Anderson Silva teve o maior salário do UFC 183 | Foto: UFC/Divulgação

Anderson Silva  | Foto: UFC/Divulgação

A Comissão Atlética de Nevada (NSAC) realizou nessa terça-feira, 17, a audiência para debater os recentes casos de doping registrados no UFC. Anderson “Spider” Silva foi suspenso temporariamente até o julgamento definitivo, que está previsto para ocorrer em março. Os atletas do Ultimate flagrados em exames antidopings, Nick Diaz e Hector Lombard, também tiveram a mesma suspensão.

De acordo com a Comissão, três substâncias proibidas foram encontradas nos exames de Anderson Silva, após o UFC 183, em 31 de janeiro. No teste da urina, a NSAC encontrou drostanolona, mesma substância registrada no exame realizado no dia 9 de janeiro (período pré-luta). No exame de sangue, foram encontradas temazepam e oxazepam, que são usadas como sedativos.

+ Anderson Silva é pego em exame antidoping por uso de anabolizante; Nick Diaz testa positivo para maconha

Com as punições, o esperado é que o resultado do duelo entre Anderson Silva e Nick Diaz se transforme em um “no contest” – luta sem resultado. Porém, a alteração deve ocorrer após o fim do processo envolvendo os lutadores.

O presidente do UFC, Dana White, deu novas declarações sobre o doping do Spider. Apesar de admirar o brasileiro, o chefão do Ultimate ficou “decepcionado” com o resultado do exame e falou sobre a coletiva que será realizada nesta quarta-feira, 18.

“Fiquei arrasado por alguns dias, já que eu era um grande fã do Anderson Silva. Quarta-feira (18) teremos uma coletiva em Las Vegas, muita coisa ruim vai acontecer.  Nosso principal assunto não será coisas divertidas, vamos falar sobre tudo que vem acontecendo e como será daqui para frente”.

Retorno do Spider

O brasileiro venceu Nick Diaz por decisão unânime no UFC 183. Anderson lutou cinco rounds contra o americano e mostrou excelente forma física. Apesar do triunfo, Silva teve que lidar com as críticas sobre o seu desempenho. Nas redes sociais, internautas criticaram a apresentação do ex-campeão. A expectativa de show no octógono, com nocaute sobre Nick Diaz, frustrou alguns fãs que viram o duelo ser definido pelos juízes.

+ Anderson Silva vence Nick Diaz por pontos; Confira os resultados do UFC 183

O americano provocou Silva durante todos os assaltos – em um deles – chegou a deitar no tatame. O presidente do UFC, Dana White comentou o retorno do Spider e revelou que esperava mais do confronto.

“A luta não foi como eu esperava. Imaginei ver mais golpes, mais ação por parte dos dois lutadores. Poderia ter sido melhor, mas não vou reclamar”, declarou. Ainda assim, o presidente do Ultimate elogiou o ex-campeão e ressaltou a superação do brasileiro. “Anderson está muito bem para um cara com 39 anos. Quem tem 39 anos sabe que não é fácil fazer o que ele faz. Ele veio de uma lesão terrível e teve pela frente uma luta de cinco rounds, com toda a pressão que existe sobre ele. Não podemos julgá-lo por essa performance. Ele veio bem fisicamente, bateu o peso com facilidade, e em alguns momentos mostrou golpes do velho Anderson Silva”.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles