Tyson colecionou nocautes dentro dos ringues | Foto: divulgação

Tyson colecionou nocautes dentro dos ringues | Foto: divulgação

Mike Tyson marcou época nas décadas de 80 e 90, quando mostrou o seu estilo agressivo e o poder de suas mãos velozes. Com 20 anos, se tornou campeão mundial dos pesos pesados, colecionou títulos e alcançou 50 vitórias na carreira, a maioria por nocaute. Com desempenho devastador, o ex-atleta é considerado por muitos como um dos maiores lutadores de todos os tempos.

O temperamento de Tyson o levou a se envolver em inúmeras polêmicas, o que afundou sua carreira. No dia 11 de fevereiro de 1990, quando o peso pesado já reinava na categoria, os amantes de nobre arte se surpreenderam ao assistir a primeira derrota de Mike em 38 lutas.

+ Pugilista cearense projeta retorno após mais de um ano afastado

O confronto negativo para Tyson ocorreu em Tóquio, no Japão, contra Buster Douglas. O pugilista tinha 23 anos e nove defesas de cinturão. Os especialistas analisavam o duelo na época como um encontro teoricamente fácil para Mike. O adversário dele tinha 29 anos, possuía um bom cartel de 29 vitórias, quatro derrotas e uma luta sem resultado. Apesar disso, não estava à altura do fenômeno Tyson.

“Ele vai surpreender a todos se sobreviver a todos os rounds”, comentou o narrador do duelo na época, que teve transmissão nos Estados Unidos pelo canal HBO.

Porém, até Tyson duvidou do encontro. No documentário “Tyson” (2008), produção em que o próprio narra importantes momentos da sua vida, ele detalha a excursão pelo Japão para enfrentar Buster. Segundo Mike, o ex-lutador não levou muito a sério o combate e exagerou em festas descontroladas.

O resultado da falta de profissionalismo veio dentro do ringue. Buster surpreendeu o campeão e o dominou nos primeiros rounds, quando acertou 52 golpes contra apenas 16 de Tyson. No 10º round, Douglas aplicou uma sequência violenta para nocautear Tyson.

Relembre o duelo abaixo:

[youtube]http://youtu.be/R8z0xoMze8U[/youtube]

Tagged in:

, , ,

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles