Foto: Jotacílio Martins

Foto: Jotacílio Martins

Alfredo da Rocha Vianna Filho foi mais que um músico brasileiro. Imortalizado com o apelido de Pixinguinha, o carioca nascido em 1897 é um capítulo importante da história da música que se produz neste País. Simples e humilde no trato, era um gigante de notas luxuosas quando pegava seu saxofone ou sua flauta. Das suas mãos saíram peças inesquecíveis, como Lamentos, Carinhoso e Fala baixinho.

Falecido em 17 de fevereiro de 1973, enquanto acompanhava a cerimônia de batismo do filho de um amigo, Pixinguinha segue como um dos nomes mais lembrados quando o assunto é chorinho. É para celebrar essa figura que segue enquanto os fãs da boa música brasileira que o grupo Beco dos Cantadores apresenta No Largo do Pixinga. O espetáculo tem apresentações gratuitas hoje, amanhã e na sexta-feira, 11, no Centro Cultural Banco do Nordeste.

Formado por sete artistas que se conheceram na Licenciatura em Artes Cênicas do Instituto Federal do Ceará (IFCE), o Beco dos Cantadores é formado por atores, cantores, músicos e dançarinos. Sem desperdiçar talentos, o espetáculo mistura canções ao vivo, com atuação cênica e sapateado. “Quando começamos o processo, uma proposta era intercambiar cada uma das linguagens que os meninos dominavam. Não vamos fazer um espetáculo onde um músico só toca”, explica o ator Edglê Lima.

Com texto de Rafael Barbosa, No Largo do Pixinga começou a ser montado em novembro de 2014 e estreou em fevereiro do ano seguinte. “O espetáculo não segue uma cronologia. A história em si é de um grupo de artistas mambembe que conta a história de um artista brasileiro”, comenta Edglê, acrescentando que o foco do grupo é relembrar histórias de grandes nomes brasileiros. Além dele, a peça conta com Izabela Wégila, Dudu Abreu, Aílton Santana, Alisson Barbosa, Higor Monteiro e Lucas Bessa.

Em mais de um ano, No Largo do Pixinga já foi apresentado em diversos municípios cearenses, incluindo Jericoacoara, onde foi o único espetáculo teatral dentro da programação Festival Choro Jazz. Ao mesmo tempo em que prepara outros trabalhos, como um mais focado na música e uma peça infantil, o Beco dos Cantadores comemora os convites que vem recebendo para levar a história de Pixinguinha para São Paulo e Cabo Verde.

Serviço:
No Largo do Pixinga
Quando: dias 3 e 11, às 19 horas, e dia 4, às 12 horas
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D´Eu, 560 – Centro)
Entrada franca

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles