso.

  • Monsieur Bovarhhhh disse:

    Ou cara chato esse Gilson Rocha. Todos aqui contribuem com algo.dao sugestões.falam como tirar melhor proveito desse elenco.

  • Carlos Alberto disse:

    O assunto é pertinente e eu já o discuti com alguns Amigos Alvinegros.
    O Ricardinho é um grande jogador. Mas, infelizmente, no esquema do Xamuska, ele é Banco. Reserva. Suplente.
    Porque com ele o jogo não tem velocidade, fica travado, lento.
    Não tem nada a ver ele reserva do Lima. O Ricardinho é reserva é do Richardson.
    Reserva do Lima é o Felipe Menezes.
    O nosso meio tá + ou – assim:
    Raul (Caucaia) (João Marcos);
    Richardson (Ricardinho);
    Pedro Kem (Pill)
    Lima (Felipe Menezes).
    Ricardinho só daria certo com o Lima, se jogasse de segundo volante.
    Outra formação seria: Raul, Ricardinho, Pedro Kem e Lima. Mas aí, nesse esquema, o nosso ataque não funcionaria. Por que os atacantes do Ceará são fracos. Pra dar certo desse jeito, só com o Magnata e o Rafael Costa no ataque.
    De qualquer forma, penso que ele é importante demais para o grupo.
    Poucas equipes nessa série B tem um jogador como o Ricardinho.
    Incrível, né não?
    Mas é assim mesmo.
    Um craque… e reserva.
    Nessa eu tô com o Xamusca.

    Saudações Alvinegras!!!

  • José de Lima Aracat disse:

    Me deem notícias de Pio e Roberto.

    Pio segue em tratamento de sua lesão na coxa, a expectativa é que para o jogp contra o America ele esteja a disposição. Já o atacante Roberto se recupera de um pubalgia e segue em tratamento.
    WC

  • Bosco disse:

    Ainda estou esperando a explicação do Chamusca sobre aquela goleada inesperada que levamos do Boa Esporte.

    Aquilo me deixou sem confiança.

    Alguém ouviu o que Chamusca falou para explicar aquele placar?
    Alguém pode explicar aquilo?

    Cada dia que chega mais perto o jogo com o Londrina, mas eu me preocupo porque uma coisa jamais sonhada, perder de goleada para o Boa esporte, aconteceu.

    E olha que foi pouco o placar.
    O jogo mostrou que podia ter sido maior a goleada.

  • OMAN disse:

    ***treinador fraco (e não franco)

  • Eduardo Santos disse:

    Rafael Grampola atacante do Joinvile.Não deve ser caro e é artilheiro.Reforça diretoria.

  • F_Neto disse:

    Assim como vai acontecer com o R Costa, Ricardinho vai ter que se readaptar ao pós cirurgia, jogador depois de cirurgia no joelho não volta o mesmo, leva um tempo até voltar próximo do que era, esta é a verdade, titular num time que depende de mobilidade hj ta difícil, mas assim como magno, acho que seriam importantes opções para segundo tempo!

  • Gilson Rocha disse:

    É engraçado! A gente acaba de fazer um comentário falando que todos que se pronunciam aqui no blog o fazem pensando no bem do Clube. Aí, quando menos espero, aparece um IMBECIL se fazendo de francês para tumultuar o ambiente. Veste as calças, cara! Esconder-se atrás de nome fictício só demonstra covardia. Procura usar as calças. Estou falando usar e honrá-las. Por que vestir calças, qualquer um pode vestir. Diz o que tu queres dizer, mas coloca teu nome. Procura respeitar os outros. Se eu sou um chato, você é um IMBECIL com todas as letras.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *