Nascida em 2013, a banda Sulamericana está às voltas com a produção do disco de estreia. Para esse trabalho, o quinteto formado por Lucas Espínola (vocal e guitarra), Hugo Lage (guitarra), Tiago “Gnomo” Vieira (baixo), Zylton Senna (teclados e sintetizadores) e Ian Antunes (bateria) contou com dois reforços. O primeiro foi de Rafael Martins, que cuidou da produção do trabalho. Inicialmente, o guitarrista e vocalista do Selvagens à Procura de Lei iria produzir um EP de “esquenta” para o trabalho completo. Acabou abraçando o projeto do álbum inteiro.

O segundo reforço é de Natália Noronha. A vocalista e instrumentista da banda natalense Plutão Já Foi Planeta está dividindo os vocais de O Laço, primeiro single do disco que a banda cearense lança este semestre. O resultado dessa parceria é uma balada delicada e radiofônica, que o DISCOGRAFIA ouviu em primeira mão com exclusividade. O Laço, composição de Lucas Espínola, é doce e tem vocação pop. O encontro de vozes tem um ar de intimidade, com tudo soando, sem arestas. Com uma mistura de sons elétricos e acústicos, o arranjo lembra Balada do Amor Inabalável, do Skank, com o mesmo clima solar, de passeio à beira-mar.

“Durante as gravações tivemos uma experiência de laboratório mesmo, de testar timbres, sons diferentes. Criamos juntos uma sonoridade totalmente nova, e uma das orientações dele foi de ver todo mundo desprendido dos vícios de tocar e cantar as mesmas coisas, numa música que a gente se divertiu mesmo”, lembra Zylton Sena (em material enviado à imprensa) sobre a parceria com Rafael. “Quando eu falei que gostaria muito de explorar novos caminhos para a banda Sulamericana, tinha que ser uma música que me transmitisse isso”, devolve Rafael.

Enquanto o disco não sai, segue o clipe de Céu Azul, da banda Sulamericana

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles