Homem tomando notas ao lado de notebook; aprenda a fazer um planejamento operacional e financeiroVocê quer empreender, já tem uma ideia, mas não sabe como começar o negócio? Prepare-se, então, para elaborar um plano de negócio! No documento, você poderá descrever objetivos para evitar riscos e incertezas. 

Para isso, é necessário fazer um planejamento operacional e financeiro. Alice Mesquita, assessora executiva do Sebrae/CE, explica as diferenças:

Planejamento operacional

Envolve todas as atividades necessárias para que empresa inicie sua operação, ou seja, para que a empresa funcione. De acordo com a assessora executiva do Sebrae/CE, esse planejamento deve responder às principais perguntas: “O que vai ser feito?”, “Quem vai fazer?”, “Quando será feito?”, “Onde e como será feito?”, além da quantidade, dos prazos e das ferramentas que serão utilizadas.

“Em linhas gerais, o plano identifica as atividades de rotina, a capacidade produtiva, a necessidade de pessoal, divide tarefas e define responsabilidades, com foco na eficiência e resultados”, define Alice. 

LEIA MAIS | Baixe e-book grátis: Sua marca nas redes sociais

Planejamento financeiro 

Trata-se da projeção das receitas e despesas da empresa, tendo como base o plano operacional. Ou seja, indica quanto de dinheiro estará disponível para a operação da empresa. Também serve para a empresa avaliar o próprio desempenho, se as projeções estão realistas, se há a necessidade de otimizar gastos ou maximizar a receita, por exemplo.

O ideal, de acordo com Alice Mesquita, é realizar um planejamento financeiro de um ano, dividido mês a mês. No planejamento financeiro, devem constar: plano de vendas que mostra as fontes de receita; como será a precificação dos produtos/serviços; canal de distribuição; aquisição de maquinário; custo da mão de obra; aluguel; energia; fornecedores e demais despesas da empresa.