FORTALEZA, CE, BRASIL, 30-07-2015: Caio Magalhães, o Monstro, lutador de Artes Marciais Mistas (MMA) e competidor do Ultimate Fighting Championship (UFC). Entrevista com o lutador Caio, o Monstro. (Sara Maia/O POVO)

FORTALEZA, CE, BRASIL, 30-07-2015: Caio Magalhães, o Monstro, lutador de Artes Marciais Mistas (MMA) e competidor do Ultimate Fighting Championship (UFC). Entrevista com o lutador Caio, o Monstro. (Sara Maia/O POVO)

*A maré não anda muito favorável para os atletas cearenses no UFC. Os dois representantes do Estado que subiram no octógono este ano, Godofredo Pepey e Rony Jason, saíram derrotados. Para além disso, o jejum de vitórias dos lutadores do Ceará na organização já dura um ano e meio. A seca de triunfos pode acabar amanhã, quando Caio ‘Monstro’ Magalhães entra em ação para enfrentar o americano Brad Tavares, no UFC 203, realizado em Cleveland (EUA). Duelo de pesos-médios.

Mais do que buscar a reabilitação dos cearenses no Ultimate, Caio busca o seu próprio reencontro com a vitória. Depois de emplacar uma boa sequência de quatro triunfos, ele sofreu um revés em sua última luta, quando foi finalizado por Josh Samman, em julho do ano passado. Neste combate, Caio chega como favorito, por sua superioridade na parte física e técnica. Em primeiro lugar, seu adversário vem de um período maior de inatividade (está há 16 meses sem lutar) e perdeu três das últimas quatro lutas.

Tecnicamente, Tavares tem um estilo ortodoxo, que busca fazer o básico para vencer por pontos, ao contrário de Caio, que tem um estilo explosivo, que tenta a todo momento a vitória por finalização ou nocaute. Para afiar o seu jogo, Monstro realizou a parte final de sua preparação treinando por sete semanas na academia de Glover Teixeira em Dunbury (EUA). Palpite: vitória de Caio por finalização.

PESOS-PESADOS EM AÇÃO

O UFC 203 traz como grande atração dois duelos que devem definir o futuro da categoria dos pesos-pesados do Ultimate. Na luta principal, Stipe Miocic faz sua primeira defesa de cinturão contra o holandês Alistair Overeem. O atual campeão tem largo favoritismo. O próximo desafiante da divisão deve sair da co-luta principal da noite, com o brasileiro Fabrício Werdum enfrentando Travis Browne. Werdum prometeu vencer por finalização. O que é bem provável que ocorra.

*Coluna publicada no jornal O POVO desta sexta-feira, dia 9 de setembro de 2016. 

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles