Foto: Divulgação

O doce – que foi criado do zero para uma rainha na França – já foi, no passado, uma iguaria exclusivamente real em meados do século XVI. E agora, pode ser apreciado, em várias versões, durante o segundo festival da Sablé Diamant

Eles estão de volta na capital cearense: os famosos doces franceses preparados com a massa choux ganharam novos recheios doces e salgados no 2º Festival de Profiteroles que acontece até dia 20 de novembro.

“O doce – que foi criado do zero para uma rainha na França – já foi, no passado, uma iguaria exclusivamente real em meados do século XVI. E agora, pode ser apreciado, em várias versões, durante o segundo festival da Sablé Diamant, em Fortaleza”, convidou um dos sócios proprietários da casa, Felipe Eric.

O que é

Foto: Divulgação

O profiterole é uma sobremesa feita com uma massa açucarada recheada com cremes, sorvetes e caldas de acordo com a preferência do consumidor. A massa choux, como é chamada, é cozida e leva água, leite, manteiga, farinha e ovos. No Brasil, ficou muito conhecida por ser a sobremesa preferida dos ricos na novela Cobras e Lagartos (2006).

O Festival

Foto: Divulgação

Para o festival, foram desenvolvidas cinco opções doces e cinco salgadas.
Os salgados custam a partir de R$23,90 e podem ser de muçarela de búfala (Caprese Choux), presunto parma e rúcula (Parma Choux), salame italiano e cream cheese (Salami Choux), camarão cremoso (Camarão Choux) e quatro queijos (Fondue Choux). Todos levam folhas frescas, além do recheio principal.

Já os doces custam a partir de R$ 18,90 e podem vir com recheios de creme de avelã, sorvete chocolatudo e calda de chocolate (Bomb Choux), chantilly de leite ninho e creme de avelã (NN Choux), mousseline de baunilha e creme de caramelo (Caramel Choux), chantilly de cream cheese e geleia de frutas vermelhas (XCake Choux), sorvete de creme, mini Choux recheadas com Nutella ou creme de caramelo e calda de chocolate (Profiteroles Classic).

Destaque Vegetariano:

Foto: Divulgação

Caprese Choux e Foundue Choux são os sabores indicados pelo chef Felipe Cicconato como para vegetarianos. Já para os ovolactovegetariano Cicconato indica todas as opções doces.

Saiba mais:

O profiterole é um doce bastante popular na França, mas por lá ele também já foi considerado uma iguaria real em meados do século XVI. Atendendo a um pedido de Catarina de Médici, soberana da França na época, um chef italiano criou a receita. A receita se tornou muito popular no México com o tempo.

Sobre a Sablé Diamant

A Patisserie e Cafeteria foi criada, há mais de dois anos, nos moldes franceses para atender com sabores únicos o melhor do paladar cearense. A delicadeza dos produtos e a maestria na execução do cardápio conquista o coração de quem visita o local, que foi cuidadosamente pensado para promover bem-estar através da sofisticação e atmosfera intimista.

Serviço:
Festival de Crepes Sablé Diamant
Período:
Até 20 de novembro.
Funcionamento: Terça a Domingo, de 11:30h às 20:30h.
Endereço: Rua Dr. José Lourenço, 1414, Aldeota, Fortaleza – CE.
Contato: (85) 3051-5074

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles