HB Foto no ar, um poetaUm novo espaço nasce amanhã para preservar e incentivar a música do Ceará. Chama-se Casa da Música do Ceará, um projeto de extensão da UFC que funciona na Casa de José de Alencar. Aberto para lançamentos, shows, debates e exposições, o local terá coordenação do músico e professor Pedro Rogério e a inauguração acontece neste domingo com o lançamento de Plural, primeiro disco de Henrique Beltrão.

Poeta, compositor, radialista e pesquisador, Henrique Beltrão é um veterano em discos lançados no Ceará. Suas canções já ganharam vozes de gente como Fagner, Aparecida Silvino, Lorena Nunes, Isaac Cândido, Simone Guimarães e muitos outros. Essas faixas estão registradas em vários discos destes e de outros intérpretes. Em Plural, 12 delas foram reunidas. São canções como Benfica na Boca da Noite, lançada por Jord Guedes no disco Traços (2015), e Caminho Livre, do disco Da flor, o Amor (2014) de Marcelo Kaczan.

Dada a variedade de vozes e parceiros, Henrique não conseguiu fugir do título Plural para este primeiro trabalho. São tantos artistas que passaram pela sua trajetória de compositor, que algumas canções chegaram a ganhar três versões. É o caso de Aproveite o dia, que ganhou três gravações e ainda tem uma versão inédita com melodia feita pelo próprio Henrique. No disco, ela aparece nas vozes de Lorena Nunes e Edmar Gonçalves. A do Pingo de Fortaleza ficou registrada apenas no disco Prata 950 (2009).

Outras canções de Plural também têm suas histórias curiosas. É o caso de Carta para Matilde, gravado em Histórias de Luz, trabalho em parceria de Pingo de Fortaleza e Calé Alencar. A canção foi uma encomenda de Pingo, que queria uma música que falasse sobre o povo negro, sem repetir temas comuns como os grilhões, a escravidão e o sofrimento. Já Sobre um Piano nasceu quando Marcos Paulo Leão soube que um piano foi encontrado em um banco de areia. A faixa ganhou registro no álbum Canções Brasileiras Conterrâneas (2010), do cantor lírico Daniel Sombra com o pianista Vitor Duarte.

Serviço:
Lançamento do disco Plural, de Henrique Beltrão
Quando: amanhã, 22, às 10 horas
Onde: Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 – Messejana)
Entrada gratuita
Preço do disco: R$ 20

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles