Foto: Divulgação

A novidade está disponível nos sabores amora, mirtilo, morango, framboesa e o mix de frutas vermelhas (morango, mirtilo e amora), em caixas de 400g

O congelamento de alimentos já é comum para aumentar a sua durabilidade, mas e sobre as frutas? Congelar ou não congelar? As frutas congeladas são tão poderosas para a saúde quanto as versões naturais, pois o processo de armazenamento, quando feito corretamente, mantém as propriedades para o consumo.

Por causa dos benefícios à saúde, as frutas congeladas são a nova aposta da Nossa Fruta Brasil, que disponibiliza no mercado, frutas congeladas nos sabores de amora, mirtilo, morango, framboesa e o mix de frutas vermelhas (morango, mirtilo e amora), em caixas de 400g.

Para o segundo semestre, a empresa adotará a versão de 1kg para o mercado de food service, buffet e lanchonetes. “Identificamos uma demanda por frutas menos acessíveis no mercado do Nordeste, como o morango e o mirtilo, por exemplo. “Estamos buscando essas frutas em outras regiões do país e para manter o frescor e as propriedades, elas precisam ser transportadas congeladas”, explica o diretor da empresa João Nogueira.

Para o congelamento, a empresa adota a técnica IQF (congelamento rápido individual). Por meio desse procedimento é possível eliminar as inconveniências de descongelamento e manter cada fruta congelada, permitindo que elas fiquem soltas dentro da embalagem. Esse processo garante o mínimo de perda da qualidade nutricional ou deterioração, pois permite que o produto se mantenha o mais próximo do seu estado natural.

“Como o congelamento preserva os alimentos, não é necessário aditivos químicos ou conservantes. Além disso, como esse tipo de alimento não requer preparação é possível economizar tempo, permitindo a produção de pratos saudáveis em casa, ao invés de optar por um fast food, por exemplo”, explica a nutricionista da Nossa Fruta Brasil, Sandra Moura.

BENEFÍCIOS

Os benefícios da amora, vão muito além do sabor. Ela é composta por nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, além de ter um baixo índice calórico. Auxilia também na perda de peso e ajuda a combater o câncer.

Já o mirtilo é uma fruta com poucas calorias, fonte de oxidantes e que combate as células do envelhecimento. Reduz níveis de açúcar no sangue, possui vitaminas E, A e C e é rica em complexo B. Além disso, o mirtilo contêm uma boa quantidade de minerais como potássio, manganês, cobre, ferro e zinco.

O morango promove o fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no bom funcionamento do sistema digestório, no processo de cicatrização de ferimentos e absorção de ferro. Também possui ação anti-inflamatória e é uma das frutas mais ricas em antioxidantes, como a antocianina, que neutralizam os radicais livres e diminuem o risco de ataques cardíacos .

A framboesa possui uma boa vantagem comparada às outras frutas, pois possui baixa caloria. Ela possui um alto índice de proteínas e menos carboidrato, o que traz saciedade, energia e pouca produção de insulina no corpo, ou seja, é recomendada para diabéticos.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles