Compre do Pequeno

O que é empreendedorismo social?

Desenho de bonecos com lâmpadas na cabeça; empreendedorismo social requer propósito

Empreendedores sociais buscam reduzir desigualdades

Modelo de negócio que cresce no País, o empreendedorismo social é aquele em que o principal objetivo é promover “ações capazes de mudar uma realidade”, conforme o Sebrae. Ou seja, a lucratividade para os investidores não é a finalidade principal, porque o retorno social é mais importante.

Os empreendedores sociais estão inseridos assim em um ecossistema de impacto, com a finalidade de reduzir desigualdades e até danos ao meio ambiente.  

O Graac, iniciativa do oncologista pediátrico Antonio Sergio Petrilli, é um exemplo de empreendedorismo social que atua no combate ao câncer infantil no Brasil. 

Empreendedores sociais são movidos por um propósito e comprometimento com a resolução de um problema da sociedade; a partir disso, tentam mudar a realidade de grupos de pessoas vulneráveis, por exemplo. 

LEIA MAIS | Baixe e-book grátis: Sua marca nas redes sociais

Para ser um empreendedor social, você deve, antes de tudo, acreditar na causa. “Não adianta fazer porque negócios sociais estão em alta. Tem que ter propósito de vida, tentar de verdade mudar alguma coisa. Nada que você faz, que não é de verdade, dura”, explicou, em entrevista ao O POVO, Déborah Veras, do negócio social Muda Meu Mundo, em Fortaleza.

Empreendedor social – dicas:

  1. Tenha uma ideia para minimizar ou solucionar um problema social;
  2. Faça um modelo de negócio para o produto ou serviço que deve provocar mudança social ou ambiental; 
  3. Teste e mantenha o compromisso pela mudança!

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =