Liana Pirosin enfrenta Viviane Pereira em uma das semifinais do GP peso-palha | Foto: divulgação/XFC

Liana Pirosin enfrenta Viviane Pereira em uma das semifinais do GP peso-palha | Foto: divulgação/XFC

Em 2014, o XFC se consolidou como evento com mais oportunidades para o MMA feminino no Brasil e um dos principais do mundo. Neste ano, a tendência é aumentar ainda mais a visibilidade das mulheres. Prova disso é que o primeiro evento de 2015, o XFCi 9, dia 14 de março, no ginásio do São Paulo Futebol Clube, terá quatro lutas femininas, duas delas transmitidas ao vivo pela RedeTV!: Poliana Botelho e Antonia Silvaneide se enfrentam na final do torneio peso-mosca (até 56,7kg) e, na mesma categoria, Julie Werner volta ao hexágono para uma superluta diante da russa Julia Berezikova. No GP peso-palha (até 52,2kg), semifinais entre estrelas em ascenção: Viviane Sucuri luta contra a jovem Liana Pirosin e a húngara Dora Perjes pega a finlandesa Vuokko Katainen.

O presidente do XFC, Myron Molotky, é admirador confesso do MMA feminino e reconhece a importância das mulheres para o show. “O XFC tem o maior plantel de lutadoras entre os eventos não-exclusivos para mulheres. Adoramos dar oportunidades a elas porque sempre deixam o sangue, dão tudo de si, e superam muito as expectativas. Algumas das melhores lutas de 2014 foram nas categorias femininas, e no XFCi 9 apenas a nata estará no hexágono, e não me surpreendo se fizerem novamente os combates mais aplaudidos pelos fãs”, projeta.

Colegas, Poliana Botelho e Antonia Silvaneide decidem GP peso-mosca

O torneio da divisão peso-mosca feminino teve início na sexta edição do evento e reuniu atletas de diferentes partes do país e do mundo. As duas melhores lutadoras que se credenciaram à final foram a mineira de Muriaé e membro da equipe Nova União do Rio de Janeiro, Poliana Botelho, e a potiguar de Mossoró, Antonia Silvaneide “Marretinha”, representante da Kimura Nova União, de Natal. Além de pertencerem a academias filiadas, cuja parceria já revelou alguns dos principais nomes do MMA mundial, as duas criaram amizade durante as quartas e semifinais do torneio.

+ Ex-garçonete supera dificuldades e disputa vaga para final de GP do XFC

“Poliana e Silvaneide colocarão no hexágono estilos distintos, e a campeã do torneio será aquela que souber usar melhor a estratégia e anular a adversária”, analisa o matchmaker Eduardo Duarte, faixa-preta de jiu-jitsu e ex-lutador de MMA. “Elas são a representação do talento da divisão feminina do XFC, que também terá outras lutas que valerão o ingresso do XFCi 9”.

O combate valendo o título do GP peso-mosca não é o único destaque entre as mulheres no card do XFCi 9. Além da superluta feminina entre Julie Werner e Julia Berezikova, o evento ainda terá a definição da final do torneio peso-palha, com verdadeiras estrelas em ascensão. De um lado, duelo brasileiro de invictas: Liana Pirosin busca sua quarta vitória, enquanto Viviane Sucuri tenta chegar ao oitavo triunfo seguido. Antes delas, confronto internacional entre a húngara Dora Perjes (7-0) e a finlandesa Vuokko Katainen (2-2-1), que substitui a ucraniana Maryna Moroz.

Julie Werner e Liana Pirosin: do Sul ao Rio de Janeiro em busca de evolução

Naturais do sul do país, a paranaense Liana Pirosin e Julie Werner decidiram mudar os ares antes do XFCi 9. As duas viajaram para o Rio de Janeiro, onde treinaram durante duas semanas na academia PRVT, num camp somente de mulheres, e afiaram o boxe com o lendário mestre Cláudio Coelho. Liana, de apenas 21 anos, ainda treinou MMA e jiu-jitsu na renomada Nova União, ao lado de Poliana Botelho.

+ Cearense Viviane Sucuri vence em sua estreia no XFCi e avança para a semifinal do GP feminino

“Decidi sair um pouco da zona de conforto em Curitiba e vim para o Rio com o objetivo de aperfeiçoar minhas técnicas, melhorar a parte física e focar 100% nos treinamentos”, relata Liana. “Aqui, só comemos, treinamos e dormimos. O foco é total nos treinos e na preparação para a luta contra a Viviane. O fato de treinar só com mulheres ajuda muito, já que treinamos diariamente com homens e podemos ver nosso nível diante de atletas do mesmo porte físico”.

Aos 33 anos e com um cartel de 12 combates, sendo oito vitórias, a experiente Julie Werner buscou intercâmbio e estilos variados para se tornar mais completa no hexágono. “Quando decidi viajar para o Rio de Janeiro, foi com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais meu jogo e me tornar imprevisível na luta. É difícil conseguir reunir tantas mulheres juntas para treinar e não poderia perder essa chance. Encontramos meninas com especialidade em jiu-jitsu, boxe, submission, muay thai, então foi um aprendizado muito grande”, finaliza.

A luta principal do XFCi 9 colocará em jogo o primeiro título mundial peso-mosca masculino da história do evento. Um dos principais nomes do planeta na categoria, Allan Puro Osso (14v 2d) enfrenta Bruno Macaco (12v 2d). Também na mesma noite, três dos cinco campeões da primeira temporada retornam ao hexágono: pelos meio-médios (até 77,1kg), Will Galvão (4v 1d) luta contra o russo Alexei Kunchenko (8v 0d), enquanto nos leves (até 70,3kg) Natan Schulte (9v 2d) duela contra o também russo Igor Egorov (8v 4d). O peso-médio (até 83,9kg) Alberto Uda coloca sua invencibilidade de oito lutas em jogo contra o bielorrusso Boris Miroshnichenko (13v 6d).

MMA, XFC

Tagged in:

, ,

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles