Foto: Karen Pedregal/ Divulgação

Se existe um evento que é sinônimo de resistência esse é o Forcaos. São mais de 20 anos sobrevivendo a dificuldades de financiamento, falta de apoio e, desde o ano passado, a uma pandemia que levou a grande maioria dos eventos culturais para as plataformas digitais. Mas, desistir não é algo que esteja nos planos do festival que reúne uma ampla gama de linguagens e estilos ligados ao rock.

Criado pra ser uma alternativa ao de Carnaval em Fortaleza, o Forcaos chega em 2021 à sua 22ª edição. Mais uma vez em formato online, a programação acontece de 15 a 21 de março, e terá como principais atrações as bandas Krisiun e Rebaelliun. A primeira, com mais de 30 anos de estrada, é uma referência do death metal, formada por Alex Camargo (baixo e vocal), Max Kolesne (bateria) e Moyses Kolesne (guitarra). E a segunda, natural de Porto Alegre (RS), já conquistou a atenção da cena internacional, atravessou momentos difíceis, viveu a perda de um músico (o guitarrista Fabiano Penna, em 2018), mas está de volta com nova formação: Evandro Passos (guitarra), Sandro Moreira (bateria) e Lohy Silveira (vocal e baixo).

Para a edição 2021, mais uma vez o Forcaos vai acontecer em formato online. Os shows vão ser realizados no Centro Cultural Belchior, sem a presença de público, e transmitidos ao vivo nos dias 19 e 20 de março. Nos outros dias, a programação conta com debates, oficinas e campeonato de BMX. Para este ano, foram recebidas 189 inscrições de bandas de vários cantos do Brasil. Confira a seguir as selecionadas para o Forcaos 2021:

Bandas Cearenses:
– Ankerkeria
– Betrayal
– Structure Violence
– Encéfalo
– Corja!
– Diagnose
– Darkside
– Back Drope Falls
– Steel Fox
– Krenak

Bandas cearenses suplentes:
– Óraculo
– Netuno Doom
– Rematte
– Berg Menezes

Bandas nacionais:
– Krisiun (RS)
– Rebaellium (RS)
– Cérebro de Galinha (PA)
– Baixo Calão (PA)
– Expose Your Hate (RN)
– Test (SP)
– Scum Noise (SP)
– Hatefulmurder (RJ)
– Invisible Control (AL)
– Jacau (BA)

Bandas nacionais suplentes:
– Manger Cadavre? (SP)
– Sinaya (SP)
– Desalmado (SP)
– Maua (SE)

ForCaos desse ano foi contemplado pelo “Edital Festivais Culturais” da Lei Aldir Blanc promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e é  realização da Jolson Produções Artísticas e Associação Cultural Cearense do Rock.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles