Foto: Divulgação

O ovo é um verdadeiro coringa na cozinha, e pode ser usado tanto em receitinhas práticas quando em pratos mais elaborados. Listamos cinco dicas saborosas da Avine para você colocar a mão na massa até o final dessas férias. Confira:

Ovos nevados com Abacaxi

Um sobremesa leve, fácil de fazer e super refrescante.

Ingredientes: 4 gemas de ovos Avine peneiradas, 4 claras de ovos Avine, 1 lata de leite condensado, 1 e ½ xícara (chá) de leite, 1 tirinha de casca de limão, 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, (45 g) 1 colher (café) de amido de milho, ¼ de xícara (chá) de água, 1 colher (chá) de essência de baunilha, Canela em pó para polvilhar 2 xícaras (chá) de cubinhos de abacaxi fresco aferventados (400 g).

Modo de Preparo: Misture o leite condensado com o leite, as gemas e a casca de limão e leve ao fogo baixo até ferver. Reserve. Na batedeira, bata as claras com o açúcar até obter um merengue firme. Coloque 3 a 4 porções de colher de sobremesa do merengue sobre o creme de gema feito anteriormente, ainda fervendo. Deixe cozinhar de um lado (cerca de 30 segundos) e vire para cozinhar do outro. Retire com uma escumadeira e reserve em uma travessa. Repita a operação até terminar o merengue. Dissolva o amido na água e adicione ao creme que restou na panela. Misture e espere levantar fervura novamente. Fora do fogo, acrescente a baunilha. Despeje em uma tigela e, por cima, arrume os ovos. Leve à geladeira por 2 horas. Sirva polvilhado com canela e acompanhado do abacaxi. Bom apetite!

Pavlova Tropical

Uma sobremesa linda, delicada e com um misto de sabores que encanta a todos, tal qual a dança da bailarina que é homenageada com essa delícia de torta, Anna Pavlova.

Ingredientes: – 6 claras de ovos Avine, 1 pitada de sal, 335 gramas de açúcar, 2 colheres de chá de amido de milho, 1 colher de chá de vinagre branco, Essência de baunilha, 700 gramas de frutas tropicais, Açúcar de confeiteiro para polvilhar, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 lata de creme de leite sem soro.

Modo de Preparo: 1. Preaqueça o forno a 150ºC. 2. Bata as claras com a pitada de sal até chegar em ponto neve. 3. Vá aos poucos adicionando o açúcar, batendo bem a cada colherada. A mistura deve ficar bem espessa e brilhante. 4. Acrescente a baunilha, o amido e o vinagre. 5. Forre uma forma com papel manteiga. Sobre ela faça um círculo com a massa de cerca de 24cm de diâmetro. Preencha o meio com o creme, até cobrir todo o espaço e deixar uma camada de base. 6. Coloque uma quantidade maior de massa nas laterais, para que eles fiquem ligeiramente mais alto. Se quiser desenhe texturas nas laterais com um garfo. 7. Leve ao forno e deixe assar na temperatura mais baixa por 1 hora. Em seguida, desligue o forno e deixe o suspiro lá até que esfrie, por no mínimo 6 horas. 8. Para o chantilly, bata o açúcar e as claras até atingir ponto de picos. 9. Distribua o chantilly dentro do suspiro e finalize com frutas sobre ele. Bom apetite!

Ovos Moles com Canela

Ingredientes: 150 ml de água 350g de açúcar, 18 gemas de ovos Avine peneiradas, 1 colher de chá de manteiga.
Modo de preparo: Coloque 150 ml de água, 350g de açúcar e um pedaço de canela em um recipiente ao fogo brando, sem mexer, até formar uma calda não muito grossa. Espere esfriar, retire a canela e vá acrescentando 18 gemas peneiradas e 1 colher de chá de manteiga, misturando sem parar. Leve novamente ao fogo até formar uma calda grossa, mexendo sempre. Espere esfriar, salpique canela em pós por cima e bom apetite!


Quindim de liquidificador

Ingredientes: 200ml de leite de coco, 6 gemas de ovos Avine, 3 claras de ovos Avine, 1 colher de sopa de margarina, 1 xícara e meia de açúcar, 50g de coco ralado.

Modo de preparo: Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Unte uma forma pequena para pudim com margarina e polvilhe açúcar. Despeje a mistura e leve a forno 180º em banho maria e coberto com papel alumínio por 40 minutos. Retire o papel e volte a assar até dourar por 30 minutos. Desenforme depois de esfriar e bom apetite.


Fritada Espanhola

Ingredientes: ½ xícara (chá) de azeite (360 ml), 500 g de batatas descascadas e cortadas em fatias finas, 1 cebola média cortada em meia lua fina (150 g), 6 ovos Avine, sall e pimenta-do-reino moída a gosto.

Modo de Fazer: Em uma frigideira anti aderente, em fogo médio aqueça 1 ½ xícara (chá) de azeite. Assim que aquecer coloque 500g de batatas descascadas e cortadas em fatias finas e deixe cozinhando no azeite por +/- 8 minutos até que fiquem amolecidas. Aumente o fogo, acrescente 1 cebola média cortada e deixe cozinhar por 5 minutos. Apague o fogo e com cuidado escorra a batata com cebola em uma tigela. Em outro recipiente, bata ligeiramente 6 ovos Avine, tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto e junte as batatas com cebola cozidas. Despeje na mesma frigideira, em fogo baixo e mexa levemente só para soltar um pouco o fundo. Tampe a frigideira e deixe cozinhando em fogo baixo por 10 minutos. Para dourar do outro lado, escorregue a fritada em um prato e vire na frigideira, em fogo baixo por mais 3 minutos. Bom apetite!

Ovos Avine

A Avine é uma empresa cearense fundada em 1992, que está entre as maiores e melhores produtoras de ovos do país, com uma produção diária que ultrapassa 1.500.000 de ovo/dia. Presente em 12 estados brasileiros, nos principais supermercados: em todo o Nordeste, além do Amapá, Pará e Tocantins.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles