Foto: Divulgação

No Outubro Rosa, mês da campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer da mama, profissionais de saúde, pesquisadores e o restante da comunidade são engajados a compartilhar informações sobre a doença, que incluem desde a sua prevenção ao tratamento. Para além das instruções e dos alertas sobre a importância da realização de exames e do estabelecimento de um estilo de vida saudável, o que inclui hábitos como praticar atividade física, ficar longe do cigarro e um outro ponto importante que tem impacto direto na prevenção ao câncer de mama é a alimentação.

Determinados alimentos possuem potenciais preventivos contra a doença, sendo importantes aliados para evitá-la. Pensando nisso, a nutricionista do Supermercado Guará, Mariana Costa, listou alguns dos alimentos que podem ser aliados à prevenção do câncer de mama e que merecem ser incluídos na dieta.

Cereais integrais e sementes – Ricos em fibras, alimentos como aveia, linhaça, cevada, chia e quinoa ajudam a reduzir a absorção de gordura do corpo e a formação de substâncias cancerígenas no intestino, sendo também capazes de ajudar a eliminar o estrogênio encontrado na bile.

Tomate – Potente antioxidante rico em fibras, o tomate é também uma excelente fonte de licopeno, substância responsável pela cor avermelhada do fruto, que contribui para a proteção do material genético celular contra radicais livres, que estão relacionados ao câncer. O antioxidante previne a oxidação de macromoléculas e promove a inibição da glicólise nas células cancerígenas, reduzindo o crescimento e a sobrevivência de células cancerígenas.

Frutas cítricas – Fontes de vitamina C, as frutas cítricas possuem a capacidade de evitar o estresse oxidativo nas células e prevenir o desenvolvimento de diversos tipos de tumores malignos, inclusive o câncer de mama.

Frutas como morango, amora, framboesa e mirtilo têm sua coloração característica devido à presença de pigmentos chamados antocianinas. Essas substâncias têm poder antioxidante e evitam a formação dos radicais livres, moléculas que prejudicam o DNA das células e favorecem o desenvolvimento do câncer.

Vegetais crucíferos – Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-manteiga, couve-flor e repolho, além de possuírem alta concentração de fibras, vitaminas e sais minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo, contém também compostos como o sulforafano, que ajuda a combater a formação de células cancerosas.

Salmão, sardinha e atum – Peixes gordurosos como o salmão, a sardinha e o atum ajudam a prevenir a saúde cardiovascular e reduzir a incidência de diversos tipos de câncer por conterem alta concentração de gorduras insaturadas. Além disso, esses peixes possuem ácidos graxos ômega-3, que combatem e previnem a atividade inflamatória, que é um fator de risco para tumores malignos.

Sobre o Guará

Inaugurado em 2007, o Supermercado Guará conta com nove unidades em Fortaleza e uma no Eusébio. Além das lojas físicas, a rede também dispõe de aplicativo próprio para garantir o alcance em mais de 80 bairros da capital cearense. A plataforma digital possibilita ao cliente uma nova experiência em compras com o programa de descontos Sou + Guará, que fornece ofertas personalizadas e descontos exclusivos.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles