Foto: Divulgação

O Mercadinhos São Luiz realizou mais uma edição do seu evento “Recebendo em Casa”, desta vez na nova loja de Juazeiro do Norte, reunindo clientes, influenciadores e formadores de opinião para uma noite de experiência gastronômica em um ambiente aconchegante.

O chef Phelipe Carvalho foi quem assinou o jantar, com mini brie folhado com uvas assadas e mel de abelha na entrada; filé suíno com molho de cerveja, mini cebola agridoce e mousseline de couve flor como prato principal; e, fechando a noite, a sobremesa Caramelo de cajuína, preparada pelas convidadas da noite, “As Netas de Olga”.

Assinando a harmonização, esteve presente o sommelier Eugênio Ferreira, representando a Distribuidora Brava.

Todos os ingredientes utilizados para compor o jantar podem ser encontrados no Mercadinhos São Luiz. “Com o Recebendo em Casa, nossa proposta é de fato fazer com que os nossos convidados se sintam muito à vontade neste jantar, que é super especial, mas que também pode ser feito na casa das pessoas, com produtos de qualidade e que podem transformar uma refeição de rotina em uma experiência extraordinária, afinal de contas estar à mesa é algo sublime”, diz Phelipe Carvalho.

Abaixo, confira as receitas:

Entrada: Mini brie folhado com uvas assadas e mel de abelha

(Rende 5 porções)

Ingredientes:

Mini brie Ile de France (5 unidades)

Massa folhada Arosa (cortar 5 quadrados de 10cm x 10cm)

1 gema

1 dente de alho fatiado em lâminas

250g de uva vitória (sem caroço)

Mel de abelha

Azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

1. Após descongelar a massa, com o brie gelado, envolva-o na massa cortada, formando uma trouxinha e fechando todas as pontas. Pincele a gema sobre a massa e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 20min ou até dourar.

2. Numa assadeira pequena, tempere as uvas com o alho, sal e pimenta do reino a gosto. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 20min.

3. Sirva o brie folhado logo após sair do forno, sobre uma cama de uvas assadas e finalize com mel de abelha.

Principal: Filé suíno com molho de cerveja, mini cebola agridoce e mousseline de couve flor.

(Rende 4-5 porções)


Ingredientes:

Para o Filé suíno com molho de cerveja:

700g de filé suíno em medalhões

3 dentes de alho picados

375ml de cerveja de trigo

Dry Rub

Cebola frita

Sal e pimenta do reino à gosto

Para a mini cebola agridoce:

10 mini cebolas

1/2 xícara de vinagre de maçã

1/2 xícara de açúcar

1 xícara de água

Azeite

Sal e pimenta do reino à gosto

Para o mousseline de couve flor:

1 cabeça de couve flor

1 cebola roxa (ou 2 pequenas)

4 dentes de alho

1 colher sobremesa de páprica

2 folhas de louro

1 xícara de creme de leite fresco

4 xícaras de caldo de carne

1. Refogue em azeite a cebola roxa, a couve flor em pedaços, os dentes de alho. Tempere com sal, páprica e pimenta do reino. Refogue até dourar.

2. Adicione o caldo de carne e o creme de leite fresco e deixe cozinhar até reduzir pela metade, cerca de 20-30min.

3. Coe os sólidos e reserve o líquido. Processe em liquidificador adicionando o líquido aos poucos, até obter uma consistência cremosa. Acerte no sal e pimenta do reino ao seu gosto.

4. Numa panela pequena, refogue as mini cebolas descascadas e inteiras até tostar. Adicione o açúcar, a água e o vinagre de maçã e cozinhe em fogo médio até reduzir em ponto de calda.

5. Numa frigideira bem quente, coloque um fio de azeite e grelhe o filé suíno, previamente temperado com DryRub, sal e pimenta do reino. Reserve.

6. Na mesma frigideira, adicione azeite e refogue os dentes de alho picados rapidamente. Adicione a cerveja e dissolva toda a crosta do fundo na panela. Deixe reduzir o molho.

7. Volte o filé suíno para a panela e deixe cozinhar junto com o molho por 3 minutos.

8. Monte o prato com uma cama de mousseline de couve flor com o filé sobre ele. Finalize com cebola agridoce, cebola frita e o molho de cerveja sobre o filé.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles