Por Amelinha

Amelinha

Gostaria antes de colocar que cinco produções não podem representar como as melhores e nem como as minhas preferências no âmbito geral porque se torna muito reducionista , dado a importância das obras e das produções cearense como um todo. No entanto exponho aqui grandes momentos de atuação, mesmo porque só vai dar pra pegar cinco artistas e considero importantes os que se destacaram nacionalmente e também os de representatividade local. Não digo regional porque a qualidade é de uma grande amplitude poética e sonora. Se valer esta minha colocação, pode publicar.

> REVELAÇÃO -FAGNER

Vou começar com Revelação. Momento mágico do Fagner onde o próprio se revela e estampa o Ceará no cenário nacional, pós tropicalismo, trazendo consigo um Robertinho do Recife ousado , arrojado e maravilhoso, os compositores Clodo, Climério e Clésio, piauienses participantes da cena cearense, em seu momento mais contundente dessa geração, onde o Augusto Pontes se referia como os 300. Um disco belíssimo com um Fagner vigoroso, persistente, já sabedor do seu valor e do que poderia fazer em seu sonho de garotão, e também já cantando muito. Esse alinhamento é muito importante, eu diria fundamental. Arranjos, poética, musicalidade e garra, nesse alinhamento, repito
perfeito. Ouvi muito este disco e me emocionei muito quando ele me presenteou. Era um encontro meu com a vitória. Vendo ela de frentona pra mim. Bola rolando no gramado.

> ALUCINAÇÃO – BELCHIOR
Belchior, apenas um rapaz latino americano, transbordante e triunfante. Realmente, um disco campeão e emblemático. Descortinando o Ceará para o mundo numa projeção alucinada e inevitável. Repertório primoroso, definitivo e inabalável. Bel faz aí sua assinatura na Música Popular Brasileira. Eu estive no lançamento em São Paulo foi simplesmente deslumbrante e Alucinante, inesquecível. Tudo que falo é baseado no que vi e ouvi.

> O ROMANCE DO PAVÃO MYSTERIOZO – EDNARDO
Impossível enumerar a importância da musica cearense e seus disco sem falar de Ednardo. Classifico este, além de seu valor intrínseco, pela propagação do Cordel, a importância das produções universitárias nordestinas que inundou o cenário nacional da época através da novela Saramandaia. O amor de Ednardo pelo Ceará, sua terra, seu terral é inconteste. Bela produção entre tantas outras, Outro grande artilheiro do nosso time. Golasso do nosso ilustre conterrâneo, internacionalmente admirado e respeitado, com uma obra emblemática e premiada que significa, como os demais, só honra e glória para o Ceará.

> VERSO E VOZ AO VIVO – FAUSTO NILO
Além de sua rica e vitoriosa trajetória e contribuição à música cearense como letrista e pensador, é um poeta cantando. Lindo, lindo, lindo este disco. Uma raridade, uma pérola. Suavidade, intensidade e propriedade na interpretação das canções. Tem músicas que ele cantando eu viajei muito mais, entendi mais me emocionei mais. Tudo tocado com categoria de nossos grandes músicos parceiros. Arquitetura musical, emocional e dimensionalmente verdadeira. Um luxo.

> NOTAS DE VIAGENS – RICARDO BEZERRA

Sensacional. Já do começo, quando o relógio toca suas badaladas, vê-se a profundidade e a dimensão do que vem pela frente. Uma super viagem sonora, com detalhes que, a cada vez que se ouve, se saca mais e mais. Teve uma época que esse disco me acompanhou e me elevou por um bom tempo em que isto foi necessário. Agora já ouço de outro modo e penso que sempre será assim. Timão, Adelson, Cristiano, Bacelar e Henilton, só fera, não podia ser de outra forma. Nem sei a história desse disco, conversei com o Ricardo muito rapidamente sobre isso e acho até que ele nem imagina como fiquei fortemente impressionada com a obra. É um disco envolvente e luminoso. A sonoridade é fantástica. As composições belíssimas. E ponto pro nosso saudoso e inesquecível Carlinhos Ferreira. Mingo, Hoto, Ítalo Almeida, Marcio Rezende, Luizinho Duarte, o que é isso companheiros? E os cavalos que passam trotando, que paisagem é esta. Alinhamento dos astros. Valeu ? Valeu, ah se valeu… Meu Deus, que benção um momento deste.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles