Eles eram só três, mas eram muitos. Tantos que não cabiam dentro de si mesmos. Uma ruivinha sardenta e atrevida, ladeada por dois rapazes de talentos múltiplos para a música, a pilhéria, a criação, a arte. Sentados ou não na sala de jantar, todo um dicionário teria poucas palavras para explicar o que foi (ou foram) os Mutantes. Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista abriram as portas da percepção musical brasileira com uma fusão de sons e performances que sempre vinha costurada com a fina linha do bom humor. Subir ao palco vestido de noiva, depois se deixar fotografar numa cama com dois homens, era um mínimo que Rita poderia fazer para desafiar o bom mocismo daqueles 60 tropicalistas.

E foi desse casamento e lua de mel a três que os Mutantes tiraram a matéria-prima do disco que lançaram em 1968. O primeiro de cinco que eles lançaram, antes de embarcar numa onda progressiva e chapada. Tanta coisa havia naquele disco, batizado somente de Os Mutantes, que seria difícil escolher uma prateleira para encaixá-lo. Rock? MPB? Progressivo? Samba? Qualquer coisa? Qualquer rótulo seria insuficiente. Do baião Adeus Maria Fulô até o “mela cueca” em francês Le Premier Bonheur du Jour, muitas frutas e legumes foram colocados naquela salada saborosa e musical. Em tempo: Gilberto Gil e Caetano Veloso eram os gurus dos meninos. Tão importante foi aquela tríade mutante, que ainda é grande o desejo saudosista para que ela volte a se encontrar. Sinto, mas ela não vai voltar a se encontrar, posto que Sérgio, Arnaldo e Rita partiram para outras bem distantes do país dos baurets. Ainda assim, vale torcer.

Faixas de Os Mutantes (1968):

1. Panis et Circenses (Caetano Veloso/ Gilberto Gil) 3:38
2. A Minha Menina (Jorge Ben) 4:42
3. O Relógio (Arnaldo Baptista/ Rita Lee/ Sérgio Dias) 3:30
4. Adeus Maria Fulô (Humberto Teixeira/ Sivuca) 3:04
5. Baby (Caetano Veloso) 3:01
6. Senhor F (Arnaldo Baptista/ Rita Lee/ Sérgio Dias) 2:33
7. Bat Macumba (Caetano Veloso/ Gilberto Gil) 3:10
8. Le Premier Bonheur du Jour (Frank Gerald/ Jean Renard) 3:36
9. Trem Fantasma (Arnaldo Baptista/ Caetano Veloso/ Rita Lee/ Sérgio Dias) 3:16
10. Tempo no Tempo (Once Was a Time I Thought) (John Philips/ V.: Arnaldo Baptista/ Rita Lee/ Sérgio Dias) 1:47
11. Ave Gengis Khan (Arnaldo Baptista/ Rita Lee/ Sérgio Dias) 3:48

>> Panis et Circenses (Caetano Veloso/ Gilberto Gil) por Carlus Campos

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles