TIGANAÌ__ - by JOSEÌ__ DE HOLANDA-6111

Quem ouviu o recém lançado disco Mama Kalunga, da baiana Virgínia Rodrigues, deve ter tomado um susto com a voz que introduz a faixa 12, Sou eu. Aquele registro grave e macio como um veludo é do cantor e compositor Tiganá Santana, que se apresenta pela primeira vez em Fortaleza esta noite, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar.

O show gratuito é baseado no terceiro disco de Tiganá, Tempo & Magma, gravado no Senegal, durante uma residência de quatro meses proporcionada pela Unesco. “Encontrei músicos que compuseram toda a imagem sonora do álbum e pudemos unir a parte artística com a pesquisa”, relembra o músico se referindo ao trabalho que realiza de sobre a cultura africana.

Natural de Salvador, Tiganá Santana Neves Santos teve os primeiros contatos com os elementos da cultura afro diaspórica em casa. Línguas, religiosidade e costumes anteciparam a iniciativa particular que ele empreenderia depois como músico e estudioso. Como pós-graduando da USP, ele estuda a linguagem proverbial dos banto congo, algo que transporta para seus discos. “Sou do Brasil, que é um dos principais países de diáspora no mundo. Não me considero um acadêmico, mas tudo que vai sendo pesquisado vai sendo, em certa medida, vivenciado e sendo traduzido em resultados criativos. É como estar em casa”, explica.

Assim, Tempo & Magma, assim como Maçalê (2010) e The Invention of Color (2013), trazem canções em português, inglês e idiomas africanos como o kikongo, kimbundo, wolof e mandinka. Essas línguas se misturam em um caldo percussivo temperado por violões e guiado pela voz profunda do cantor.

Serviço:
Show Tiganá Santana
Quando: hoje, 20, às 20h
Onde: Anfiteatro do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Gratuito
Telefone: 3488 8600

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles