Tibau vem embalado por vitória | Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto

Tibau luta pela quarta vez em um UFC no Brasil | Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto

Em quase nove anos como lutador do UFC, Gleison Tibau já entrou em ação pelo evento 25 vezes, recorde entre os brasileiros. Buscando o incrível número de Tito Ortiz, que tem 27 apresentações no octógono, o “Van Damme do Nordeste” tem pela frente Abel Trujillo no dia 7 de novembro, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, em mais uma edição do UFC no país. E sempre que foi escalado para lutar diante seus compatriotas, o peso-leve (até 70,7kg) potiguar teve o braço erguido ao final do combate, uma motivação extra para voltar ao país e se reencontrar com a vitória.

Será a quarta luta de Tibau pelo UFC no Brasil. Em Brasília, há pouco mais de um ano, o triunfo sobre o polonês Piotr Hallmann marcou a última visita do lutador ao país. Antes disso, John Cholish e Francisco Massaranduba foram superados por Tibau, completando o cartel invicto no país. “Quando me consultaram sobre lutar no Brasil novamente, aceitei na hora, ainda mais contra um gringo. A vibração do povo brasileiro é diferente, é mais calorosa, e me sinto bem lutando no meu país. Vencerei essa luta junto com os fãs brasileiros”, planeja o lutador de 32 anos.

Além da volta ao Brasil, o duelo contra Trujillo também registra uma nova marca significativa para Gleison Tibau: será sua 45ª luta na carreira profissional, que tem 33 vitórias e 11 derrotas até o momento. Os fatos supracitados se juntam ao momento do lutador na organização e fazem da luta uma das mais importantes de Tibau no UFC.

“Eu estava embalado por três vitórias antes de perder para o Tony Ferguson – em fevereiro deste ano -, então estou com sede de vitória. Toda luta no UFC tem sua importância, mas essa é especial para mim. O adversário é duro, mas terei a torcida ao meu favor e quero muito mostrar meu jogo. Alcançarei uma marca relevante quando entrar no octógono, então vou para dar show e vencer mais uma no UFC”, garante Tibau, dono de 16 vitórias no octógono, o quarto maior vencedor da história do Ultimate ao lado de Anderson Silva, Chuck Liddell, Randy Couture e Frank Mir.

Fazer história no UFC em números é uma das metas na carreira de Gleison Tibau. Porém, o desejo é de bater metas com boas vitórias. Em São Paulo, o brasileiro realizará sua 26ª luta pela franquia, ficando a apenas um duelo atrás de Tito Ortiz e empatando com Frank Mir na segunda posição. “Coloquei na cabeça que quero gravar meu nome na história do UFC, e serei o lutador com mais lutas e mais vitórias do evento. Quero fazer isso para inspirar todos os brasileiros que sonham e acreditam ser impossível alcançar. Eu acreditei e estou aqui, muito perto de realizar isso”.

Para o especial combate, Gleison Tibau realiza seu camp de treinamento nos Estados Unidos, país onde vive e treina há nove anos, na academia American Top Team, na Flórida. Marcos Parrumpinha é o responsável pelos treinos do potiguar, e o acompanhará do córner no duelo em São Paulo.

MMA, UFC

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles