Foto: Divulgação

Por Isabel Costa (isabelcosta@opovo.com.br)

Álbuns e artistas especializados em música instrumental entram em cena a partir da próxima quinta-feira, 19, na nova coluna do Blog Discografia. Sem Palavras, assinada pelo músico e estudante de jornalismo Victor Hugo Santiago, vai tratar dos lançamentos do mercado instrumental e dos criadores que têm feito história nesse gênero. Com quase dez anos de existência, o Discografia é um dos blogs com maior credibilidade no cenário musical cearense. Criado em 2009 e integrando o Portal O POVO online, a página é assinada atualmente pelos jornalistas Marcos Sampaio – que também é editor adjunto de Cultura e Entretenimento do O POVO e pesquisador de música – e Mariana Amorim, que é responsável pelo blog Memórias de Gaveta e colaboradora do blog Leituras da Bel.

O conteúdo da Sem Palavras se junta às resenhas de discos, matérias sobre shows, entrevistas com bandas, indicações de lançamentos e outros conteúdos produzidos pela equipe do blog. Para Victor, abrir espaço para debater música instrumental é necessário para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer e de se interessar pela “beleza do que é a música sem palavras, sem poesia”. Aos 14 anos, ele aprendeu os primeiros toques no violão. Mais cedo, sempre aos fins de semana, escutava discos de toda ordem na companhia dos pais. Música francesa, música italiana, música brasileira.

O interesse pela arte levou Victor Hugo para os palcos cedo. Aos 18 anos, já tocava na noite de Fortaleza acompanhando nomes da cena local. “No fim do ano passado, passei no vestibular e estou cursando jornalismo. Sempre gostei de música, escrevi e pesquisei sobre o tema”, explica, lembrando que a coluna vai trabalhar textos sobre lançamentos de discos instrumentais e artistas que se destacam no cenário. A estreia, ele explica, não poderia acontecer em momento mais oportuno.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles