Foto: Divulgação

Após o sucesso da última edição no ano passado, com retorno ao concurso presencial e 900 bares participantes pelo Brasil, o Comida di Buteco volta a movimentar o País, de 7 a 30 de abril, celebrando novamente a cozinha de raiz e a valorização dos pequenos negócios e comércios familiares e reforçando a importância da cultura de boteco como parte essencial da cultura brasileira. Na 23ª edição do concurso, a disputa pelo título de melhor boteco do País será ainda mais acirrada. O Comida di Buteco ganhou quatro novos circuitos em 2023, que acontecerão nas cidades de Maringá (PR), Londrina (PR), Blumenau (SC) e Joinville (SC). Ao todo, serão 24 circuitos realizados simultaneamente em 50 cidades distribuídas do Norte ao Sul do País, e mil botecos participantes.

Em Fortaleza, o Comida di Buteco acontece pelo 12º ano consecutivo. O concurso vem consolidando-se ainda mais no calendário de eventos gastronômicos da cidade e traz para a disputa 20 botecos participantes. Assim como a nível nacional, eles estão bem distribuídos e ocupam diversas regiões da capital, indo do Jóquei Clube ao bairro da Sabiaguaba. Entre eles, estão 13 novos estabelecimentos participantes e outros já conhecidos do público que costuma aproveitar o circuito em Fortaleza.

Na primeira etapa, que ocorre durante o mês de abril, os 20 participantes concorrem ao título de melhor boteco da capital. Neste ano, todos receberam a missão de criar petiscos contendo obrigatoriamente ervas e/ou especiarias nas receitas. Os ingredientes podem ser usados como protagonistas ou como um detalhe especial nos pratos. Todos os petiscos do concurso custarão o valor fixo de R$ 30. O vencedor de Fortaleza terá a chance de disputar a etapa nacional e ser eleito o melhor boteco do Brasil em 2023.

Confira abaixo a lista completa dos botecos participantes da cidade:

Arriégua Bar e Petiscaria – Rua Doutor Manuel Teófilo, 805 – Itaperi

Bar do Nem – Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 – Loja 230 – Centro (Campeão do Comida di Buteco Fortaleza 2022)

Bar do Rafa – Avenida Senador Fernandes Távora, 325 – Henrique Jorge

Bar O Camocim – Rua Padre Mororó, 1012 – Centro

Boteco Di Garagem – Rua Bento Gonçalves, 703 – Loja 07 – Novo Mondubim

Buteco 100 Petiscos Náutico – Avenida da Abolição, 2727 – Meireles

Buteco Afonso Pescados – Alameda das Begônias, 202 – Cidade 2000

Buteco do Baiano – Rua Oito de Setembro, 1444 – Varjota

Churraskim do Markim – Rua Capitão Melo, 3914, Altos – Joaquim Távora

Deixe Comigo Bar – Rua Castro Alves, 520 – Joaquim Távora

Espetim da Esquina – Rua Padre Guerra, 2333 – Parquelândia

G Petiscos – Rua Sousa Girão, 133 – José Bonifácio

Long Beer – Rua Bélgica, 1050 – Maraponga

Mormaço Bar – Rua Isac Meyer, 345 – Aldeota

Premium Petiscaria – Avenida Monsenhor Tabosa, 1039 – Meireles

Republic Bar e Bistrô – Rua Waldery Uchôa, 188 – Benfica

Samburá – Rua Sabiaguaba, 430, Quiosque C1 – Sabiaguaba

Sertão Xique Xique – Rua Doutor Manuel Teófilo, 805, Galpão E – Itaperi

Toca do Peba – Rua Professor Costa Mendes, 266 – Bom Futuro

Varandão da Vila – Rua Abel Ribeiro, 346 – Parangaba

Mecânica do Concurso

O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, já que existe uma competição entre os participantes. No concurso, é escolhido o melhor boteco e não apenas o melhor petisco. Com votação presencial, público e jurados visitam os estabelecimentos para consumir os petiscos participantes e atribuir suas notas para o prato, o atendimento, a higiene do local e a temperatura das bebidas. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. Para a eleição do vencedor, também é levado em conta 50% o peso das notas do público e 50% das notas dos jurados.

Em maio, os fortalezenses deverão conhecer o melhor boteco da cidade, quando o campeão será anunciado numa cerimônia de premiação que acontecerá no Hotel Sonata de Iracema.

Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os vencedores para que seja eleito então, o melhor boteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, será revelado o grande campeão nacional, o melhor boteco do País.

Patrocinadores

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na transformação de vidas por meio da cozinha de raíz e na capacidade que os comércios familiares têm de impactar toda a cadeia produtiva do setor, ajudar a desenvolver circuitos turísticos e promover desenvolvimento socioeconômico. Em contrapartida, as marcas têm a oportunidade de realizar ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o boteco.

Eisenbahn

“São em eventos como este que podemos entrar em contato direto com o consumidor e levar a mensagem do DNA artesanal de Eisenbahn. É sempre uma felicidade essa parceria que transporta a marca e o nosso consumidor para esse ambiente tão especial da gastronomia democrática. Assim, podemos explorar mais sabores para harmonização com nossa Unfiltered, e também fortalecer a nossa embalagem de 600ml que é ideal para consumo em bares e botecos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

Chandon

Assim como a Chandon, o Comida di Buteco é genuinamente brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Em parceria com o Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades em ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão nacional ganhará uma viagem para 2 pessoas, para viverem uma experiência única na vinícola Chandon localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Convidamos você para fazer parte da Comunidade Chandon e ter acesso as nossas novidades e benefícios exclusivos, se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter.

Gordon’s

Usando os mesmos ingredientes que Alexander Gordon usou há mais de 250 anos, Gordon’s criou o personagem clássico do gin para fazer o G&T perfeito com um sabor limpo e dominante de zimbro. É o gin mais vendido no mundo e em 2023 levará para o Comida di Buteco, seu sabor, para que todos os butequeiros possam experimentar “o gin dos gins”, premiado mundialmente. Em 12 circuitos do Comida di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.

McCain

McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando essa iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos. McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks. Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55 fábricas em seis continentes e gera vendas anuais superiores a CDN$ 10,5 bilhões.

Zero-Cal

Zero-Cal, marca líder e Top Of Mind há 19 anos no mercado de adoçantes, renova sua parceria com o Comida Di Buteco, patrocinando a 23ª edição do evento. A união de Zero-Cal com o concurso teve início em 2017 e, neste ano, reforça a mensagem de que todos podem curtir o lado doce da vida sem abrir mão do sabor. O destaque neste ano será Zero–Cal Sucralose Líquido, que tem origem da cana-de-açúcar, além de ser doce e gostoso como deve ser. Drinks produzidos com Zero-Cal, como caipirinhas, e canecas personalizadas da marca estarão em botecos participantes, fortalecendo o compromisso de Zero-Cal em desfrutar os momentos de prazer ao entregar o melhor sabor doce sem residual amargo em outras ocasiões, além do café

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia

Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isso que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2023, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.

Getnet

“Mais uma vez, a Getnet reforça seu apoio ao Comida di Buteco, uma iniciativa sem igual na história da gastronomia brasileira. Assim como o concurso, que já virou uma tradição no país, a Getnet mantém uma relação muito próxima com o setor, oferecendo tecnologia em soluções de pagamento para facilitar a gestão e contribuir para a prosperidade dos negócios. Onde houver um boteco, um bar ou um restaurante, seja ele do porte que for, a Getnet estará lá.”

Coca Cola(Solar) – nos circuitos de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador

Presente em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola investe em uma forte estratégia de conexão regional, celebrando a pluralidade das culturas presentes em seu território. A companhia é uma das 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior do Sistema Coca-Cola no país, sendo a responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para aproximadamente 400 mil pontos de venda. Operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins, Solar Coca-Cola é destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, com mais de 15 mil colaboradores(as), 13 fábricas e um faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões.

Piraquê Comida di Buteco

Fundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Piraquê acredita que o concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na essência, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela terceira vez, a marca patrocina a ação, que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes. Neste ano, o novo produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos salgadinhos Comida di Buteco em formato de “pastelzinho” de trigo, nos sabores filezinho, anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos de petiscos de boteco para o público.”

Sympla

Fundada em 2012, a Sympla é o maior ecossistema de experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e conteúdos digitais dos mais variados temas para mais de 20 milhões de consumidores e mais de 200 mil produtores, em mais de 3.300 cidades do país.A tecnologia faz parte do DNA da Sympla, e a parceria com Comida di Buteco cumpre o seu propósito: conectar pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia.A Sympla acredita que pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor com o Concurso, entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares participantes. Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar educação sobre tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades, ajudando pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de tickets simples, barata e acessível.

Seara

A Seara, marca reconhecida pelo sabor, qualidade e inovação, é patrocinadora do Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. O objetivo da marca é convidar o público para provar todo o sabor e qualidade do seu vasto portfólio de produtos. Entre os destaques, a marca traz o Jerked Suíno Seara, que entrega versatilidade para o preparo de receitas tradicionalmente preparadas com o charque bovino, com o sabor único da carne suína. Já o Frango de Padaria Petisco é a novidade da linha Frango de Padaria Seara, que traz todo o sabor do Frango Assado de Domingo que o consumidor já ama para uma porção muito di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.

Amstel

“Temos essa parceria já há alguns anos e entendemos a grande relevância para o público consumidor e pontos de venda parceiros, além do papel social da plataforma em estimular o empreendedorismo. Isso gera movimento em toda a cadeia, nos possibilita reforçar as credenciais de qualidade de Amstel: puro malte feita com a magia levedura holandesa, e também a fortalecer a nossa embalagem de 600 ml, ideal para consumo em bares e botecos. Dessa forma trazemos todo o espírito de Amsterdã para o maior concurso entre bares do país”, comenta Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil.

Assaí Atacadista

O ‘buteco’ é uma deliciosa expressão da nossa brasilidade. E por trás de cada um deles, estão milhares de brasileiros(as) que empreendem diariamente e, de Sol a Sol, trabalham para construírem as suas histórias e alegrarem, com receitas e petiscos, a vida de muitas outras pessoas. Por isso, o Assaí Atacadista patrocina pelo 1º ano o ‘Comida di Buteco’ reforçando o seu apoio ao micro e pequeno empreendedor todos os dias. E de Sol a Sol, por meio das mais 260 lojas da Companhia presentes em todas as cinco regiões do País, o Assaí seguirá estreitando o laço com os(as) empreendedores(as) do segmento contribuindo com o crescimento e desenvolvimento de seus negócios.

Serviço

Comida di Buteco 2023 – Fortaleza

Data: 07 a 30 de Abril

Local: Nos 20 botecos participantes – Lista completa no site (www.comidadibuteco.com.br)

Verificar horários de funcionamento de cada boteco participante no site e/ou nas redes sociais de cada um

Valor dos petiscos participantes: R$ 30

Comida di Buteco nas Redes Sociais:

Facebook: /comidadibuteco

Instagram: _comidadibuteco

Twitter: @_comidadibuteco

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles