Canindé tem a segunda maior peregrinação no Mundo a São Francisco. Evento mesmo com as eleições deste ano, os festejos acontecerão de 24 de setembro a 04 de outubro.

 

Devoção dos fiéis fez com que Vaticano elevasse igreja ao status de Basílica.

Romeiros de várias partes do País viajam todos os anos a Canindé, no Sertão Central, para louvores e agradecimentos por promessas cumpridas.

Um dos festejos religiosos mais aguardados do ano, a Festa de São Francisco das Chagas, neste município, já tem a programação definida pela Igreja. Mesmo com as eleições deste ano, o calendário não sofreu alterações e os festejos serão realizados de 24 de setembro, com hasteamento da bandeira, e encerrando no dia 04 de outubro, com uma grande procissão pelas ruas principais da cidade. A festa terá como tema “Senhor fazei-me instrumento de vossa paz’’.

“Para quem segue o exemplo de São Francisco, festa é um grande encontro fraterno: o povo de Deus reunido na alegria e no louvor”, lembra o coordenador da romaria, e reitor do Santuário Frei Marconi Lins.

O Franciscano lembra que Canindé é a alma franciscana do Brasil e este ano, comemora 260 anos de fé e devoção ao santo mais popular do planeta.

Ele acrescenta que se deu início à fase de preparação da festa em todos os sentidos: “litúrgico, estrutural, social, humano, para bem recebermos em nosso Santuário cada um que vem agradecer as graças de Deus, por meio do glorioso São Francisco das Chagas. A partir dos critérios – Palavra de Deus, vida de São Francisco, expressão de fé dos romeiros e um fato eclesial da atualidade – escolhemos o tema central do novenário: “São Francisco: Senhor fazei-me instrumento e vossa paz’’, explica o frei

Procissão

Centenas de milhares de pessoas são aguardadas já no primeiro dia, de hasteamento da bandeira e celebração eucarística. A primeira procissão será com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica em direção à praça dos Romeiros, depois, retornando á Basílica. A partir do dia 25 de setembro, a novena acontecerá na Praça dos Romeiros.

De acordo com o Reitor do Santuário Frei Marconi Lins, toda a liturgia da festa é o instrumento que guia para o principal objetivo: a evangelização. “O Santuário já é este grande encontro, festa que não se interrompe, manifestação do reino de Deus na fé, no louvor, na fraternidade e na alegria do povo”, explica.

Família e esperança

O religioso ainda acrescenta que a festa, que reúne as famílias, é um momento de amor. “Assim, vamos caminhando, preparando os espaços, mas principalmente o espaço do nosso coração, pois sabemos que nossa vida é uma romaria, rumo à plenitude. É nessa condição de peregrinos que olhamos para São Francisco e enxergamos a face do Cristo dos pobres, dos excluídos, dos que precisam de nós. Desta forma ele é um caminho de esperança para o Cristo”.

O padre alerta para os cuidados preparativos: “é preciso que as famílias se unam para atender bem nossos visitantes, a Prefeitura Municipal caminhe em sintonia com o santuário, porque assim a festa fica mais organizada e ganha um sentido de vida muito forte, o amor que São Francisco sempre teve com o próximo”, concluiu o franciscano.

O município de Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo. Na semana de 24 de setembro a 4 de outubro (dia de São Francisco), centenas de milhares de pessoas visitam a cidade; embora haja peregrinos de todas as classes sociais, a imensa maioria é de pessoas humildes.

Vaticano

A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo. O santuário de Canindé é considerado o maior santuário franciscano no continente americano. No ano de 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, historicamente reconhecido como fundador do povoado, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, onde iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas, contando com o auxílio de habitantes locais. No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem a São Francisco já eram tradicionais, impulsionando o povoado ao desenvolvimento.

Mais informações

 

Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé

Praça da Basílica, S/N

Centro- Canindé

Telefone: (85) 3343-9950

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves