Hermes França disputou sete lutas no UFC e chegou a disputar o título dos pesos-leves em 2007. Foto: UFC/Divulgação

Hermes França disputou sete lutas no UFC e chegou a disputar o título dos pesos-leves em 2007. Foto: UFC/Divulgação

Um dos dois lutadores cearenses que chegou a disputar o cinturão do UFC, Hermes França acaba de ser deportado de volta ao Brasil por ordem da justiça dos Estados Unidos.

A determinação veio logo após o atleta, hoje com 39 anos, cumprir pena de 42 meses de detenção por tentativa de abuso sexual contra uma menor de idade em sua academia de jiu-jítsu na cidade de Clackamas, no Oregon-EUA.

Um ano após ser julgado, Hermes fez um acordo judicial e admitiu ser culpado pelas acusações. O ex-desafiante ao cinturão do peso leve morava nos Estados Unidos desde 2000 mas somente sete depois ganhou a condição de residente permanente legal em solo norte-americano.

Hermes França tem 35 lutas em sua carreira. Foto: UFC/Divulgação

Hermes França tem 35 lutas em sua carreira. Foto: UFC/Divulgação

Hermes França é natural de Fortaleza, faixa-preta de jiu-jitsu e possui um cartel de 35 lutas, com 22 vitórias, 12 derrotas e um No Contest (luta sem resultado). Na maior organização mundial de MMA, o UFC, o atlea atuou em 12 oportunidades. Em 2007, viveu o auge de sua carreira ao disputar o cinturão dos pesos-leves.

No octógono, acabou derrotado por Sean Sherk por decisão unânimes dos juízes. Logo em seguida, o combate acabou considerado ‘no contest’ depois que os dois lutadores foram flagrados no exame antidoping.

Além de Hermes França, apenas Thiago Pitbull – ainda em ativa no UFC – foi o outro cearense que chegou a disputar o cinturão do UFC.

LEIA TAMBÉM: Em baixa: ex-UFC, cearense viu sua carreira definhar por escândalos e parou na cadeia 

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles