Hendricks vence Lawler por pontos.(Foto: Getty Images)

Hendricks venceu Lawler por pontos na disputa do cinturão, em março deste ano.(Foto: UFC)

A categoria mais interessante e mais inesperada de todas é, sem dúvidas, a divisão dos meio-médios. Nem gigantes, tampouco baixinhos. Os gladiadores da categoria até 77 kg possuem a fórmula exata do nocaute, da emoção, da finalização e de lutas sangrentas. Vivendo o ápice da competitividade, após a saída de Georges St. Pierre, um novo campeão surgiu: Johny Hendricks. O barbudinho venceu Robbie Lawler em março deste ano. Neste sábado, 6, eles vão se encontrar novamente dentro do cage, no UFC 181. O que esperar?

O atual campeão venceu Lawler em março e não se apresentou mais. Já o carequinha atropelou Jake Ellenberguer e dominou Matt Brown, conquistando a chance de disputar o título outra vez. Confesso que, após a batalha de Hendricks contra St. Pierre, em novembro de 2013, e a saída do canadense do Ultimate, acreditava que o barbudo dominaria a divisão. Apostava que ele destruiria Robbie no primeiro encontro, quando estava em jogo a cinta deixada por GSP.

Isso não aconteceu. O duelo entre Hendricks e Lawler foi uma verdadeira guerra com leve vantagem para o “Bigg Rigg”. Ele se tornou campeão, merecidamente, mas não se apresentou mais por conta de uma cirurgia no bíceps, que o afastou do octógono por nove meses. Fica a dúvida de como o detentor do título vai voltar. Johny precisa provar mais uma vez do que é capaz e passar com êxito pelo rival.

– Espero um Robbie totalmente diferente. Se eu entrar lá pensando outra coisa, sou um idiota. Eu tenho que entrar lá pensando que será outra guerra de cinco rounds. Eu vou ter que levar os socos, vou ter que aguentar algumas coisas, e é assim que eu estou olhando para essa luta. É a primeira revanche da minha carreira no MMA, apesar de eu ter tido várias no wrestling,  e vai ser algo muito grande para a minha carreira. Se eu conseguir ir lá e transformar esse duelo em algo totalmente diferente do primeiro, então talvez as pessoas passem a pensar que têm que me vencer na primeira chance, porque se tiverem uma segunda chance, vão perceber que eu sou tão melhor que vou acabar com as dúvidas. É isso que eu quero fazer, quero acabar com as dúvidas do primeiro duelo contra ele – disse o campeão em entrevista coletiva.

E ele está certo em esperar Lawler “totalmente diferente”. A pedreira da American Top Team vem que nem um trem descarrilhado atrás do cinturão da divisão. Com tempo de luta e ritmo de treino, Robbie está um passo á frente de “Bigg Rigg”. Porém, “Ruthless” pode ser prejudicado pelo excesso de lutas em um curto período e toda a questão do corte de peso. Em menos de um ano, o desafiante vai fazer o seu quarto combate.

– Eu quero fazer com que seja um monólogo, simples assim. Meus treinadores fizeram um bom trabalho em me preparar para várias situações nas quais Johny é muito bom. Me sinto potente, sou um lutador muito melhor do que da última vez. Estou mais forte, mais rápido e mais refinado tecnicamente. Quero dominá-lo. Não pretendo fazer uma luta ‘lá e cá’ com Johny – promete Lawler.

Robbie definiu bem o primeiro duelo: ‘toma lá, da cá’. No primeiro encontro, ele teve uma lesão na perna no início do confronto e acabou não usando os chutes para golpear. Dessa vez, com Lawler utilizando todas as suas qualidades, o desfecho pode ser diferente. Gosto bastante do jogo potente do Hendricks, mas aposto no “Impiedoso” para levar essa.

O que vocês acham? Quem vai vencer? Façam suas apostas.

Confira o card do UFC 181:

– Johny Hendricks vs. Robbie Lawler (título meio-médios);
– Anthony Pettis vs. Gilbert Melendez (título leves);
– Travis Browne vs. Brendan Schaub;
– Todd Duffee vs. Anthony Hamilton;
– Tony Ferguson vs. Abel Trujillo;

Lutas Preliminares
– Urijah Faber vs. Francisco Rivera;
– Eddie Gordon vs. Josh Samman;
– Corey Anderson vs. Justin Jones;
– Raquel Pennington vs. Ashlee Evans-Smith;
– Matt Hobar vs. Sergio Pettis;
– Clay Collard vs. Alex White.

MMA, UFC

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles