Foto: Divulgação

O maior concurso de “comida raiz” do Brasil chega à 13ª edição em Fortaleza reunindo 28 bares da cidade em torno da disputa pelo título de melhor da capital. De 5 a 28 de abril, o Comida di Buteco volta a movimentar o público fortalezense na corrida pelos votos que elegerão o vencedor de 2024. Atualmente, o Boteco Afonso Pescados, localizado no bairro Papicu, que estreou na competição no ano passado, é quem ostenta o título. O estabelecimento conquistou a preferência dos jurados e do público e chegou a triplicar as vendas do petisco concorrente durante o circuito.

A nível nacional, o Comida di Buteco completa 24 edições neste ano e tem transformado o mês de abril no sinônimo da cultura e da gastronomia dos botecos. Em várias cidades, o período já é considerado tradicional e tanto os estabelecimentos quanto o público aguardam ansiosamente pela votação. Prova disso é que, em 2023, o concurso novamente alcançou números recordes. Foram 1 milhão de votos registrados em todo o País e mais de R$ 300 milhões de impacto em toda cadeia produtiva do ecossistema do Comida di Buteco. Além disso, somente durante o mês de abril do ano passado, mais de 10 milhões de pessoas compareceram aos bares participantes, sendo 150 mil turistas. O concurso também gerou mais de 10 mil empregos diretos no mesmo período.

Neste ano, a disputa promete ser ainda mais acirrada: serão 1.000 botecos participantes, distribuídos de Norte a Sul do Brasil, em 27 circuitos e 40 municípios. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e aumentando a competitividade. Com o tema “Somos todos Buteco”, o concurso vai destacar a diversidade de sabores, a criatividade, a ousadia dos donos de botecos e as heranças culturais que estão enraizadas nas histórias de bares espalhadas por todo o Brasil.

Sem ingredientes obrigatórios, os donos de boteco terão de exercer ainda mais a criatividade na preparação dos petiscos concorrentes. Todos custarão o valor fixo de R$ 35. O vencedor de Fortaleza terá a chance de disputar a etapa nacional e ser eleito o melhor boteco do Brasil em 2024.

Confira abaixo a lista completa dos botecos participantes da cidade:

1. Bar do Nem – Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 – Loja 230 – Centro (Dentro do Mercado São Sebastião)

2. Bar O Camocim – Rua Padre Mororó, 1012 – Centro

3. Bistrô Toques de Luz – Rua Rodrigues Júnior, 278 – Centro

4. Boteco Di Garagem – Rua Bento Gonçalves, 703 – Loja 07 – Novo Mondubim

5. Boteco do Butim – Avenida B, 160 – Conjunto Esperança

6. Brisa Bar – Rua Ildefonso Albano, 1614 – Meireles

7. Bruta Flor – Rua Antônio Augusto, 806 – Meireles

8. Budega dos Pinhões – Praça Visconde de Pelotas, 42 – Centro

9. Buteco Afonso Pescados – Alameda das Begônias, 202 – Papicu

10. Buteco do Baiano – Rua Oito de Setembro, 1444 – 156 – Varjota

11. Carvalhos Espetaria e Petiscaria – Rua Altair, 445 – Maraponga

12. Churraskim do Markim – Rua Capitão Melo, 3914, altos – Joaquim Távora

13. Delícias do Pará – Rua Paschoal de Castro Alves, 741 – Vicente Pizón

14. Ésim – Rua Waldery Uchôa, 235 – Benfica

15. GPetiscos – Rua Sousa Girão, 133 – José Bonifácio

16. Mar de Rosas – Rua dos Tabajaras, 542 – Centro

17. Mariscos Gastrobar – Rua Monsenhor Liberato, 1784 – Fátima

18. Mormaço Bar – Rua Isac Meyer, 345 – Aldeota

19. Nosso Bar & Petiscaria – Rua Chico Mota, 110 – Dias Macedo

20. Premium Petiscaria – Avenida Monsenhor Tabosa, 1039 – Meireles

21. Samburá – Rua Sabiaguaba, 430, quiosque C1 – Sabiaguaba

22. Sertão Xique Xique – Rua Doutor Manuel Teófilo, 805, Galpão E – Itaperi

23. Sir Fisher – Avenida Beira-Mar, 3421, B14 – Meireles

24. Spettus Muu – Rua Padre Ambrósio Machado, 357 – Vila União

25. Tasquinha Portuguesa – Rua Olavo Bilac, 1032 – Álvaro Weyne

26. Toca do Peba – Rua Professor Costa Mendes, 266 – Bom Futuro

27. Varandão da Vila – Avenida General Osório de Paiva, 1612 – Parangaba

Mecânica do Concurso

O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, já que existe uma competição entre os participantes. No concurso, é escolhido o melhor boteco e não apenas o melhor petisco. Com votação presencial, público e jurados visitam os estabelecimentos para consumir os petiscos participantes e atribuir suas notas para o prato, o atendimento, a higiene do local e a temperatura das bebidas. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. Para a eleição do vencedor, também é levado em conta 50% do peso das notas do público e 50% das notas dos jurados.

Em maio, os fortalezenses deverão conhecer o melhor boteco da cidade, quando o campeão será anunciado numa cerimônia de premiação que acontecerá no Hotel Sonata de Iracema.

Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os vencedores para que seja eleito então, o melhor boteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, será revelado o grande campeão nacional, o melhor boteco do País.

Perfil dos botecos participantes

Os participantes não pagam para participar do concurso. O objetivo é valorizar os pequenos negócios e empreendedores da gastronomia, além de divulgar os bares participantes, estimular a releitura dos tradicionais “tira-gostos” e a criação de novas iguarias, mantendo viva a cultura e o mercado dos botecos.

Para participar, os botecos não podem pertencer a redes nem a franquias e devem ter a figura do dono do local presente na operação e na identidade do local. São estabelecimentos locais comandados por famílias que vivem do negócio.

Patrocinadores

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na transformação de vidas por meio da cozinha de raíz e na capacidade que os comércios familiares têm de impactar toda a cadeia produtiva do setor, ajudar a desenvolver circuitos turísticos e promover desenvolvimento socioeconômico. Em contrapartida, as marcas têm a oportunidade de realizar ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o boteco.

Eisenbahn

“São em eventos como este que podemos entrar em contato direto com o consumidor e levar a mensagem do DNA artesanal de Eisenbahn. É sempre uma felicidade essa parceria que transporta a marca e o nosso consumidor para esse ambiente tão especial da gastronomia democrática. Assim, podemos explorar mais sabores para harmonização com nossa Unfiltered, e também fortalecer a nossa embalagem de 600ml que é ideal para consumo em bares e botecos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

Piraquê

Focada no segmento de biscoitos e snacks premium, Piraquê valoriza receitas autênticas. Desde 2021, a marca é parceira do Comida di Buteco. A intenção é convidar o público para experimentar o original a partir de um portfólio com criações pensadas para o evento. Em 2021, a parceria trouxe para as gôndolas snacks com base de biscoito nos sabores Pão de alho, Pimenta e Calabresa. Já em 2023, Piraquê apresentou os sabores Filé Aperitivo, Pepperoni e Anéis de cebola, integrando o segmento de salgadinhos à base de trigo.

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia

Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isso que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2024, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.

Coca-Cola

“Como uma marca que há décadas está presente nas mais diversas experiências gastronômicas brasileiras, estamos animados em nos associar a um evento que celebra a essência dos botecos, lugares onde os sabores autênticos e as conexões genuínas se criam. Uma Coca-cola bem gelada tem uma longa história de complementar a deliciosa comida de boteco, tornando cada momento compartilhado ainda mais especial”, afirma Ted Ketterer, head de Marketing da Coca-Cola Brasil.

McCain

McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando essa iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos.

Zero Cal

Zero-Cal é a marca líder no mercado de adoçantes e há 20 anos a mais lembrada pelos consumidores. A parceria entre Zero-Cal e Comida di Buteco nasceu em 2017, com o intuito de reforçar que seu drink do happy hour pode ser mais doce e zero açúcar. Zero-Cal acredita que é possível levar uma vida bem-humorada, leve e otimista e oferece produtos especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam aproveitar as delícias do dia a dia, com um portfólio completo, do tradicional ao natural, para todo o tipo de paladar.

Chandon

A Chandon, marca de espumantes excepcionais, reafirma sua parceria com o Comida di Buteco em 2024, destacando o Chandon Passion como a escolha perfeita para acompanhar os petiscos dos estabelecimentos participantes, promovendo um brinde à cultura gastronômica brasileira. A marca busca democratizar a experiência com o espumante, proporcionando ao público uma experiência única. O Comida di Buteco promove uma votação com premiações para os botecos e para celebrar esse momento, a Chandon presenteará os botecos campeões de cada circuito com uma garrafa de Chandon Magnum Brut e o campeão nacional com uma experiência exclusiva em um dos restaurantes parceiros da Chandon em sua região.

Sympla

Este é mais um ano de parceria com o Comida di Buteco e, dessa vez, com novidades. A Sympla traz, para esta edição, uma série de novos conteúdos para o público. A ideia é fornecer as principais informações sobre os participantes, localização dos bares e até mesmo algumas receitas de petiscos que já foram premiados. Com isso, esperamos ajudar as pessoas a viverem a melhor experiência possível no circuito de botecos.

Serviço

Comida di Buteco 2024 – 13ª edição em Fortaleza

Data: 05 a 28 de Abril

Local: Nos 20 botecos participantes – Lista completa no site (www.comidadibuteco.com.br)

Verificar horários de funcionamento de cada boteco participante no site e/ou nas redes sociais de cada um

Valor dos petiscos participantes: R$ 35

Comida di Buteco nas Redes Sociais:

Facebook: /comidadibuteco

Instagram: _comidadibuteco

Twitter: @_comidadibuteco

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles