Anderson Silva durante coletiva de imprensa | Foto: Divulgação / Alexandre Loureiro - InovaFoto

Anderson Silva durante coletiva de imprensa | Foto: Divulgação / Alexandre Loureiro – InovaFoto

Anderson Silva voltou a participar das atividades promovidas pelo Ultimate. O ex-campeão ainda não entrou no cage novamente, mas conversou com jornalistas e fãs durante coletiva do UFC, realizada nesta terça-feira, 14, no Hotel Copabana Palace, Rio de Janeiro. O evento foi mediado pela diretora geral do UFC no Brasil, Grace Tourinho, e também contou com a participação da equipe de profissionais que acompanhou todo o processo de recuperação do ídolo brasileiro: o treinador de jiu-jitsu
Ricardo De La Riva, o preparador físico Rogerio Camões, o médico Márcio Tannure e o treinador de boxe Luiz Dórea.

O Spider falou sobre o drama após a fratura, o novo adversário Nick Diaz, luta pelo cinturão, Vitor Belfort, Chris Weidman, Ronda Rousey e muito mais. Confira abaixo as declarações de Anderson durante a coletiva:

Confiança
“Os treinos estão sendo legais, estou conseguindo executar os movimentos que fazia no começo, logo que comecei a chutar não estava tendo força, o que é esperado. Mas agora estou fazendo um trabalho específico para recuperar a força na perna, poder chutar sem medo. Tenho certeza que no dia da luta vou estar 100%”.

Aposentadoria
“Os momentos depois da fratura foram muito difíceis. Eu brinco hoje porque tenho que brincar. Mas foram os piores meses da minha vida. Quando caiu minha ficha que a perna tinha quebrado, achei que minha carreira tinha acabado. Fiquei deprimido. Tive todo o apoio do Dana (White), do Lorenzo (Fertitta). Todo esse apoio me deu força para continuar e voltar”.

+ VÍDEO: José Aldo provoca equipe de Chad Mendes: “Team Alpha Male é freguês”

Lembranças das derrotas
“No começo foi um drama, mas agora já não mais. É como um trabalho comum, em que você tem um dia de trabalho e seu dia não foi bom. E também um pouco de cansaço mental. Estou renovando uma fase da minha vida que passou, foi uma experiência, mas que não vai atrapalhar em nada mais”.

Momento mais marcante após fraturar a perna
“Foi no dia em que cheguei em casa. Quando desci do ônibus que o UFC colocou à disposição para me levar porque eu nem podia viajar de avião. Nunca imaginei que fosse chegar em casa com a perna quebrada, que minha família fosse me ver assim”.

Rotina de treino
“Acordo 7h, corro na praia, que foi cortada agora. Vou para academia e faço o primeiro treino com mestre De La Riva; tenho um break de 40 minutos no máximo;  e depois faço treinos específicos. À noite, tenho preparação física com mestre Camões”.

Anderson Silva responde à perguntas da imprensa e dos fãs | Foto: Divulgação / Alexandre Loureiro - InovaFoto

Anderson Silva responde à perguntas da imprensa e dos fãs | Foto: Divulgação / Alexandre Loureiro – InovaFoto

Perna recuperada
“A perna está legal. Me dizem: Pode chutar, que a perna não quebra mais. Vou continuar treinando, focado, e sem a pressão de ter ficado oito anos vencendo. Não enfrento mais isso”.

+ Conhece o “Anderson Silva britânico”? Michael Page é a sensação do Bellator

Confronto com Nick Diaz
“A luta com Nick Diaz vai ser boa, ele está numa situação parecida com a minha porque ficou um tempo sem lutar e troca bem. Vai ser uma luta de MMA. E estou treinando para fazer uma luta bonita para os meus fãs”.

Sobre alterar o jogo de solo no treinamento
“Não houve alteração nenhuma. Ramom continua sendo meu treinador. Me sinto seguro por baixo. Tive a humildade de pedir que ele viesse para fazer parte do time e para me ajudar”.

Possíveis provocações na encarada
“Eu sou tranquilo. Mas não gosto de ser desrespeitado como homem nem como atleta. Se ele me desrespeitar, as coisas vão acontecer do jeito que tiverem que acontecer”.

Música
“Entrar com DMX seria muito bacana. Ele é um caro supertalentoso q acabou se perdendo no caminho, mas seria legal. Aquela caminhadinha me deixa nervoso”.

Apoio em casa
“Eles entendem que isso é importante para mim. Eu acho que deixei escapar alguma coisa nas minhas últimas lutas e é isso q estou buscando. E eles estão entendendo”.

Motivação
“Nas últimas lutas estava muito pressionado, não estava fazendo por estar feliz, mas por pressão. Eu me pressionei e isso acabou tirando a vontade de fazer o que eu fazia”. Elogios ao novo Anderson, é muito bom. Lá em casa, ninguém quer lutar.

Apoio dos fãs
“Fico feliz em saber que tem tanta gente torcendo pela minha volta. Tento aprender com os meus erros, não só técnicos, mas também de personalidade. Acho que perdi muita coisa por causa disso e estou tentando aprender”.

Humildade
“No dia a dia, sou um cara humilde. O mais importante é a gente entender o quanto podemos ser melhor no dia seguinte. De certa forma, sendo humilde, foi o que ficou distante de mim por um tempo e que eu estou buscando de novo”.

Evolução
“Eu devia ter evoluído muito mais. Nas minhas últimas duas lutas, deveria ter feito isso e não fiz. Por isso, agora, trouxe todo mundo para perto: para ver no que podemos melhorar, no que estamos evoluindo e no que não estamos”.

Lutar pelo título
“Eu não mudei de ideia. Na minha equipe temos o Jacaré, tem o Lyoto, o Kalil, que está começando. Temos outros atletas que estão se destacando e nada mais justo que eu, que já passei por esta fase, deixar as pessoas que querem fazer isso com propriedade”.

Cinturão contra o Weidman
“Nunca falei dos meus adversários, sobre com quem gostaria de lutar. Aprendi desde cedo: você não desafia ninguém, você se credencia. Se eu me credenciar para lutar contra ele, vou lutar. As coisas vão acontecer naturalmente. Mas não lutaria contra o Jacaré, que é meu irmão”.

Contrato
“Eu pretendo fazer todas as minhas lutas”.

Vitor Belfort
“Vitor é, de todos os atletas de peso até 84, o mais completo. Mais explosivo, tem um bom boxe, tem bom jj, bom wrestling. Weidman é novo e está com todo o gás. Estarei torcendo para que o Vitor vença. Sempre disse que o título não era meu,       que era do Brasil, era nosso”.

+ Vitor Belfort aposta em experiência e espera surpreender Chris Weidman

Ronda Rousey
“Ela é um fenômeno. O que ela, assim como outros lutadores que foram atletas olímpicos, tem de diferente é o lastro de competição. É diferente lutar contra esses atletas. Eles têm um instinto de competição muito forte”.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles