Foto: Divulgação

A Rua Coronel Alexanzito, em Aracati, tombada como patrimônio histórico, abrigou durante o último final de semana o 3º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati que ao longo de seus 1.2km de extensão, recebeu quase 25 mil pessoas em três dias de evento, superando assim todas as expectativas dos organizadores.

Foram 10 chefs convidados que hospedaram seus restaurantes nos casarões do século XVIII, 45 stands com expositores locais, espaços pensado para agricultura familiar, 21 grupos de artesãos, Praça exclusiva para as doceiras, Área de Artesanato, espaço infantil e ainda, mostras de fotografia, grupos de dança, desfiles de moda, shows nacionais e dezenas de atrações locais.

Segundo Denise Pontes, secretária de turismo e cultura, 90% das hospedagens foram preenchidas. “Tivemos quase lotação máxima nos setor hoteleiro, o festival movimenta todas as aéreas, desde quem planta os insumos para os preparos dos alimentos até donos de pousadas e hotéis.” Afirma.

O Festival gerou aproximadamente 500 empregos diretos e ofereceu oficinas gratuitas para os empreendedores locais, pensadas para a pré e pós produção, a fim de que o evento seja um fio condutor de boas ideias e aprendizado.

O chef Rosário Tessier, da Trattoria do Rosário de Brasília, que já serviu até ao Papa João Paulo II realizou diariamente aulas shows gratuitas.

A chef Liliane Pereira, que levou seu O Banquete para Aracati, diz que a experiência foi completa. “O Festival foi cheio de momentos lindos, o contato com os alunos dos cursos de gastronomia foi uma troca muito rica.” Concluiu a chef.

O prefeito Bismarck Maia afirma que o Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati tem vida longa e que o público pode esperar ainda mais novidades para o próximo ano.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles