u2 2014Texto de Bruno Iosephi, fã ardoroso do U2 (b.iosephi@gmail.com)

A notícia da crise fonográfica mundial já virou velha, apesar da preocupação dos artistas ainda ser uma notícia atual. Não se ganha mais tanto dinheiro vendendo discos como antigamente. Afinal, claro, hoje até o seu sapato pode tocar MP3. Antes as bandas saíam em turnê para divulgar seus discos. Hoje os discos são lançados para divulgar as turnês. O dinheiro está agora nelas, nas turnês! Quem sabe é por isso que nós, amantes da música que moram num país de terceiro mundo, podemos agora acompanhar grandes artistas aparecerem aqui mais vezes, na proporção inversa em que seus discos são vendidos.

Diante desse clima morno a novidades, o U2 e a Apple realizam uma ação inovadora no mercado perante elogios e críticas. Foi disponibilizado para os mais de 500 milhões de usuários da empresa de Steve Jobs, o novo álbum do U2 recém saído do forno SONGS OF INNOCENCE. Até o dia 13 de outubro, o disco estará no iTunes para ser baixado gratuitamente. Mesmo se você não tem um iPhone ou Ipad, pode fazer sua conta no iTunes, ir lá e adquirir o álbum, que já se encontra “comprado”. Isso mesmo, comprado e não doado. Para os desavisados, a ação foi  bem diferente do que Radiohead e Thom Yorke já fizeram. O U2 não deu suas músicas de graça…

A Apple pagou ao U2 cerca de 100 milhões de dólares para poder ter o direito de distribuir digitalmente suas músicas para todos os seus usuários. Realizou a jogada de marketing no mesmo evento de lançamento do iPhone 6. Todo usuário do iTunes ganhou o álbum! E para os que possuíam a opção de download automático no iTunes, recebeu as faixas em sua biblioteca, sem pedir! Fato que mexeu com os brios dos U2 haters e fez a Apple criar um aplicativo para excluir o álbum de suas bibliotecas.

Mesmo diante de toda a polêmica os números impressionam, pois em duas semanas o álbum foi escutado por mais de 75 milhões de pessoas e fez o que o U2 mais queria: entrar em evidência.

Mas afinal, do que importa tudo isso… o álbum é bom mesmo?
É. Songs of Innocence é ótimo. O disco é cru, nu e moderno. Com referências diretas a Ramones, The Clash e até Beach Boys. U2 recrutou o badalado produtor Danger Mouse (Brian Burton) para refinar e criar uma nova sonoridade para a banda. Mais uma vez conseguiu e, como sempre, sem perder sua identidade.

A renomada revista Rolling Stone pontuou Songs of Innocence com nota máxima. Classificação antes dada a somente The Joshua Tree (1987) e Achtung Baby! (1991), álbuns detentores de dois dos maiores sucessos do U2: With or Without You e One, respectivamente.

A mensagem do disco é muito pessoal. A primeira faixa The Miracle (of the Joey Ramone) fala da primeira vez em que Bono se encontrou como cantor, ao ouvir Joey Ramone num show. Bono acredita que tinha uma voz de “menina” e quando assistiu Ramones, na sua adolescência, descobriu que também poderia cantar rock! Há ainda faixas que remetem a Dublin, a terra natal do U2. Cedarwood Road era a rua em que Bono morava e Raised by Wolves fala de um atendado a carro bomba num bairro onde ele frequentava e que, por uma coincidência, escapou.

Mas talvez a faixa mais íntima é Iris (Hold Me Close). Iris era o nome da mãe de Bono, que morreu quando ele tinha 14 anos. Iris teve um aneurisma cerebral durante o funeral de seu próprio pai. Este fato marcou muito a vida do líder do U2 que já fez várias músicas em homenagem a Iris. A música parece um acerto de contas entre um filho de 50 anos e sua mãe perdida há quase 40 anos. Em trechos, Bono fala que queria que sua mãe soubesse quem é seu filho de hoje. E ainda alguns indicativos de livramento de culpa da morte de sua mãe.

Os grandes hits de Songs of Innocence ficam com a balada pop muito bonita e já conhecida entre os fãs da banda: Every Breaking Wave. Há ainda um rock mais pesado guiado pelo contrabaixista Adam Clayton, chamada Volcano. Esta última poderá, inclusive, dar nome a próxima turnê do U2 prevista sim a passar pelo Brasil. E as novidades não param, pois a banda já anunciou a continuação de Songs of Innocence. Previsto para 2016, o Songs of Experience já promete.

Enquanto o “outro novo” disco do U2 não chega, os fãs já se movimentam para receber o lançamento oficial das mídias físicas de Songs of Innocence que chegará ao Brasil a partir do dia 14/10 em dois formatos: simples e duplo. O disco duplo acompanha uma sessão acústica, versões alternativas, duas inéditas e uma faixa oculta. E aqui na cidade de Fortaleza haverá festa de lançamento do Songs of Innocence. Com o apoio do fã-clube U2Fortaleza, a The Fly U2 Tribute fará um show especial regado de sucessos e, claro, novos hits!

Serviço:
Festa de Lançamento do U2 Songs of Innocence
Data 18/10/2014
Banda: The Fly U2 Tribute
Local: Altas Horas Bar Conceito
End.: Rua Ligia Brígido, 811 (Cid. dos Funcionários) – 3181-8360
Apoio: U2Fortaleza

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles