DATA É MARCADA POR MISSAS, CONFISSÕES E PROCISSÃO NO FINAL DO DIA.

Sob o tema: ‘’Nós vos adoramos e vos bendizemos Senhor Jesus Cristo, porque por vossa santa Cruz remistes o mundo’’, a paróquia de Canindé comemora hoje dia 17 de setembro (segunda-feira), as Chagas de São Francisco. A igreja católica relembra a data porque nesse mesmo dia, em 1224, aconteceu o fenômeno religioso em que São Francisco recebeu suas chagas nas mãos e nos pés. Ele estava rezando no Monte Alverne, na Itália, quando teve a visão do Cristo Crucificado, em forma de um ‘’SERAFIM ALADO’’, (um anjo de asas). No encontro místico ao ouvir de Cristo as palavras: ‘’Francisco, vai e reconstrói a minha casa que está em ruínas’’. Desde aquele momento, o jovem dedicou-se a cumprir sua missão, renunciando as riquezas.

Serão 794 anos de comemorações das Chagas do santo. Acontecem missas as 6h, 9h e 16h. As 18hs a procissão com o Painel de São Francisco pelas principais ruas da cidade. Logo em seguida a celebração da santa missa presidida pelo Reitor do Santuário Frei Marconi Lins.

Um depoimento do pároco e reitor, frei Marconi Lins, chama a atenção dos devotos. ‘’muitas pessoas, às vezes, perguntam se São Francisco de Canindé é o mesmo de Assis, na Itália, e o porquê do nome Chagas. Na verdade, São Francisco de Assis e das Chagas é um só: de Assis, porque era sua terra natal, das Chagas por causa dos estigmas de Jesus Cristo que o santo recebeu por meio da transfiguração e de Canindé, devido ao culto, a fé que os devotos retratam no Santuário.

A Paróquia de Canindé comemora ainda 201 anos de fundação, além dos 361 anos da Comunidade da Província Franciscana do Brasil, 260 anos das origens da devoção a São Francisco e 809 anos da Ordem Franciscana no Mundo e 222 anos da chegada da imagem de São Francisco que se encontra no altar a cidade.

Para frei Marconi Lins, ‘’mais que desvendar o caráter histórico das chagas de São Francisco, é importante refletir sobre a experiência de vida que se esconde sobre esse fato.

De acordo com o Coordenador de Liturgia da Paróquia CIRANO ALISSON, as festividades serão marcadas por três missas durante o dia. 6h, 9h e 16h. Em sua opinião, as chagas de São Francisco é uma visão de Cristo Crucificado em forma de ‘’SERAFIM ALADO’’. São sinais de sua semelhança a humanidade de Cristo, nos seus três modos: na vida, paixão e na ressurreição.

Faltando uma semana para a abertura oficial da romaria, a cidade já concentra muitos fiéis vindos de várias cidades do Nordeste brasileiro, que aproveitam esse período para reverencia ao santo dos milagres.

Os abrigos estão com seus espaços ocupados. Os romeiros que chegam em grande escala se emocionam. O comércio já sente o aquecimento das vendas. ‘’Estar em Canindé é estar em paz com a própria alma. Aqui a religiosidade transforma a nossa vida cristã’’, ressalta o romeiro Francisco das Chagas do Estado de Tocantins que veio pagar uma promessa diferente. Ascender 100 velas na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes. Ele e mais 13 pessoas só retornam para o Estado de origem no próximo dia 18 de setembro depois que participaram na manhã desde domingo dia 16 de setembro da maior moto romaria do Mundo de Fortaleza a Canindé numa demonstração de pura fé sobre duas rodas.

‘’Hoje Canindé estar de braços abertos para receber o povo de Deus. Os filhos de Francisco que dão a cada ano, demonstrações de fé e espiritualidade’’, diz a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Socorro Bastos, que, em parceria com a Paróquia irá disponibilizar os servidores para o trabalho de orientação nas ruas e entradas da cidade durante o período da romaria. ‘’O romeiro que chegar a Canindé precisa ser bem tratado. Ele é devoto de São Francisco desde o momento em que deixa sua residência para vir ao encontro de Deus no Santuário, por isso estamos prontos para atendê-lo’’, disse.

Fotos e texto: Antônio Carlos Alves