Lápis, papel e tesoura em referência à criatividade necessária a um empreendedor

Quando você pensa em empreendedorismo, pensa também em um novo negócio? O termo está mesmo muito ligado aos novos negócios, mas não somente. É o que explica a assessora executiva do Sebrae/CE, Alice Mesquita. “O empreendedor pode ser entendido como um realizador, aquela pessoa que produz ideias através da imaginação e criatividade e as coloca em prática, é capaz de surpreender com novos produtos ou mudar o que já existe, está sempre pesquisando e aproveita crises e as transforma em oportunidades’, diz.

LEIA MAIS | O que é empreendedorismo social?

A pedido do blog Compre do Pequeno, Alice explica os tipos mais comuns de empreendedores, com base no que podemos chamar de comportamento empreendedor:

  • Empreendedor

Quer montar o próprio negócio por desejo, vocação, ou porque pensa grande. Em geral eles procuram satisfação pessoal, autonomia financeira e querem deixar um legado.

  • Empreendedor social

Aquele que pensa em abrir seu próprio negócio mas que tem como objetivo resolver um problema que a área pública não consegue, quer fazer algo bom pelo mundo, aliado a ganhar dinheiro.

  • Empreendedor informal

Pratica a atividade econômica, mas não pretende chegar à formalização, ter CNPJ. É muito comum entre ambulantes e comércios de rua.

  • Empreendedor cooperado

Pensa no coletivo, no trabalho em equipe.