Paralelo ao circuito de Pré-Carnaval da Cidade, o Centro Cultural BNB realiza uma maratona de shows de rock em mais uma edição do Festival Rock Cordel. São nove bandas divididas em três dias de programação na sede Fortaleza (rua Conde D’Eu, 560 – Centro) do equipamento. Tudo autoral e gratuito. Pra quem ainda não conhece, o Rock  Cordel é um dos mais importantes festivais de rock de Fortaleza. A programação se dedica às muitas vertentes do rock e já faz parte de um calendário de eventos tradicionais da Cidade.

Conheça as bandas que vão fazer parte do projeto:
Dia 1º de fevereiro, a partir das 18 horas
Lixorganico – formada em 2000, a banda aposta numa postura e letras que seguem sempre no sentido da crítica política e social, com músicas rápidas e diretas. A nova formação da banda conta com Vinicius(vocal), Felipe (guitarra), Robert (baixo) e Rômulo (bateria).

Oráculo – Formada em 1995, a banda participou da coletânea Rock Soldiers Vol. 4, lançada no Rio Grande do Sul. O primeiro álbum próprio veio em 1998, Shadows, seguido de Wisdom (2005) e Disciples of Metal (2019, vídeo acima), que foi totalmente dedicado aos discípulos do metal e lançado no Forcaos 20 anos. O Oráculo não gosta de rótulos. Toca o que gosta e porque gosta. Heavy metal tradicional, melódico, power, não importa.

Dead Enemy – Formada no início do ano de 2017 por membros e ex-membros de bandas como Faixa de Gaza, Diagnose, Agressive, Blight, Beco Tubarão, Damn Youth. O 
Dead Enemy lançou um slip CD  com a banda Diagnose e está em processo de lançamento do primeiro EP. A banda é formada por Fernando Gomes (vocal), Junior Linhares (guitarra), Mateus Sales (bateria) e Dejane Grrl (baixo).

Dia 4 de fevereiro, às 18h30min

Criminal Lies – Formada em 2015, traz como principais influências o hip hop e o hardcore. As letras tratam de questões sociais. Em 2016, o grupo lança o single Vivendo nessa guerra que também ganhou videoclipe. O grupo encontra-se em estúdio finalizando primeiro trabalho individual.

ATD – Formado em março de 2016, as letras versam sobre a hipocrisia e mentiras, sobre a violência e a corrupção presentes em nosso atual sistema. A banda tem influências do metal em suas várias vertentes (HcNy, Grind, Slam), unindo-se a um hardcore frenético e insano. Em 2018 lançaram um lyric video do single H.C.R.R (Hardcore Raça Ruim).

Bull Control

Bull Control – O grupo nasceu em 2015, influenciado pelo hardcore. Em maio de 2017, lançam o EP Mundo Paralelo e, dois anos depois, o CD União e Respeito. A repercussão positiva rendeu convites para shows fora do Ceará e a participação em festivais como Garage Sound e ForCaos. a Bull Control é formada por: Digão (vocais), Giovanni (Guitarra), Thiago (baixo) e Leandro (Bateria).

18 de fevereiro, a partir das 18h30min

Echoes of Death – Formada em 2015, tem como referência principal bandas suecas e americanas do final do anos 1980 e 1990. O primeiro disco da banda … In The Cemetery (2018) foi lançado em formato digipack e fita cassete, e teve distribuição na Europa.

Megahertz

Megahertz – O quinteto piauiense formando em 1985 tem influências do thrash metal dos anos 1980. Em 2001, participaram da coletânea Chaos Compilation (Independência Records) e participaram de festivais como Ferrock (DF), ForCaos, Rock Cordel, Tempestade Metálica e Tendecies Rock (TO). A banda é formada por Kasbafy (guitarra), Mike Soares (guitarra), Nixon (vocal), Marcelo (baixo) e Iago Dayvison (bateria).

Steel Fox

Steel Fox – banda de power/heavy metal concebida em 1997 pelos irmãos guitarristas Daniel Camelo e Júlio Alcindo, influenciados por bandas alemãs e inglesas dos anos 1970 e 1980. O novo álbum, intitulado Savagery, foi lançado mundialmente em 2018 pela gravadora alemã STF Records. A Steel Fox é formada por Daniel Camelo (guitarra), Robson (vocais), Tiago Rezakk (guitarra), Philipe Praciano (baixo) e Bosco Lacerda (bateria).

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles