Samba classe A

No domingo, 24, a sessão sonora do Cineteatro São Luiz vai transbordar elegância. Após a exibição do filme Cartola – Música para os olhos (2007), a divina Leny Andrade apresenta um tributo mesclando canções de Cartola e Nelson Cavaquinho. O show, já lançado em CD e streaming, marca os 40 anos de parceria com Gilson Peranzzetta, pianista que acompanha a carioca em Fortaleza. Mestre das harmonias refinadas, Peranzzetta já esteve ao lado de Leny em dois tributos independentes a esses mesmos sambistas. Mesmo quem acha que já ouviu tudo em relação a Nelson e Cartola, vale conferir o encontro de uma das mais respeitadas vozes da bossa nova no mundo ao lado de um músico que sabe lhe extrair o que há de mais precioso. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$15 (meia).

Segue uma prova desse encontro

Som à moda antiga

Chegou na sexta-feira, 1º, às lojas físicas e virtuais o disco de estreia da britânica Yola. Produzido por Dan Auerbach (Black Keys), Walk Through Night mistura elementos do soul e do country na medida ideal para criar canções sedutoras, radiofônicas e ricas em timbres. Da capa à sonoridade, muito do álbum remete aos anos 1970, mas sem querer soar saudosista. Apesar da excelente voz de contralto, Yola não abusa, preferindo deixar as composições falarem por si. Cordas, teclados vintage, percussão também engrandecem as 12 faixas que devem ser ouvidas de uma tacada. Se for para destacar dois momentos dessa excelente estreia, fiquem com Faraway Look e Still Gone.

Para Luiz Melodia

https://www.youtube.com/watch?v=j9TPMvn2Aa4

Entre dezenas de indicados, o grande vencedor do 29º Prêmio da Música brasileira, foi Luiz Melodia (1951 – 2017). Homenageado da edição realizada em agosto de 2018, o carioca teve várias de suas canções interpretadas por artistas de diferentes quilates no palco do municipal do Rio de Janeiro. Essas performances estão sendo lançadas em CD e DVD pela Biscoito Fino e já estão disponíveis em streaming. Entre elas, tem Fabiana Cozza se derramando em Ébano; Alcione à vontade em Estácio Holly Estácio; Yamandu e Hamilton de Holanda emoldurando a voz de Pedro Luiz em Fadas; Baby do Brasil enchendo a Magrelinha de rock; e o encontro de Maria Bethânia, Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso em Pérola Negra.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles