Por Célio Albuquerque

Nate Najar e Daniela Soledade no beco das Garrafas (Foto: Célio Albuquerque)

A cantora brasileira Daniela Soledade (saiba mais aqui) vem aos poucos solidificando seu nome no mercado americano. Seu avô paterno Paulo Soledade, foi empresário, produtor e compositor, inclusive parceiro de Antônio Carlos Jobim. Seu pai, Paulinho Soledade, é músico e também compositor.

Até o dia 13 de junho de 2023, mesmo já tendo lançado dois álbuns lançados nos Estados Unidos, com críticas positivas da revista de jazz Down Beat, ela nunca havia se apresentado em terras brasileiras.

O local escolhido foi o Bottles Bar, bem no coração do Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro,  um dos nascedouros da Bossa Nova, que seu avô conhecia muito bem. Apesar do toda a magia, justa, que cerca as casas do Beco, elas não prezam pelo espaço. São pequenas. Pequenas e aconchegantes.

Ao lado do marido, produtor e guitarrista talentoso, Nate Najar, ela iluminou o pequeno palco com sua voz suave e firme.

Havia  magia e cumplicidade no Bottles. Tudo fluindo naturalmente, sem sobressaltos. Uma terça-feira Bossa Nova, no que tem de melhor essa adjetivação.

Historinha

Até recentemente, confesso, não tinha ideia da existência da artista. Tudo aconteceu na pandemia. Navegando no Youtube me deparei com um clip bem produzido, com uma cantora loura, magrinha, desfiando Você, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Impactado, mandei o link para Menescal, que também gostou muito. E o comandante do barquinho me fez o desafio (que já havia feito outras vezes), pedindo que eu entrasse em contato com ela. Nem eu nem ele havíamos, até ali, associado Daniela ao sobrenome. Para nós era mais uma talentosa americana cantando Bossa Nova.

Mensagem enviada, em inglês, recebo a resposta quase que imediata. Daniela disse que não precisava escrever em inglês e contou sobre sua origem musical. Seu avô foi amigo de Menescal.

Os dois se alinharam. E mesmo em meio à pandemia (já com vacinas), ela e Nate vieram ao Brasil para gravar com Menescal. Se tornaram parceiros. E recentemente, nos Estados Unidos, ela lançou seu segundo álbum, com a faixa título “Pretty Word”, versão de Sá Marina, de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. Chique ponto 5, Daniela teve em uma das apresentações os dois músicos, ao vivo.

Nate Najar, Daniela Soledade e Roberto Menescal (Foto: Célio Albuquerque)

Voltando para o Bottles

Foram duas sessões. A segunda com participações de seu pai Paulo Soledade e de Claudio Infante. Só assisti a primeira sessão. Uma sessão cheia de participações especiais.

A primeira convidada foi Sofia Gilberto, 7 anos, neta de João Gilberto, em sua estreia mundial nos palcos. No mesmo Beco que ajudou a solidificar o talento do avô. Abusada e doce, Sofia Gilberto cantou com Daniela “Garota Bossa Nova”, que ela mesma compôs.

Na sequência foi Adolfo, que além de Sá Marina, tocou com ela e Nate uma nova parceria de Adolfo com Renato Teixeira, Te amo Bossa Nova. Canção “fresquinha” mesmo. Para completar, Renato estava na plateia “lambendo a cria”. Dani também cantou com Antonio Eu sei que vou te amar, de Tom e Vinícius.

Nate Najar, Antônio Adolfo (ao fundo), Sofia Gilberto, Daniela Soledade, Marcell Powell e Roberto Menescal (Foto: Célio Albuquerque)

Menescal tocou Telefone, dele e de Boscoli, e mais algumas. E no final a participação potente de Marcel Powell, filho violonista de Baden Powell, tocando Berimbau com todos no palco, inclusive Sofia.

Vale o registro

Daniela teve, pela segunda vez, algo que apenas Elis Regina conseguiu até aqui: reunir Menescal e Antonio Adolfo no mesmo palco tocando juntos. Foi só uma música. Mas, foi o grand-finale, com eles, Nate e a pequena Sofia.

Antônio Adolfo e Daniela Soledade (Foto: Célio Albuquerque)

O Brasil é maior que o Brasil e a Bossa se renova. Daniela e sua energia e parceria azeitada com Nate provam isso.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles