Tibau vem embalado por vitória | Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto

Tibau vem embalado por vitória | Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto

Nascido em Tibau (RN), Gleison Alves vai em busca de mais um recorde no Ultimate Fighting Championship (UFC). O peso-leve (até 70 kg) luta amanhã contra o polonês Piotr Hallmann, no duelo co-principal da edição do UFC em Brasília, que terá como combate principal os pesos-pesados Antônio Pezão Silva e Andrei Arlovski, além da participação do cearense Godofredo Pepey. Fã de Jean-Claude Van Damme, o potiguar conversou com O POVO e falou sobre a luta.

Gleison Tibau, como o lutador é conhecido, faz seu 23º combate pelo UFC, se tornando um dos três atletas em atividade com mais lutas realizadas. Ele vai igualar o feito do peso-meio-médio Josh Koscheck e do peso-pesado Frank Mir. O potiguar já é o brasileiro com mais lutas no UFC, com 14 vitórias. “Eu planejo um grande show. Estou muito feliz com a oportunidade de lutar novamente no Brasil. Eu vou dar a minha vida para vencer essa luta”.

Piotr Hallmann é um velho conhecido da torcida brasileira. Ele estragou a festa no Brasil em 2013, quando venceu Francisco Massaranduba Trinaldo no UFC em Belo Horizonte. “Sei que ele é um cara do grappling (luta agarrada), mas que gosta de trocar. Sei o quão duro ele é”. O atleta vai repetir o ritual de entrar para as lutas. “Sempre entro com Iron Man, do Black Sabbath, mas um dia ainda entro com uma lambada do meu amigo Beto Barbosa (risos)”.

Faixa-preta de jiu-jitsu e bem sucedido no MMA, Tibau treina na equipe American Top Team, nos Estados Unidos. A grande inspiração para o lutador ingressar nas artes marciais veio de um ator de cinema. “Eu sempre sonhei em viver o que vivo hoje. Devo tudo o que sou ao esporte. Desde que assisti ao Van Damme em ‘O Grande Dragão Branco’, decidi que seria lutador. E, graças a Deus, deu tudo certo”.

PERFIL DO LUTADOR

COM 31 ANOS, Gleison Tibau é lutador do UFC desde 2006. O cartel vitorioso do potiguar é de 29 triunfos e dez derrotas.

AS PRINCIPAIS técnicas do brasileiro são o jiu-jitsu, modalidade na qual é faixa-preta, e o wrestling.

O ATLETA também tem a seu favor o tamanho em relação aos demais lutadores da divisão até 70 kg.

ATUALMENTE, a maior motivação do peso-leve é seguir lutando no UFC para quebrar recordes.

UFC

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles