Cinema às 8

Curta cearense ‘Janaina Overdrive’ é selecionado para Festival do Rio 2016

janaina-overdrive-cinema-as-8

Curta de Mozart Freire ganhou o prêmio especial Olhar Universitário de Melhor Curta, no 26° Cine Ceará (Foto: Divulgação)

O curta-metragem cearense Janaina Overdrive (2016), de Mozart Freire, está entre os selecionados para o Festival do Rio 2016. O filme participa da Mostra Competitiva Novos Rumos, concorrendo com três títulos paulistanos. Em sua 18ª edição, o Festival do Rio acontece de 6 a 16 de outubro próximo e exibirá 35 longas e 13 curtas. Neste ano, o evento fará homenagem aos 15 anos de lançamento de Lavoura Arcaica, longa de Luiz Fernando Carvalho baseado no romance de Raduan Nassar.

Em Janaina Overdrive, uma ciborgue transexual busca sua sobrevivência longe do controle biotecnopolítico da corporação que ameaça trocar seu modelo por uma série mais moderna. Além de dirigir, Mozart assina o roteiro e divide a direção de arte com Jônia Tércia. A fotografia é de Daniel Pustowka.

O filme foi realizado como trabalho de conclusão de curso do cineasta em Realização Audiovisual da Vila das Artes. Em junho, venceu o prêmio especial Olhar Universitário de Melhor Curta, no 26° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. Sua produção de estreia, Cinemão (2015), foi eleito Melhor Curta pela Mostra Olhar do Ceará.

No Festival do Rio, Janaina concorre com os curtas ‘Sem Título #3: e para que poetas em tempo de pobreza?’, de Carlos Adriano, ‘Love Snaps’, de Daniel Ribeiro e Rafael Lessa, e ‘Não me prometa nada’ de Eva Randolph. Veja a lista completa de indicados no site do Festival do Rio.

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *