Foto: Divulgação

Frutas e verduras são itens indispensáveis para uma alimentação saudável – no entanto, o consumidor precisa estar atento na hora da compra para aproveitar os benefícios desses alimentos. Pensando nisso, o Supermercado Guará preparou uma lista de dicas de como escolher corretamente frutas e verduras.

Na hora de comprar frutas, é importante considerar o tempo de consumo. Frutas frescas são macias e não apresentam manchas ou machucados em excesso. Já na escolha das verduras, prefira folhas com brilho, aspecto úmido, aroma fresco e ausência de manchas e rasgos.

Outra dica para comer de forma saudável é optar pelos alimentos da estação – além de mais puros e frescos, sem aditivos na produção, são financeiramente mais acessíveis, não agridem o meio ambiente e ainda favorecem a economia local.

Veja abaixo dicas mais específicas:

Abacaxi e banana

Para escolher um bom abacaxi, a dica é escolher aquele que a folha do interior da coroa sair facilmente. No caso da banana, o ideal é escolher as que estejam bem amarelas e sem amassados ou pontos verdes, para quem quer consumir imediatamente. Caso queira prolongar a duração, escolha as coloridas, com fragmentos de coloração em verde e amarelo.

Laranja e limão

Dê preferência às laranjas mais pesadas, firmes, com cores vivas e cascas lisas, pois são as mais doces. Assim como a laranja, os limões mais suculentos são lisos e brilhantes por fora. Para saber se estão maduros, basta apertá-los suavemente e observar se cedem um pouco – se sim, estão no ponto.

Maçã e manga

Escolha as maçãs mais pesadas, com cores mais acentuadas e polpa firme – com essas características, são frescas e livres de agrotóxicos. Para escolher as mangas boas para consumo, opte pela que têm aroma forte e adocicado, formato mais comprido e casca lisa, sem batidas ou rachaduras.

Alface e brócolis

Evite alfaces de folhas murchas, amareladas e com pontos escuros. No caso das alfaces crespas, opte pelos maços firmes e levemente crocantes. Já para as lisas, escolha os maços mais maleáveis. Na compra de brócolis, selecione os que tiverem caules e talos fortes, além da coloração verde-escuro e os botões fechados, essas características indicam a textura ideal.

Couve-flor e repolho

Flores bem fechadas e folhas verdes são as principais características de uma couve-flor fresquinha. Na escolha dos repolhos, fuja dos que mostrem sinais de descoloração ou possuam várias folhas soltas. A verdura sempre será mais saborosa quando apresentar folhas firmes e coloração brilhante.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles