As caminhadas; tradição de 32 anos abrem oficialmente na madrugada deste sábado, 23 de setembro, a maior romaria em homenagem ao santo mais popular do mundo. Elas antecedem a abertura da Festa de São Francisco, no tradicional levantamento da bandeira. Esse movimento a pé tem origem das famílias de se reunirem para ir a Canindé pagar promessas. Com o passar do tempo, as comunidades foram se organizando e, por meio do rádio, passaram a anunciar para as mais distantes o local, a hora e o trajeto que deveriam seguir até o município de Canindé.

Em 1986, sentindo o crescimento das procissões, o vigário da época, frei Lucas Dolle, deu poderes aos coordenadores de Pastorais para motivar e organizar a romaria a pé. Dez anos depois, surgiram os conselhos dos Serviços Fraternos da sede e da zona rural, que passaram a organizar um plano de ação para as caminhadas. Neste ano, serão cinco roteiros de caminhos.

Com isso, milhares de peregrinos chegam ainda no começo da madrugada à Praça da Basílica para a abertura oficial dos Festejos da Romaria de São Francisco das Chagas, que se estendem até o próximo dia 4 de outubro. Nas rodovias de acesso à sede, grupos caminham no meio do escuro ou seguindo paredões de som tocando hinos ou cânticos em louvor ao patrono dos pobres e humildes.

Nas entradas da cidade, os canindeenses montam um exemplo de solidariedade: distribuição gratuita de lanches, como cachorro-quente e sopa, além de água e refrigerantes, e as boas-vindas aos romeiros.

“Louvados sejas, meu Senhor, por todas as tuas criaturas!” Aproxima-se mais uma Festa de São Francisco, tempo de intensa celebração para a imensa Família Franciscana presente em todas as partes do mundo. Ocasião de olharmos com carinho para o nosso Pai e Fundador e rendermos graças a Deus por ter suscitado no coração da Igreja e do mundo presença tão especial e inspiradora.

Celebrar São Francisco é uma alegria que não pode ser contida e é neste espírito que queremos convidar você, a participar desta festa do amor de Deus manifesto em Francisco de Assis. Neste ano, o Dia de São Francisco (04 de outubro), será uma quinta-feira. Procure uma de nossas Paróquias ou Conventos próximos à sua casa. Venha celebrar conosco!’’, orienta o Reitor do santuário frei Marconi Lins.

Segundo ele, o tema da festa deste ano: ‘’Senhor fazei-me um instrumento de vossa paz’’ retrata a vida de São Francisco. Em torno desta mensagem a Festa de São Francisco 2018 irá ser norteada lembrando ainda os 201 anos da criação da Paróquia e os 101 anos de sagração do Santuário de Canindé. Será a Festa da Igreja em Canindé.

 

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves