Foto: Divulgação

Durante o evento, o público poderá conferir as realizações do governo estadual no fomento à pesquisas na área da gastronomia e culinária

Entre os dias 10 e 20 de agosto, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio (Secti), estará presente na 13ª edição da Rio Gastronomia, um dos maiores festivais gastronômicos do país, que ocupará o Jockey Club Brasileiro, na Gávea.

A Secretaria está com um stand onde serão apresentadas pesquisas na área de gastronomia e culinária.

Um dos temas apresentados pelas capacitações em gastronomia será a importância da alimentação saudável com dicas de culinária fitness e sustentável. Atualmente, a Faetec oferece cursos de capacitação profissional na área gastronômica, de serviços e de turismo. Este ano, foram mais de 1.400 inscritos nos cursos profissionalizantes da Faetec e mais de 800 estudantes puderam se aperfeiçoar na área gastronômica e de culinária.

“ O Governo investe muito na capacitação técnica e profissional. Com a Faetec, damos oportunidade para que jovens e adultos adquiram conhecimento rápido e de forma prática. Eles passam a ter uma profissão, empreendem, realizam sonhos e, ainda, contribuem com o desenvolvimento do nosso estado -, ressaltou o secretário de ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro Mauro Azevedo Neto.

Atualmente, a Faetec oferece, em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, qualificações profissionais na área gastronômica como: auxiliar de cozinha, bartender, confeiteiro, cozinheiro, padeiro, salgadeiro, subchefe de cozinha, entre outros. Além de todos os cursos, há também workshops de hambúrguer artesanal, sobremesas e palestras nas profissões provenientes da gastronomia e do empreendedorismo. As aulas são ministradas por empresários e profissionais do ramo de serviços, culinária, turismo e lazer.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Mauro Azevedo Neto, destaca o amplo investimento do Governo do Estado em pesquisas na área de produção alimentícia.

“Temos investido em pesquisas na área gastronômica que impactam diretamente na vida da população. A nossa presença no Rio Gastronomia será uma ótima oportunidade não só para ampliar parcerias que contribuem com o aprimoramento dos nossos cursos de qualificação profissional, mas apresentaremos ao público a qualidade dos pesquisadores fluminenses e a riqueza das nossas pesquisas”, enfatizou o secretário Mauro.

No stand da Secretaria de Ciência e Tecnologia o público terá acesso a pesquisas na área gastronômica desenvolvidas em universidades estaduais. Uma delas incentiva a nova cultura de Soja Hortaliça, da professora Rita de Kássia Guarnier, Engenheira agrônoma, mestre e doutoranda em Produção Vegetal da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A outra, da professora Lilia Zago, mestre e doutora em Alimentos e Nutrição, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), fala de compostos bioativos dos alimentos, principalmente óleos e gorduras. A pesquisa falará sobre mitos e verdades do uso do azeite de oliva, chia e linhaça.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles